Como diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência

Mecânico

Buscar maneiras de diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência é algo extremamente importante a se fazer, afinal, se você quer ter cada vez mais clientes, o seu negócio precisa se destacar.

Agora, como fazer isso? Quais estratégias adotar e investir para ter uma vantagem competitiva frente aos concorrentes? É sobre isso que iremos falar no artigo de hoje!

Portanto, se você quer saber como ter uma boa oficina mecânica, que seja respeitada, conhecida e não fique atrás da concorrência, confira, com atenção, as dicas que separamos a seguir.

Dicas essenciais para diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência

Todos os dias, diversos motoristas e motociclistas precisam do serviço de uma oficina mecânica, seja por conta de um barulho estranho, uma colisão, algum tipo de falha/problema no veículo, entre outros motivos.

Agora, com diversas opções para escolher, como fazer com que estas pessoas optem pela sua oficina e não pela de um concorrente?

Dê atenção ao ambiente

Ferramentas de oficina

Se você quer diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência, a primeira dica que você deve considerar é dar atenção ao seu ambiente.

Isso porque, aquela imagem de que uma oficina é um lugar sujo, bagunçado, desorganizado, está totalmente ultrapassada.

Hoje, se você quer ter cada vez mais clientes, você, e claro, seus funcionários, precisam cuidar do ambiente para que ele seja o mais agradável possível.

Portanto, mantenham as coisas sempre em ordem, limpas e organizadas. Além disso, evitem deixar graxa, óleo e outras sujeiras espalhadas por toda a oficina.

Você provavelmente já ouviu falar sobre “a primeira impressão é a que fica”, não é verdade? Pois então, tais cuidados dizem muito sobre a imagem e o profissionalismo da oficina. E elas podem ou atrair, ou afastar a clientela. 

Se os profissionais que trabalham na oficina mal cuidam do espaço de trabalho, qual a impressão que eles passarão em relação aos cuidados com o carro ou a moto de um cliente? 

Por isso, cuidem sempre do ambiente para trazer mais clientes e não para distanciá-los. O cliente deve se sentir confortável e seguro quando for levar seu veículo para qualquer reparo ou manutenção.

Invista em tecnologia

Outra dica interessante para diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência é investir em tecnologia, pois além de ajudar a aprimorar e a otimizar procedimentos, ela também contribui para a fidelização de mais consumidores. 

Uma boa oficina mecânica é aquela que se mantém atualizada e possui ferramentas e equipamentos modernos, seguros e de qualidade. 

Além disso, a tecnologia também pode ser uma grande aliada na organização do negócio. Por exemplo, você já considerou investir em um software de gestão? Ele pode ser de muita utilidade para o controle operacional da oficina, entre outros aspectos.

Forneça o melhor atendimento possível

Toda loja, todo estabelecimento que visa sucesso precisa dar muita atenção ao atendimento. Isso porque, se um cliente não é bem atendido, ele simplesmente vai embora, busca outra opção e ainda pode falar mal do lugar para outras pessoas.

Por isso, se você quer diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência, tanto você quanto os seus funcionários precisam fornecer o melhor atendimento possível, sempre. E para isso, é de suma importância trabalhar:

  • A agilidade;
  • A clareza;
  • O respeito;
  • A empatia;
  • A educação;
  • E a personalização.

Com base nesses seis pontos acima, a comunicação, a interação, a abordagem e o atendimento serão muito mais adequados e farão com os clientes saiam muito mais satisfeitos da sua oficina.

Aposte em conveniências

Sala de espera oficina

Para agregar valor e mostrar que a sua oficina se importa com os clientes e pensa neles, aposte em algumas conveniências como:

  • Uma sala ou um espaço de espera que seja agradável e confortável; 
  • Café, água e/ou chá;
  • Snacks, chocolates e salgadinhos;
  • Entre outras.

Assim, enquanto esperam pelo serviço, os clientes podem relaxar, comer ou beber algo e se sentir mais à vontade.

Cobre preços justos

Precificar os serviços da sua oficina corretamente é algo essencial para o sucesso do seu negócio. 

Isso porque, muitos brasileiros andam com o orçamento apertado e se você cobrar valores muito elevados e distintos da concorrência, a tendência é que eles prefiram outras oficinas.

Portanto, faça uma pesquisa de mercado, avalie quanto os concorrentes estão cobrando por cada serviço e, com isso, estabeleça preços justos em seu negócio. Pense em valores que irão gerar lucro para a sua empresa, mas que também não afastarão a clientela.

Tenha um programa de fidelidade

Acordo de fidelidade com cliente

Ao seguir as dicas apresentadas até o momento, você estará no caminho certo para atrair, agradar e encantar os seus clientes. 

Agora, para retê-los, isto é, fidelizá-los e fazer com que voltem mais e mais vezes a sua oficina, é interessante desenvolver algum tipo de programa de fidelidade, caso ainda não tenha.

Isso porque, assim você poderá construir uma relação duradoura, de longo prazo com seus clientes, de modo que sempre que eles precisarem de um serviço de reparo ou manutenção, eles voltarão até a sua oficina.

Basicamente, esse programa funciona como um incentivo a mais para o cliente voltar a consumir os serviços da sua oficina e, consequentemente, se tornar mais próximo e fiel a ela. E para isso, pense em algo que dê algum tipo de benefício, vantagem ou recompensa para a clientela. 

Por exemplo, 10% de desconto no próximo serviço, serviços adicionais de graça como troca de óleo depois de três trocas pagas, distribuição de algum tipo de brinde ou criação de um programa de pontos. Há diversas possibilidades para explorar. 

Invista em marketing digital

A internet, hoje, é um meio extremamente importante e necessário para empresas que querem crescer e se destacar. Por isso, se você deseja que a sua oficina não fique atrás da concorrência, é essencial trabalhar a sua presença online e investir em marketing digital.

Por exemplo, a sua oficina pode ter um site bem estruturado, com informações completas e pertinentes para a clientela. Pode também ter páginas nas redes sociais como Instagram e Facebook. Ou ainda, um blog e/ou um canal no YouTube para divulgar e publicar materiais e conteúdos relevantes.

Dessa forma, a sua marca passará a ser cada vez mais conhecida, inclusive, podendo se tornar uma autoridade, uma referência no assunto.

Faça parcerias estratégicas

desconto do Cadê Guincho para mecânicas

Por fim, outra dica interessante para diferenciar a sua oficina mecânica da concorrência, é fazer parcerias estratégicas com outras empresas. Assim, você pode aumentar o alcance e a visibilidade do seu negócio.

Portanto, faça pesquisas e analise quais empresas podem se tornar parceiras do seu negócio. O Cadê Guincho, por exemplo, investe neste tipo de estratégia por meio de cupons especiais. Todas as mecânicas parceiras têm um cupom de 5% de desconto, tanto elas quanto seus clientes. Para saber mais, entre em contato.

Conquiste seu espaço: destaque-se da concorrência

Neste artigo você conferiu quais são as principais dicas para destacar a sua oficina mecânica da concorrência. 

Por isso, não deixe de considerá-las em seu negócio daqui em diante, ok? E caso você já siga uma ou mais dicas que apresentamos, comente abaixo e fale sobre a sua experiência!

Deixe um comentário