Como fazer o pneu durar mais e como reciclá-los

Ter cuidado e atenção com os pneus é algo que deve ser feito quando eles estão no veículo e deve continuar na hora do seu descarte, o pneu é uma das partes mais importantes de um carro, pois eles garantem a aderência ao solo e contribui para uma condução mais segura.

Já na hora da troca é imprescindível que o descarte seja feito de maneira correta. Um ponto muito importante para frisar é que um pneu demora em média 600 anos para se decompor, portanto se for deixado em locais inapropriados causa grandes prejuízos tanto ao meio ambiente quanto economicamente. Com o descarte inadequado eles podem chegar a rios, entupir galerias pluviais e o esgoto e também é um grande ponto de água parada proliferando o mosquito da dengue entre outros. Por isso, vamos abordar neste conteúdo algumas dicas de cuidados essenciais para prolongar a vida útil dos pneus e quando chegar o momento de descartar como fazer isso de maneira correta.

Pneus descartados de maneira incorreta

Cuidados para preservar os pneus

Os pneus do veículo devem sempre estar em boas condições, pois este item está diretamente ligado à segurança. Temos um artigo em nosso blog com orientações de cuidados necessários para aumentar a vida útil e a durabilidade dos mesmos e você pode conferir aqui. Porém para resumir vamos listar as principais dicas:

  • Realizar alinhamento e balanceamento;
  • Fazer rodízio dos pneus;
  • Não utilizar os pneus de modelos diferentes em um mesmo eixo;
  • Respeitar a carga limite do pneu indicada pelo fabricante;
  • Realizar a calibragem dos pneus regularmente;
  • Evitar passar em buracos;
  • Dirigir com cautela.
Pneu sendo retirado para rodízio

Como fazer o descarte correto dos pneus

O descarte adequado pode ser feito de várias maneiras, o ideal é que não seja apenas largado ou jogado na natureza, para isso ele pode ser levado a um ponto de coleta de recicláveis ou até mesmo para a Reciclanip – que é a entidade gestora do sistema de Logística Reversa de pneus inservíveis – A Reciclanip é um dos maiores centro de coleta de pneus e mais desenvolvidos programas de reciclagem do país. O seu processo é feito com o recolhimento desses pneus vindos de consumidores e revendedores e eles são colocados em terrenos em parceria com prefeituras, após isso eles são coletados e são reaproveitados, onde até 70% dos pneus são transformados em combustíveis alternativos e os outros 30% são destinados a pavimentação sustentável, solas de sapatos e pisos industriais. 

Desde 2019 a Reciclanip já reuniu mais de 1 mil pontos de coleta pelo Brasil, onde mais de 5 milhões de toneladas foram recicladas, totalizando mais de 1 bilhão de pneus. 

A Reciclanip tem pontos de coleta em diversos estados do nosso país. Para conhecer todos, confira aqui.

Outra forma de descartar corretamente o pneu é realizando a troca dos mesmos em locais regulamentados e licenciados para esta finalidade.
Também podemos considerar as borracharias que também servem como ponto de descarte, os profissionais do local ao retirar os pneus já o encaminha para um destino correto tirando a responsabilidade do motorista.

Se preocupar com o descarte correto dos pneus é um ato que contribui com a preservação do meio ambiente e também com a saúde pública.

Se cada motorista fizer sua parte viveremos em um mundo melhor e com muito mais qualidade de vida para todos.

Faça sua parte, jogue lixo no lixo!

Deixe um comentário