Ter cuidado e atenção com os pneus é algo que deve ser feito quando eles estão no veículo e deve continuar na hora do seu descarte, o pneu é uma das partes mais importantes de um carro, pois eles garantem a aderência ao solo e contribui para uma condução mais segura.
Já na hora da troca é imprescindível que o descarte seja feito de maneira correta. Um ponto muito importante para frisar é que um pneu demora em média 600 anos para se decompor, portanto se for deixado em locais inapropriados causa grandes prejuízos tanto ao meio ambiente quanto economicamente. Com o descarte inadequado eles podem chegar a rios, entupir galerias pluviais e o esgoto e também é um grande ponto de água parada proliferando o mosquito da dengue entre outros. Por isso, vamos abordar neste conteúdo algumas dicas de cuidados essenciais para prolongar a vida útil dos pneus e quando chegar o momento de descartar como fazer isso de maneira correta.
Cuidados para preservar os pneus
Os pneus do veículo devem sempre estar em boas condições, pois este item está diretamente ligado à segurança. Temos um artigo em nosso blog com orientações de cuidados necessários para aumentar a vida útil e a durabilidade dos mesmos e você pode conferir aqui. Porém para resumir vamos listar as principais dicas:
- Realizar alinhamento e balanceamento;
- Fazer rodízio dos pneus;
- Não utilizar os pneus de modelos diferentes em um mesmo eixo;
- Respeitar a carga limite do pneu indicada pelo fabricante;
- Realizar a calibragem dos pneus regularmente;
- Evitar passar em buracos;
- Dirigir com cautela.
Como fazer o descarte correto dos pneus
O descarte adequado pode ser feito de várias maneiras, o ideal é que não seja apenas largado ou jogado na natureza, para isso ele pode ser levado a um ponto de coleta de recicláveis ou até mesmo para a Reciclanip – que é a entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis – A Reciclanip é um dos maiores centro de coleta de pneus e mais desenvolvidos programas de reciclagem do país. O seu processo é feito com o recolhimento desses pneus vindos de consumidores e revendedores e eles são colocados em terrenos em parceria com prefeituras, após isso eles são coletados e são reaproveitados, onde até 70% dos pneus são transformados em combustíveis alternativos e os outros 30% são destinados a pavimentação sustentável, solas de sapatos e pisos industriais.
Desde 2019 a Reciclanip já reuniu mais de 1 mil pontos de coleta pelo Brasil, onde mais de 5 milhões de toneladas foram recicladas, totalizando mais de 1 bilhão de pneus.
A Reciclanip tem pontos de coleta em diversos estados do nosso país. Para conhecer todos, confira aqui.
Outra forma de descartar corretamente o pneu é realizando a troca dos mesmos em locais regulamentados e licenciados para esta finalidade.
Também podemos considerar as borracharias que também servem como ponto de descarte, os profissionais do local ao retirar os pneus já o encaminha para um destino correto tirando a responsabilidade do motorista.
Se preocupar com o descarte correto dos pneus é um ato que contribui com a preservação do meio ambiente e também com a saúde pública.
Se cada motorista fizer sua parte viveremos em um mundo melhor e com muito mais qualidade de vida para todos.
Faça sua parte, jogue lixo no lixo!