Onde fica o TWI dos pneus?

Realizar a troca dos pneus no momento correto é essencial. O pneu em boas condições está diretamente ligado a segurança do veículo.

A durabilidade do pneu pode variar com a maneira que o motorista conduz o veículo, ou seja, tipos de freadas e arranques, a condição da via e a manutenção do veículo.

Em geral o ideal é ficar sempre atento a vida útil dos pneus, eles devem ser trocados quando suas superfícies estiverem com sinais de desgaste, mesmo sendo apenas em alguma parte do pneu que pode ter sido causado por uso irregular.

O principal indicador é o TWI (Tread Wear Indicator). São as barras de borrachas que ficam entre os sulcos do pneu e servem para indicar quando ele é usado até o limite de segurança. A profundidade é 1,6mm embora muitos fabricantes recomendem que a substituição seja feita antes que o pneu se desgaste até esta extensão.

Dicas para manter a durabilidade do pneu

  • Calibre os pneus a cada 15 dias.
  • A calibragem deve ser feita apenas com os pneus frios, por isso o indicado é fazer pela manhã, vá até um posto assim que ligar o veículo.
  • A pressão ideal fará com que os pneus se desgastem de maneira uniforme, normalmente há uma etiqueta anexada na porta do veículo, consulte a pressão indicada pelo fabricante para calibrar corretamente.
  • Realizar o rodízio dos pneus ajuda a aumentar a vida útil deles. Um carro com tração traseira, os pneus traseiros se desgastam mais rápido que os pneus dianteiros; em um carro com tração dianteira, são os pneus dianteiros se desgastam mais rápido. Por isso invertê-los pode reduzir o desgaste precoce, fazendo com que todos sejam substituídos ao mesmo tempo.
  • O tipo de condução também faz muita diferença, evite acelerar demais e também frear bruscamente.
  • Manter a manutenção do carro em perfeito estado pode ajudar a prolongar a vida útil dos pneus. É recomendado que se faça o alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros, mesmo que o motorista não identifique nenhum comportamento diferente em seu veículo. Isso garante um gasto uniforme da banda de todos os pneus.
  • Não se esqueça do estepe!
    Muitas pessoas acabam não se lembrando do estepe até que surja uma emergência. O que de fato pode ser um problema. Por isso lembre-se de calibrá-lo regularmente.

Confira no artigo a seguir outras recomendações para conservar os pneus do seu automóvel.

Em caso de qualquer problema com seu veículo, como por exemplo, se por acaso o pneu furar, lembre-se de encostar em um local seguro e montar o triângulo para sinalizar outros motoristas que há um carro parado mais a frente nesta via, evitando assim algum acidente.

Se precisar de ajuda para trocar o pneu, você pode contar com o Cadê Guincho. O aplicativo que funciona 24 horas e ajuda você a encontrar o profissional de auto socorro mais próximo para realizar o serviço de substituição para você.

Baixe o Cadê Guincho e dirija sem preocupação!

Deixe um comentário