Como aumentar a durabilidade do pneu

Foto de pneu de veículo

De forma geral, a durabilidade do pneu vai depender bastante das práticas e do cuidado do proprietário com o veículo. Sendo assim, é importante conhecer os detalhes sobre o assunto, o que pode ser feito para que esse item tenha a vida útil prolongada.

Entre esses hábitos há uma série de cuidados fáceis de realizar no dia a dia, portanto, aumentar a longevidade desse item não é tão complexo quanto pode parecer.

Quer saber melhor sobre esse assunto? Acompanhe os tópicos a seguir para entender como aumentar a durabilidade dos pneus do seu automóvel.

1. Realize a calibragem regularmente

Para aumentar a durabilidade do pneu, é fundamental ter o costume de realizar a calibragem a cada 15 dias.

O processo é benéfico e deve ser realizado apenas quando o pneu estiver frio, ou seja,o ideal é ser feito após ter rodado até três quilômetros. Esse procedimento é muito rápido e simples e proporciona excelentes resultados.

É necessário que os pneus sejam calibrados, pois quando esse elemento está com baixa pressão, as suas bordas sofrem com o desgaste, a quantidade de consumo de combustível é maior e a durabilidade é diminuída em 30%.

Já o alto nível de pressão faz com que o pneu sofra consequência da deterioração desigual da banda de rodagem e as chances de estouro são muito maiores. Sendo assim, é fundamental realizar as orientações que se encontram no manual do proprietário do automóvel.

2. Se atente à manutenção do automóvel

Mecânico realizando check list em veículo

Não basta cuidar apenas dos pneus: a durabilidade desse item também depende de cuidados em outras partes do automóvel. É importante pensar também na manutenção, já que vai ajudar a aumentar a longevidade do veículo.

Quando o volante tem o costume de puxar para o lado – ou seja, caso sofra com trepidações -, isso poderá ser indício de que o automóvel está desbalanceado ou desalinhado, portanto, será necessário realizar a manutenção para não prejudicar o pneu.

3. Considere a capacidade máxima do carro

Evitar sobrecarga é essencial para aumentar a durabilidade do pneu. Esse item tem limite de carga definido pela fabricante e esse dado pode ser encontrado facilmente ao observar melhor o pneu.

Quando esse limite é ultrapassado, o pneu poderá acabar apresentando falhas. Também há a possibilidade de danos em sua estrutura e aceleração da corrosão da banda de rodagem.

É importantíssimo evitar pneu com baixa pressão e excesso de carga, pois a combinação desses dois problemas representa alto nível de perigo.

4. Aposte no rodízio de pneus

Pneus de carro empilhados

Outra forma de aumentar a durabilidade do pneu é realizando o processo de rodízio.

Os pneus traseiros e dianteiros do automóvel acabam se desgastando de maneiras distintas, já que operam com necessidades que se diferem em relação à tração, frenagem e carga do veículo. Desta maneira, é fundamental que seja realizado o rodízio. Esse processo é bastante vantajoso, pois fornece:

  • Harmonia no desgaste;
  • Melhoria da estabilidade;
  • Alta performance;
  • Aderência ao solo.

Todos esses pontos são fundamentais para o aumento da longevidade dos pneus de qualquer veículo.

Especialistas indicam que o rodízio seja feito toda vez que o carro percorre 10 mil quilômetros ou de acordo com as indicações do fabricante. Isto posto, a frequência ideal para realizar o rodízio acaba variando de um automóvel para outro.

Para que nenhum tipo de problema seja encarado, busque por oficinas competentes para realizar o serviço. Os profissionais qualificados sabem exatamente como é o processo de rodízio e consideram a demanda tanto dos pneus externos quanto também dos pneus internos.

5. Evite a direção agressiva

Não tem como aumentar a durabilidade do pneu quando o motorista opta por péssimos hábitos ao dirigir. As ações na direção acabam influenciando diretamente o desempenho e vida útil dos pneus.

Exercer a direção agressiva acaba prejudicando de forma significativa o desgaste acelerado deste item, além de aumentar as chances de erro por parte do motorista e causar acidentes graves. Sendo assim, é importante:

  • Jamais deixe os pneus comprimidos na guia ao estacionar o veículo, já que isso pode forçar a direção e resultar em desalinhamento das rodas. Também é algo que prejudica as bandas de rodagem e altera a lateral deste item;
  • Em hipótese alguma estacione o automóvel em alguma poça de solventes ou de óleo, pois esses produtos são substâncias perigosas para a borracha dos pneus. No geral, acabam causando desgaste;
  • Não suba em calçadas cujas guias não são rebaixadas;
  • Evite realizar curvas em alta velocidade, pois o pneu sofre com os danos. Sendo assim, se atente e faça as conversões um pouco menos aceleradas;
  • Não freie muito forte, já que esse ato desgasta o pneu. Freadas bruscas sem nenhuma necessidade devem ser evitadas.
Carro sendo transportado no guincho

6. Esteja sempre com os pneus originais

Para aumentar a durabilidade do pneu, é importante que os pneus originais sejam mantidos. Esses pneus vão ajudar a manter o alinhamento e o balanceamento do automóvel, consequentemente aumentando a vida útil desses itens.

7. Não dirija em vias cujo estado é péssimo

Automóvel na estrada

Ainda que nem sempre seja possível, o motorista deve evitar dirigir em vias em baixas condições, pois essas estradas vão prejudicar o pneu significativamente. Tanto os impactos mais fortes nos buracos quanto os possíveis obstáculos acabam desalinhando as rodas, fazendo com que a direção comece a “puxar” apenas para um lado.

Ademais, esse tipo de problema resulta no aparecimento de bolhas e isso é comprometedor para a parte estrutural dos pneus. Se o objetivo do condutor é aumentar a durabilidade do pneu, essas vias precisam ser evitadas. Nem sempre isso é possível, portanto, tenha cuidado na estrada.

Deixe um comentário