Ter um carro gastando muito combustível, é uma grande dor de cabeça — ainda mais agora que os preços dos combustíveis estão bastante elevados.
E para isso estar acontecendo, é porque deve haver um ou mais problemas presentes no veículo, o que, consequentemente, vai gerar mais idas ao posto e gastos na hora de abastecer.
Sendo assim, para te ajudar a evitar essa situação, bem como resolvê-la, nós separamos no artigo de hoje os sete motivos mais comuns relacionados a um carro gastando muito combustível.
Dessa forma, você poderá entendê-los e agir caso o seu veículo esteja consumindo além do esperado. Veja!
Principais motivos para um carro gastando muito combustível
Motivo 1: sistema de ignição
Responsáveis pela queima do combustível, as velas, os cabos de vela e as bobinas precisam ser verificadas regularmente.
Isso porque, se houver um problema, uma sujeira, um defeito em um desses componentes do sistema de ignição, é bem provável que o seu carro tenha um consumo maior de combustível.
Além disso, vale ressaltar que o mesmo vale para a sonda lambda. Se ela estiver com algum problema, com algum defeito, ela precisa ser trocada, pois ela é responsável por ler a queima de combustível e informar à injeção eletrônica sobre o funcionamento do carro.
Motivo 2: pneus e rodas
Se os pneus de um veículo não estiverem calibrados corretamente e/ou se as suas rodas não estiverem bem alinhadas, é comum que também haja um consumo maior de combustível.
Isso porque, primeiro: se o carro estiver com uma quantidade errada de pressão nos pneus, ele terá que fazer mais força para se movimentar — gastando, assim, mais combustível.
E segundo: se ele estiver com as rodas desalinhadas, haverá uma maior resistência ao rolamento dos pneus, o que também irá gerar um aumento no consumo de combustível.
Portanto, mantenha o seu carro sempre com os pneus calibrados, conforme a indicação no manual do veículo, e a cada 10 mil quilômetros rodados ou menos, leve-o até uma oficina para fazer um alinhamento.
Um carro desalinhado, além de fazer o motor se esforçar mais e elevar o consumo de combustível, é sinônimo de desgaste nas peças e menos equilíbrio, o que pode representar um risco para a sua segurança.
Motivo 3: filtros de ar
Outro componente que pode gerar um aumento no consumo de combustível do carro são os filtros de ar — especialmente se eles estiverem sujos ou não terem a especificação adequada para o veículo.
Nesses casos, o fluxo de ar ficará restrito, limitado e, consequentemente, a injeção eletrônica trabalhará mais, colocando uma quantidade maior de combustível para compensar essa falta de ar.
Logo, haverá um maior gasto com combustível.
Portanto, para evitar esse problema, atente-se para a condição dos filtros de ar do seu carro e respeite a quilometragem indicada pelo fabricante em relação à substituição deste componente.
Motivo 4: excesso de peso
Dirigir frequentemente com o carro cheio, isto é, com excesso de peso, também é algo que irá gerar mais gastos com combustível.
Afinal, o veículo estará pesado, sob uma condição que vai exigir mais força e, consequentemente, mais queima de combustível.
Quanto maior a massa a ser deslocada, maior o consumo de combustível.
Por isso, quando você for dirigir, verifique se não há itens desnecessários no veículo, principalmente no porta-malas. E se houver, retire-os, deixando-os em casa.
Além disso, quando for passear, por exemplo, em uma viagem de carro com a família, calibre os pneus para essa situação — no manual dos veículos há esse tipo de indicação.
Motivo 5: hábitos de direção
Outro motivo que pode gerar um aumento no consumo de combustível, é a forma como você dirige.
Isso porque, quanto mais você pisa, quanto mais agressivo você é ao dirigir, mais o carro irá consumir.
Portanto, quando estiver dirigindo, evite alguns hábitos como: alongar demais as marchas, dar arrancadas com a aceleração alta e usar o ponto morto em descidas.
Se você não quer ficar gastando toda hora com gasolina, etanol e/ou diesel, dose o pé no acelerador ao dirigir e busque conduzir o seu veículo de forma mais tranquila e suave.
Motivo 6: ar-condicionado
Utilizar o ar-condicionado de forma moderada, sem exageros, não tem problema nenhum.
Porém, quando esse uso é feito de maneira recorrente, a todo momento e em potências mais elevadas, a tendência é que haja um consumo maior de combustível em seu veículo.
Portanto, tenha equilíbrio ao usar o ar-condicionado. Não esqueça que você pode (e deve) abrir as janelas também.
Por conta da força do hábito, muitos motoristas utilizam o ar-condicionado, mesmo em dias de pouco calor e com temperaturas mais amenas (o que não é necessário para esses casos).
Motivo 7: combustível adulterado
Um problema que ainda é visto em muitos postos pelo Brasil, é o da venda de combustível adulterado.
E isso, além de poder provocar sérios danos ao motor de um veículo, pode também aumentar o seu consumo de combustível.
Portanto, quando for abastecer, tenha cuidado na hora de escolher um posto. Opte por aqueles que já são conhecidos e de confiança. Não olhe somente o preço, pois isso pode sair bem caro depois.
A importância das revisões periódicas para evitar um carro gastando muito combustível (e outros problemas)
Para finalizar, se você tem um carro e quer evitar problemas com gasto excessivo de combustível, além de outros contratempos com ele, é essencial que você invista em revisões periódicas.
Assim, profissionais irão fazer vistorias e possíveis ajustes em seu veículo, de modo a mantê-lo conservado, em bom estado e longe de empecilhos, de situações inconvenientes — o que também contribui para que seu carro dure mais tempo, ou seja, tenha a vida útil prolongada!
Infelizmente, muitos motoristas não dão a devida atenção às revisões periódicas e às manutenções preventivas, o que pode acabar se tornando uma grande dor de cabeça depois.
Portanto, não deixe de investir nesse acompanhamento mais de perto em relação ao seu veículo.
E se você gostou do artigo, compartilhe-o com seus amigos e familiares. Quem sabe um deles não está com o carro gastando muito combustível e esteja em busca de uma solução?