Fusca: O carro que mudou a história

Fusca: O carro que mudou a história

Com toda a certeza ele fez parte de quase todas as famílias brasileiras, muitos têm suas histórias e seu apreço por esse carro charmoso com uma série de fãs espalhados pelo Brasil e pelo mundo. Esse artigo é para todos vocês que amam esse carro como a gente, e que de tão especial tem um dia só para ele – Dia 22 de junho –  O Dia Mundial do Fusca.  

Nessa data, no ano de 1934, Ferdinand Porsche assinou um contrato junto a Associação Nacional da Indústria Automobilística Alemã. Nele dizia que o engenheiro deveria desenvolver o carro do povo, nesse caso, o Fusca.

Dia Mundial do Fusca | 22 de Junho

Trajetória do Fusca

Um automóvel icônico, um dos carros mais famosos de toda a história teve seu início de fabricação na década de 30 na Alemanha. O seu conceito era de que fosse um carro popular, feito para o povo e foi um sucesso e que até hoje é o carro modelo único mais vendido no mundo. A partir dos anos 50 começou a ser produzido em larga escala, o que abriu as portas de outros países, um deles o Brasil. Até os dias de hoje, dificilmente alguém não reconhece esse ícone automobilístico.

Ele é um marco do automobilismo, um dos momentos em que chama atenção foi em 1955 nos Estados Unidos, onde ter este carro era uma forma de protesto no qual foi adotado pelos hippies pela sua fácil manutenção e valor baixo.

Fusca no Brasil

O Fusca chegou ao Brasil em 1950, com os seus 30 primeiros modelos vindos de navio. 

A história do Fusca no Brasil

Três anos depois, em um armazém no bairro Ipiranga – São Paulo, foram montados os primeiros fuscas com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados. O sucesso de vendas foi tanto que a marca anunciou o projeto da fábrica em São Bernardo do Campo. 

Ele foi produzido no Brasil por 30 anos, sendo 27 ininterruptos de 1959 a 1986 e depois retornando no ano de 1993 até 1996, dessa maneira, vemos como a Volkswagen é uma marca importante para a nossa economia, e como o carro é um símbolo da produção nacional. 

Ele não é apenas um símbolo industrial, mas também cultural, quem nunca ouviu falar da brincadeira Fusca Azul, e das dezenas de músicas que podemos encontrar sobre ou que tem alguma participação do carro e de diversos desenhos e filmes em que esse ícone dá as caras.

O fusca é o terceiro carro mais vendido de todo o país com mais de 3 milhões de réplicas comercializadas ao longo desses 30 anos de fabricação, (segundo o DETRAN), apenas no estado de São Paulo existem hoje 827 mil fuscas, desses pouco mais de 6 mil tem a famosa placa preta.

Como um fusca recebe a placa preta? 

Às vezes conseguimos perceber na rua um fusca placa preta, essa placa é muito cobiçada para os apaixonados pelos fuscas e pelos carros antigos, mas como consegui-la?

Para isso o carro precisa ter sido fabricado a mais de 30 anos e estar bem conservado, apto para andar nas ruas e precisa ter a grande parte de suas peças originais, após uma avaliação do Denatran e cumprindo todas as exigências de acordo você receberá a tão sonhada placa preta, não é uma tarefa fácil, para isso precisa de anos de muitos cuidados e atenção.  

Mas com a mudança de placas para a mercosul ainda não temos uma definição concreta para colecionador, pois as que estão sendo destinadas a carros que seguem a norma acima recebem hoje um tipo de placa diferente da convencional, mas sem destaque como a placa preta anterior ao da mercosul, o que acabou gerando revolta, existem petições para a volta ou a concretização de uma placa diferenciada para os colecionadores, mas até o momento não temos confirmações. O que acaba dando uma raridade maior aos que já tem uma distinção em seus colecionáveis. Aproveitando esse tema, conheça o fusca Smithers da Aline Miranda, o 1º Fusca Rosa Placa Preta do Brasil.

Meu fusca não tem seguro e agora?

Muitas vezes o seguro de um carro antigo acaba sendo muito caro e ficar sem cobertura para assistência 24 horas é arriscado. Por isso, você pode contar com o Cadê Guincho 24 horas por dia para resolver uma série de problemas com o seu automóvel.

Serviço de guincho e reboque, chaveiro, pane seca, recarga de bateria e troca de pneu são oferecidos através da nossa plataforma, ou seja, é uma solução completa para os motoristas sem seguro.

Inclusive, ao acionar um serviço de guincho pelo aplicativo Cadê Guincho seu Fusca será transportado com segurança e por um valor bem abaixo das taxas de seguradoras, pois no Cadê Guincho o pagamento é sob demanda, ou seja sem mensalidade e você só paga pelo serviço que contratar. Portanto, baixe o Cadê Guincho e dirija sem preocupações. 🧡

Dia Mundial do Fusca - 22 de Junho

Deixe um comentário