Dicas de segurança para motoboys no horário de trabalho

Motociclista no trânsito

Se você trabalha como motoboy ou está pensando em começar a atuar nessa área, é de suma importância que você saiba quais são as principais dicas de segurança para motociclistas no horário de trabalho.

Afinal de contas, como você estará circulando pelas ruas, estradas e rodovias do país regularmente, é essencial ter certas condutas e cuidados para evitar riscos e problemas.

Sendo assim, no artigo de hoje nós vamos te mostrar quais são as principais dicas de segurança para motociclistas (motoboys) de modo que você as conheça e as siga em sua rotina de trabalho. Acompanhe!

Principais dicas de segurança para motociclistas (motoboys)

Invista na inspeção e manutenção da sua moto

Para iniciar as nossas dicas de segurança para motociclistas, é fundamental falarmos sobre o que permite que você trabalhe como motoboy: a sua moto.

Afinal de contas, é graças a ela que você pode se deslocar diariamente por diversas regiões do país para fazer o seu serviço.

Sendo assim, como primeira dica, invista na inspeção e manutenção da sua moto, pois é fundamental que ela esteja sempre em boas condições para rodar.

Portanto, antes de ligar a sua moto e sair por aí, verifique se está tudo ok com os freios, os pneus, os faróis, as lanternas, os espelhos retrovisores, a buzina e outros itens importantes.

E caso você observe que há algum problema, não deixe de levá-la até uma oficina mecânica para que passe por uma manutenção. Isso, inclusive, ajuda a evitar que um pequeno problema se torne uma grande dor de cabeça depois.

Utilize equipamentos de segurança

Motociclista colocando o capacete

Pilotar a sua moto de forma desprotegida, isto é, sem os equipamentos de segurança adequados, é um grande risco para sua integridade, afinal, e se houver uma colisão, um acidente

A proteção não é a mesma de um carro. Então, em caso de uma batida, por exemplo, você e sua moto serão atingidos, sendo que, dependendo da força do impacto, você pode ser jogado para longe.

Por isso, como segunda dica, utilize sempre os equipamentos de segurança quando for trabalhar. Isso inclui:

  • Capacete (item básico e obrigatório do CTB – Código de Trânsito Brasileiro);
  • Luvas (para melhorar a pegada no guidão e também proteger as mãos);
  • Botas (para garantir uma melhor aderência e evitar escorregões);
  • Jaqueta (para gerar mais proteção aos membros superiores);
  • Colete refletivo (para que outros condutores possam visualizá-lo nas vias, especialmente à noite);
  • Joelheiras (para proteger os joelhos em caso de quedas);
  • Cotoveleiras (para proteger os cotovelos, também em caso de quedas).

Assim, em caso de uma colisão ou batida você estará muito mais protegido e os riscos e problemas tendem a ser bem menores.

Além disso, vale ressaltar que esses itens também ajudam a te proteger de condições ambientais e climáticas, como muito frio, chuva, ventos fortes e exposição solar.

Sinalize todas as suas ações

Essa terceira dica vale para todas as pessoas que dirigem: sinalize as suas ações, sempre, afinal, os outros motoristas não vão adivinhar o que você vai fazer na via.

Então, se você for mudar de faixa ou entrar em uma rua, por exemplo, dê seta, se precisar encostar a moto e parar por conta de algum problema, sinalize, e assim por diante.

Mostre às outras pessoas, motoristas e pedestres, quais serão as suas manobras — e de preferência, faça isso com uma certa antecedência, não em cima da hora, ok?

Dirija com cuidado

O trânsito em muitas partes do Brasil é bastante intenso, e isso pode ser um grande risco para quem não dirige com cuidado.

Portanto, ao pegar a sua moto e sair para trabalhar, dirija com cuidado e cautela, pense em você, na sua família e nas outras pessoas também. E para isso:

  • Respeite os limites de velocidade;
  • Respeite a sinalização de trânsito;
  • Não dirija cansado, com sono ou embriagado;
  • Mantenha uma distância segura de outros veículos;
  • Mantenha a viseira abaixada;
  • Tenha muita atenção em cruzamentos e rotatórias;
  • Evite frear bruscamente;
  • Pilote com uma boa postura;
  • Não fique “costurando” nas vias;
  • Tenha cuidado com o ponto cego;
  • Não use o celular enquanto dirige;
  • Tenha cuidado com as correntes de ar, principalmente próximo a ônibus e caminhões;
  • Redobre a atenção e os cuidados em dias chuvosos e de muito neblina.

É importante dirigir por você e pelos outros, pois às vezes são motoristas de carros, ônibus ou caminhões que acabam gerando riscos e problemas aos motociclistas. Por isso, é sempre bom estar atento.

Além disso, fique de olho nas vias, afinal, muitas delas possuem problemas como buracos, desníveis e falta de pavimentação que, infelizmente, podem ocasionar perda de controle, quedas ou até mesmo acidentes mais sérios.

Conheça sua moto

Motociclista entregador de costas na via

Por fim, mas não menos importante, é essencial que você conheça bem a sua moto, afinal, cada modelo possui suas características e particularidades.

Então, antes de qualquer coisa, estude sua moto, faça testes com ela em vias perto do local onde você mora e entenda como é a dirigibilidade dela. 

No início, seja mais prudente e vá com calma e, conforme você for pegando o jeito, terá em mãos uma moto segura e que você domina. 

O importante é ir praticando até que cada movimento seja o mais natural possível.

Trabalhe de forma segura como motoboy

Ao longo deste artigo você conferiu as principais dicas de segurança para motociclistas (motoboys) para que a sua rotina de trabalho seja mais protegida e menos arriscada. Portanto, não deixe de seguir cada item em seu dia a dia.

Há décadas, os motoboys são profissionais extremamente importantes para as empresas, sendo que hoje eles são ainda mais indispensáveis devido ao surgimento e ao aumento do uso de aplicativos como iFood, Uber Eats, Rappi, entre outros.

Então, se você trabalha como motoboy ou deseja ingressar nessa área em breve, não deixe de considerar todas as dicas e informações que apresentamos neste artigo, pois elas serão de grande utilidade.
E se você quiser conferir mais conteúdos relacionados a esse universo automotivo, veja outros posts aqui em nosso blog. Logo abaixo, por exemplo, há três sugestões de artigos que você pode gostar!

Deixe um comentário