Em dias chuvosos, essa atenção deve ser redobrada, pois a pista úmida acaba ficando lisa e escorregadia. As primeiras gotas não possuem volume suficiente para tirar do asfalto poeira, óleo ou resíduos que aglomeram com o tráfego do dia-a-dia. A visibilidade também diminui e a chance de ocorrer acidentes aumentam.
Segundo a Concessionária Rota das Bandeiras, que administra o Corredor Dom Pedro que liga o Vale do Paraíba com a Região Metropolitana de Campinas no estado de São Paulo, a informação é que há um aumento de cerca de 20% de acidentes em dias assim.
Por isso separamos aqui no blog do Cadê Guincho 10 dicas importantes de cuidados que você dever ter ao dirigir na chuva para evitar imprevistos e possíveis acidentes.
1 – Caso a chuva esteja muito forte, o ideal é parar o carro.
Dirigir nessas ocasiões é realmente muito perigoso, fortes tempestades prejudicam a visibilidade e o risco de acidentes é muito alto.
Não arrisque! O melhor a fazer nesse caso é estacionar o veículo em um lugar seguro, não pare embaixo de árvores, placas e postes, ligue o pisca alerta e espere a chuva ao menos amenizar.
2 – Diminua a velocidade
Muitas pessoas em dias de chuva continuam com a mesma velocidade que costumam trafegar em dias de sol. Isto é um erro perigosíssimo, pois quanto mais rápido você estiver, menos controle do seu veículo terá.
O importante é reduzir em média 10 km/h a velocidade quando a pista estiver molhada e manter uma distância mínima de 8 metros do veículo à frente.
Ter atenção com isso vai garantir uma direção mais segura e também evitará alguns problemas, como por exemplo ter que frear o carro bruscamente em caso de uma emergência.
3- Muito cuidado ao frear
Esse assunto está ligado diretamente à dica anterior. Se estiver com uma velocidade alta, o risco de seu veículo derrapar e você perder o controle do mesmo é altíssimo. Vale lembrar que com o asfalto molhado o atrito dos pneus com o solo diminui e cria uma dificuldade maior para frear o automóvel.
Neste caso, a sugestão é dirigir em uma velocidade baixa para que consiga ver com antecedência caso surja algum obstáculo que possa impedir seu percurso, pois é muito importante evitar realizar manobras bruscas. O ideal é sempre frear levemente, ou que apenas a desaceleração já faça o veículo praticamente parar.
4- Acenda os faróis do veículo, mesmo de dia
Em dias de chuva, fica mais difícil ter uma boa visão da estrada. Por isso é de extrema importância que os faróis do seu carro estejam em ótimo funcionamento para não prejudicar na hora de dirigir, mesmo durante o dia, este hábito deve ser seguido, por isso mantenha o farol aceso, isso auxilia para que outros veículos consigam te ver e também te ajuda a detectar com mais facilidade buracos e poças d’água durante o percurso.
5 – Mantenha o para-brisa em bom estado
Além de importante, é obrigatório. Dirigir sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva é infração grave podendo acarretar em multa. Além disso, mantê-lo numa boa condição é importante para não prejudicar a visibilidade da pista.
Lembre-se de manter a velocidade do limpador no mesmo nível que o volume da chuva.
6 – Se for ultrapassar, questione se realmente é necessário
Um ditado famoso pode ser citado neste tema: “A pressa é inimiga da perfeição”. Às vezes você está com pressa e deseja ultrapassar, mas mesmo em locais apropriados para este tipo de manobra, em dias de chuva é importante se perguntar: “É realmente necessário realizar essa ultrapassagem?” ainda mais se estiver em uma pista simples, você terá que aumentar a velocidade, entrar na contramão e voltar para sua pista. Como já falamos, em dias chuvosos, tudo fica mais difícil, então essa ação fica muito mais arriscada e perigosa, tanto para você quanto para os outros motoristas e pedestres.
A melhor dica é manter a calma e evitar este tipo de ação.
7 – Atenção com a Aquaplanagem
A aquaplanagem ocorre quando os pneus perdem o contato direto com o asfalto por estar passando sobre a água. Quando ocorre isso você pode perder por um momento o controle do seu carro.
Se caso acontecer segure firmemente o volante, mantenha o mesmo em linha reta. Evite acelerar ou frear de uma só vez. Lembre-se de manter a calma, pois assim que os pneus voltarem ao solo você terá o controle novamente do veículo.
8 – Cuidado com as curvas
Ao entrar em uma curva, a velocidade do veículo deve estar baixa. Então, freie antes de chegar até ela e nunca no momento que está realizando a manobra, pois ao frear exatamente no momento que a curva está sendo realizada a estabilidade do veículo pode ser perdida.
9 – Fique de olho no carro da frente
Verificar as sinalizações do veículo à frente é de extrema importância para não ser pego desprevenido, por exemplo, se houver um buraco ou obstáculo mais à frente, no momento que carro desviar, você vai estar atento e poderá evitá-lo também. Outra situação é em caso de uma freada inesperada os faróis traseiros se acenderam e você tomando a ação no tempo correto evitará uma colisão.
10 – Mantenha uma boa distância do veículo da frente
Em dias normais, é importante ter uma distância considerável do carro que está a sua frente. Para manter a distância ideal usa-se a regra dos dois segundos, ela funciona da seguinte forma:
Escolha um ponto fixo à margem da via, quando o veículo da frente passar por este ponto comece a contar dois segundos pausadamente. A distância entre o seu veículo e o que vai à frente estará ideal se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos.
Vale lembrar que em dias de chuva, é necessária uma distância ainda maior, com a pista molhada o tempo de frenagem aumenta. Então você pode utilizar a mesma regra para marcação, porém é ideal aumentar contagem, neste caso recomenda-se até cinco segundos e caso chegue ao ponto fixo antes desse tempo, reduza a velocidade e refaça a contagem para estabelecer uma distância segura.
O importante é realizar em todos os percursos uma viagem tranquila. Por isso, dirija sempre com cuidado e atenção seguindo todas as leis de trânsito!