Kit de transmissão: quando devo substituir o do meu carro?

Peça do kit de transmissão de um veículo

Quem já dirigiu um carro sabe da importância do kit de transmissão para o seu adequado funcionamento. Esse kit está presente em praticamente todos os modelos de carros. Então, isso é provável que você já tenha ciência. No entanto, será que sabe quando deve trocar a do seu carro?

Ciente de que muitas pessoas têm dúvidas nesse sentido, preparamos este conteúdo para apresentar o essencial a respeito do kit de transmissão, o que é, elementos que fazem parte dele e como funciona. Também abordamos quando o kit de transmissão deve ser trocado em seu carro. Veja!

O que é kit de transmissão?

Basicamente, o kit de transmissão é um dos elementos mais importantes da mecânica de um carro. Sem esse componente, sem dúvida alguma, o carro sequer chegaria a fazer 30 km por hora. Assim, sem ele, nós voltaríamos para a época em que as pessoas utilizavam uma carroça para se deslocar.

Então, o kit de transmissão é o componente mecânico que regula a velocidade do pneu de acordo com a velocidade do motor. Com outras palavras, é o item que envia a potência do motor do carro para os pneus, fazendo com que estes obedeçam ao comando do motor.

Muitas pessoas pensam que o motor é o único componente do veículo que importa. No entanto, não é bem assim. O kit de transmissão é de igual modo importante, visto que se algum defeito for encontrado nele, o veículo como um todo poderá ter seu funcionamento comprometido.

Cabe ainda dizer que o papel do kit de transmissão não se limita a transferir a potência do motor para os pneus. É sua função também manter a velocidade do motor em certo número de revoluções por minuto (RPM), uma vez que o motor funciona bem quando se encontra rodando em uma velocidade média, portanto, nem lenta, nem rápida demais.

Por exemplo, quando o carro está lento, o motor está funcionando a todo vapor, existindo aí um desequilíbrio entre as rodas e o motor.

Quais são os elementos que fazem parte do kit de transmissão?

Câmbio manual de um carro

O kit de transmissão de um carro é composto por diversos componentes. É esse conjunto de componentes que atua fazendo com que o motor funcione adequadamente e em sintonia com a velocidade dos pneus.

Os principais componentes do kit de transmissão são estes: embreagem, caixa de câmbio, semieixo, eixo cardan, conversor de torque e diferencial. Cada um é responsável por desenvolver uma função em relação ao processo de funcionamento do motor e dos pneus.

Como funciona o kit de transmissão?

Agora você vai entender como o sistema de transmissão funciona. Basicamente, o funcionamento da transmissão pode ser explicado a partir de três etapas. Veja:

Ativação da marcha do seu veículo

Quando o carro dá a partida, enquanto a alavanca de marcha está em ponto morto, não há transmissão de força ou movimento para os pneus. Por isso, para que o sistema de transmissão funcione, a primeira coisa que precisa ser feita é o engate da marcha, juntamente com o pedal da embreagem pressionado.

Quando isso é feito, um grupo de engrenagens é acionado na caixa de câmbio. É esse conjunto de engrenagens que permite controlar a rotação e o torque que são enviados aos pneus.

Inicia-se a transferência do motor para os pneus

Depois de selecionar a marcha e soltar a embreagem, o próximo passo é controlar o diferencial. É neste momento que efetivamente ocorre a transmissão da força de movimento do motor para os pneus, fazendo com que o carro ganhe velocidade.

É importante destacar que a transmissão de potência nem sempre é a mesma, especialmente nas curvas.

Movimentação dos pneus

Por fim, o sistema de transmissão conclui sua missão dividindo a potência entre os pneus e fazendo com que eles entrem efetivamente em movimento. A potência é distribuída tanto do lado direito, como esquerdo do veículo.

Quando o kit de transmissão deve ser trocado?

kit de transmissão de um carro

É muito importante entender os sinais de desgaste no sistema de transmissão do seu carro. Na maioria dos casos, uma pequena peça com defeito pode danificar vários outros componentes, o que aumenta muito os custos de manutenção e causa grandes problemas.

Saber como identificar rapidamente esses sinais pode evitar o mau funcionamento de outras partes da transmissão e, em alguns casos, também pode prevenir acidentes. A seguir, conheça os principais sinais de que certos componentes do seu sistema de transmissão não estão funcionando como esperado, exigindo assim sua troca.

Ruído nas curvas

Você nota algum ruído no sistema de transmissão do seu carro quando ele está entrando em uma curva? Saiba que este ruído pode ser causado pelo desgaste nos semieixos. Por se tratar de um componente que absorve muitos choques/impactos e trabalha em alta velocidade, ocorrerá desgaste prematuro se a lubrificação for inadequada ou se a revisão regular for ignorada.

Pedal da embreagem rígido ou duro

Devido ao desgaste natural, especialmente em embreagens não hidráulicas, é normal que o pedal endureça. Se ficar muito duro, pode ser que o cabo da embreagem não esteja mais em suas melhores condições. Assim, isso deve ser verificado e, caso algum problema seja constatado, deve-se efetuar a troca da peça para que assim sua vida seja preservada, bem como o adequado funcionamento do veículo.

Vazamento

kit de transmissão de um veículo danificado

O maior problema do vazamento são os danos causados por falta de lubrificação na caixa de engrenagens ou na transmissão do veículo. Isso pode causar desgaste prematuro nos que fazem parte do kit de transmissão, sendo um exemplo nesse sentido a caixa de câmbio.

O vazamento é causado principalmente por vedações danificadas. Uma vez encontradas, elas devem ser corrigidas imediatamente. Desse modo, evitam-se maiores problemas capazes de gerar prejuízos financeiros.

Marchas escapando

Esse é um problema muito sério, considerando que pode causar um acidente. O sistema de molas e bloqueios mantém as marchas engatadas. Se elas falharem sozinhas, não obedecendo ao comando do motorista, certamente isso pode causar um acidente de trânsito e até mesmo danificar o motor.

Depois de ter lido este conteúdo, certamente agora você conhece bem melhor o que é o kit de transmissão e em quais casos ele deve ser trocado. Fique atento (a)!

Leia outros artigos como este acompanhando as publicações em nosso site. Tudo certo?

Deixe um comentário