Todos os anos no mês de setembro é comemorado a semana nacional de trânsito entre os dias 18 e 25.
Durante a data são realizadas diversas ações de conscientização feita pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito sobre um tema escolhido.
A cada ano temos um tema diferente, que é aprovado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), um tema para uma campanha educativa que englobe motoristas, motociclistas, pedestres e todos que se envolvem com o trânsito.
Tema 2021: No trânsito, sua responsabilidade salva vidas
Nesse ano de 2021 na semana nacional de trânsito o tema oficial é “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.
As campanhas têm como objetivo salvar o maior número de vidas possível através da conscientização, e em todos os anos as ações buscam isso por meio da educação e segurança.
Quando e por que foi criada a semana de trânsito?
Em setembro de 1997 tivemos a criação do Dia Nacional do Trânsito com o objetivo de conscientizar com segurança e educação o tráfego brasileiro.
A criação de uma semana foi criada com o objetivo de debater a importância de um trânsito mais seguro em um país como no Brasil onde em 2019 tivemos a morte de mais de 31 mil pessoas por acidentes de trânsito.
Por isso, é tão necessário discutirmos sobre o respeito e a responsabilidade no volante, para reduzirmos números como esses de óbitos e de acidentes durante o ano, onde grande parte é causada por irresponsabilidade e falta de atenção no volante.
Como posso ser responsável no trânsito?
Respeito, educação e responsabilidade são essenciais em qualquer área e segmento da sociedade e não pode ser diferente no trânsito, onde todos estão envolvidos, sendo motoristas, passageiros, pedestre, ciclistas e etc.
Devemos todos fazer a nossa parte com atitudes responsáveis no trânsito, algumas que parecem óbvias, mas devem sempre ser reforçadas como:
- Nunca dirigir após ingerir álcool ou qualquer tipo de entorpecente;
- Respeitar as sinalizações de trânsito e principalmente os pedestres;
- Lembrar que manter o limite de velocidade das vias é algo que precisa ser respeitado, já que hoje é uma das maiores causas de acidentes entre veículos.
Outras atitudes que temos de prestar atenção no nosso dia-a-dia e que fazem a diferença é com a manutenção em dia, dessa forma sempre mantemos o melhor desempenho e segurança do veículo.
Muito importante também é ter paciência nesse ambiente que pode ser tão estressante, isso é de extrema importância para evitar qualquer transtorno como brigas de trânsito e até mesmo acidentes.
Mas as atitudes não são apenas para os motoristas, como já foi dito a responsabilidade e educação no trânsito vai muito além do condutor ou de dentro do veículo.
- Quando entrar no carro antes de ligar o veículo deve ser exigido que todos os passageiros coloquem o cinto de segurança;
- Quando estiver a pé e for atravessar a rua vá pela faixa de pedestre, olhe bem, preste atenção aos dois lados da via e tenha cuidado ao andar de fones de ouvido, além da visão a audição é de grande importância no trânsito.
- Aos ciclistas é bom ficar atento a visibilidade de sua bicicleta, para que possa ser facilmente identificada por motoristas.
Se cada um fizer a sua parte, se atentar e respeitar a todos com atitudes como essas deixaremos o trânsito mais seguro e diminuiremos números tão alarmantes quanto os que temos no trânsito brasileiro.
Faça sua parte e não se esqueça: No trânsito, sua responsabilidade salva vidas.