Dicas para pilotar moto com segurança

Motociclista parado no acostamento da estrada

As motocicletas são um dos veículos com melhor mobilidade e agilidade para se trafegar, mas existem alguns dados que não podemos ignorar em relação a segurança.

Os acidentes acontecem em diversas vias espalhadas pelo país todos os dias, por isso é tão necessário e nunca será demais discutir sobre a segurança no trânsito.

Apenas em 2020, no Brasil, mais de 35 mil pessoas perderam a vida no trânsito, como se esse dado já não fosse preocupante, no mesmo ano no estado de São Paulo tivemos uma média de 75% dos acidentes envolvendo motociclistas.  

Por isso, temos a obrigação de falar sobre a segurança no trânsito e dar atenção para as motos, já que é o veículo que está presente em grande parte das ocorrências e tem a menor proteção comparada com os outros veículos.

Entenda nesse artigo quais são as medidas que devemos tomar e se as motocicletas são realmente perigosas. 

As motos são seguras?

Moto caída após acidente

Essa é uma discussão que sempre está presente quando falamos sobre motocicletas, mas será que elas realmente são perigosas ou as pessoas são imprudentes?

Em pesquisa realizada no ano de 2018, o Ministério dos Transportes afirmou que mais da metade dos acidentes são originados por imprudência e falta de atenção, por isso a direção defensiva, medidas cautelosas e equipamentos são tão importantes. Confira alguns pontos relevantes:

Infrações de trânsito:

As mesmas leis de trânsito aplicadas a veículos maiores devem ser respeitadas pelos motociclistas para um trânsito seguro, algumas infrações como:

  • Nunca passar no semáforo vermelho;
  • Se atentar às placas de pare;
  • Não cortar caminhos de maneira imprudente, passando por cima de calçadas, por exemplo;
  • Não andar acima da velocidade.

Mas nem sempre esses pontos são respeitados, o que acaba resultando em uma direção perigosa e em acidentes por negligência e imprudência. 

Visibilidade do veículo 

Outro ponto importante é sobre a visualização. Por ser um veículo menor é de extrema importância que possamos enxergar a moto, ande sempre com faróis acessos e ao pilotar a noite é recomendado que o condutor esteja com roupas claras e florescentes.

Capacete e equipamentos de proteção

Alguns dos equipamentos como o próprio capacete está na lei o uso obrigatório, tanto para quem conduz quanto para o garupa. É muito importante ficar atento se o capacete protege não só o crânio, mas também o queixo e a nuca. Se você quer mais dicas sobre isso, saiba como escolher o capacete de moto ideal para você.

Além do capacete, jaquetas, luvas e calças especiais são ótimos investimentos para motociclistas, esses acessórios diminuem as lesões graves e as fatalidades causadas em quedas e em batidas.

A experiência no trânsito ajuda ou atrapalha?

Motocicleta andando na estrada

Ter experiência é essencial e ajuda bastante no dia-a-dia do trânsito e ela é adquirida com o tempo ao pilotar uma moto.

Por isso é aconselhado que as pessoas comecem com motos ou motonetas de baixas cilindradas, elas são mais práticas e gastam menos combustível. Dessa forma você acaba adquirindo mais confiança, mas por muitas vezes essa confiança vem junto com infrações e descuidos.

Com a experiência no trânsito, o motociclista sabe como agir em determinadas situações, mas não significa que possa andar em alta velocidade e que corte outros veículos nas vias, a experiência não deve vir com imprudência.

Seguindo o básico sobre as leis de trânsito, equipamentos, sinalização e não correndo riscos desnecessários como fazer ultrapassagens pela direita, andar em alta velocidade, já é possível diminuir os acidentes envolvendo motociclistas e salvar muitas vidas com esse processo. 

Deixe um comentário