Quando um veículo não tem mais utilidade, sem dúvida ele será descartado, mas você sabe como esse processo é feito?
Aqui no Brasil por muito tempo a opção mais comum de descarte de um veículo foi deixá-lo em um ferro velho ou até mesmo mandá-lo para um aterro sanitário, mas ações desse tipo causam grandes estragos, aumentam a poluição ambiental e geram grandes gastos ao país ao ter de tratar o problema de descontaminação do solo.
Pensando nisso chegou ao Brasil a solução de reciclagem automotiva. Esse movimento ainda é pioneiro no Brasil, onde não é nem muito conhecido, já que apenas 1,5% dos carros acabam realmente sendo reciclados, enquanto em outros continentes como a Europa essa porcentagem pode chegar até 85%.
Apesar do número tímido no Brasil, já podemos considerar um começo para reduzir impactos ambientais e ajudar o planeta e ainda contribuir para nossa economia, favorecendo a diminuição de casos de irregularidades em vendas de peças entre outros crimes.
História da Reciclagem de veículos no Brasil
Em 2010 o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a adotar a iniciativa de reciclagem de veículos. Já em 2014 o Estado de São Paulo aprovou a Lei 12.977/2014 – conhecida como Lei do Desmanche – que passou a regulamentar a atividade de desmontagem e reciclagem de veículos automotores terrestres com garantia do Inmetro.
Com a finalidade de reduzir os roubos e furtos no País, as lojas de auto peças e desmanches legalizados contam com um software de gestão de peças disponibilizado gratuitamente, melhorando a eficiência e a rentabilidade do negócio. Pois as peças de cada veículo, seja carro, moto, ônibus ou caminhão, é identificada com uma etiqueta de segurança que possui o nome da peça, um número de rastreio e um QR Code, que mostra ao consumidor a origem da peça, que ela é de procedência e pode ser vendida.
Pouco tempo depois de ser implantada em São Paulo, o Governo Federal sancionou uma lei válida para todo o país.
Iniciativas como essa são sempre bem vindas e reciclar contribui para um ciclo de vida mais sustentável do veículo automotor.
Em um cenário perfeito apenas 5% de um carro é descartado, pois 10% de um veículo inteiro pode ser reciclado, como seus plásticos, vidros, óleos, pneus e metais e 85% de suas peças podem ser reaproveitadas para reposição.
É importante ressaltar que a reciclagem de carros gera benefícios econômicos para o país e para o consumidor final.
Conheça como é feito o processo de reciclagem de um automóvel em 3 passos
- O primeiro passo é feito com a baixa permanente de um veículo. Esse processo é definitivo e irreversível, onde deve ser comunicada pelo proprietário, pelo comprador de veículos irrecuperáveis ou destinados à desmontagem ou pela companhia seguradora.
A baixa do registro do veículo é obrigatória sempre que o veículo for retirado de circulação por uma das seguintes possibilidades:
- Veículo irrecuperável;
- Veículo definitivamente desmontado;
- Sinistrado (acidentado) com laudo de perda total;
- Vendido ou leiloado como sucata.
- O segundo passo é realizar a descontaminação do veículo, que é quando óleos e fluídos são retirados do automóvel e recebem uma destinação ambientalmente correta.
3. No terceiro passo é onde todas as peças são retiradas, separadas, avaliadas e classificadas. Nesse momento da desmontagem, as peças em bom estado de conservação recebem o código digital que garante sua procedência. Neste momento, as peças consideradas inadequadas para uso são encaminhadas a empresas de reciclagem que fazem o descarte correto do material.
A importância da reciclagem de veículos
O processo de reciclagem de um automóvel requer muito cuidado e atenção, principalmente por ser um processo trabalhoso, mas precisamos lembrar também é algo que contribui para economia e para o descarte adequado e reuso dos componentes.
Campanha de conscientização Cadê Guincho Jogue Lixo no Lixo
No mês de Julho preparamos um conteúdo exclusivo com muitas informações referente a importância de reciclar e o impacto negativo que o lixo descartado de maneira incorreta causa em nosso meio ambiente.
Acompanhe em nosso blog e nas redes sociais como você pode promover o consumo consciente e contribuir com a redução do lixo em sua cidade 🧡
Ah! E não se esqueça, sempre #JogueLixoNoLixo