As picapes grandes, isto é, que são mais robustas, 4×4 e possuem maior capacidade de carga, estão caindo de vez no gosto dos brasileiros.
Tanto é que pelo menos seis novos modelos já estão previstos para chegar esse ano em nosso país.
Sendo assim, considerando essa tamanha representatividade no mercado brasileiro, nós preparamos no artigo de hoje um comparativo entre as principais picapes grandes à venda no Brasil.
Assim, com base nos números e nas informações apresentadas, você poderá fazer análises e comparações para verificar qual opção faz mais sentido para você.
Comparativo entre picapes grandes à venda no Brasil
Dodge RAM 2500
De todas as picapes grandes deste comparativo, a RAM 2500 é a que, de fato, mais representa essa categoria de veículo aqui no Brasil. Inclusive, para dirigi-la você precisa de uma CNH tipo C.
Com um poderoso motor a diesel, tração 4×4, muito conforto, sofisticação e modernidade, essa picape chama a atenção por onde passa. Porém, claro, isso é algo que requer um investimento considerável.
Hoje, uma RAM 2500 nova não sai por menos de R$450 mil — valor muito distante do que grande parte dos brasileiros pode pagar por um veículo.
Aliás, o preço é algo que você precisa ter em mente, pois hoje em dia dificilmente você encontrará uma das picapes citadas neste artigo por menos de R$200 mil — a não ser que você compre uma usada ou seminova.
Mas voltando à RAM 2500, nós estamos falando aqui sobre um modelo de picape que possui:
- Seis metros de comprimento (as concorrentes têm, em média, 5m20cm);
- Motor turbo diesel de seis cilindros, com 365 cv e 110 kgfm;
- Sete airbags;
- Acabamento em couro e madeira;
- Ar-condicionado dual zone;
- Controle de estabilidade;
- Sensor de estacionamento (dianteiro e traseiro);
- Rodas cromadas aro 18;
- E câmbio automático de oito marchas.
Ou seja, é um veículo completo, robusto, produzido para ser utilizado em trabalhos pesados, mas também para ser utilizado sem deixar de lado o conforto, a tecnologia e a segurança.
Toyota Hilux
Com uma caçamba de 1.580 litros e capacidade de carga de 1.020 kg, a Toyota Hilux é uma picape bastante popular entre os motoristas brasileiros que investem nessa categoria.
Só para você ter uma ideia, em 2021, quase 46 mil unidades dessa picape foram vendidas no Brasil (dados do Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
Além disso, essa é uma picape que possui um motor diesel GD 2.8 de 177 cv (com modos eco e power), tração 4×4, direção hidráulica e câmbio automático de seis marchas.
Chevrolet S10
A Chevrolet S10, assim como a Hilux, é uma picape bastante popular em nosso país e, inclusive, possui uma caçamba quase igual ao do modelo da Toyota, 1.570 litros.
Porém, apesar dessa semelhança, a picape da Chevrolet possui um motor diesel 2.8 de 200 cv e 51 kgfm, mais potente que a picape da Toyota.
Além disso, ela tem um bom espaço interno, uma moderna central multimídia, câmbio automático de seis marchas, tração 4×4 e direção elétrica — o que também mostra porque ela vem aparecendo entre as mais vendidas nos últimos anos.
Ford Ranger
Outra opção de picape grande para você escolher, é a Ford Ranger.
Com uma caçamba de 1.420 litros, ela pode suportar até 1.234 kg. Além disso, possui um bom pacote de equipamentos, sete airbags, direção elétrica, câmbio de seis marchas e motor 3.2 turbodiesel de cinco cilindros.
Mitsubishi L200
Apesar de ter uma caçamba menor que as das concorrentes (1.046 litros), a Mitsubishi L200 é outra opção de picape mais robusta, especialmente pelo motor diesel 2.4 de 190 cv, que é bem econômico, e pelo câmbio de seis marchas (que pode ser manual ou automático).
Além disso, essa é uma picape que tem diferencial central (permitindo o uso do 4×4 mesmo no asfalto), possui sete airbags, direção hidráulica e um bom isolamento acústico, tornando a sua condução muito mais confortável e silenciosa.
Nissan Frontier
Enquanto a Mitsubishi L200 tem a menor caçamba em comparação com a concorrência, a Nissan Frontier é a opção que tem a menor capacidade de carga, apenas 1.005 kg.
No entanto, ela tem um moderno motor diesel 2.3 biturbo de 190 cv, tração 4×4, suspensão traseira com molas helicoidais e braços múltiplos, direção hidráulica e câmbio automático de 7 marchas.
Então, se você quer uma picape grande, mais para o uso urbano, para o uso do dia a dia, sem se preocupar tanto com a capacidade de carga, a Nissan Frontier pode ser uma boa opção para você.
Volkswagen Amarok
Por fim, temos a Amarok, uma picape da Volkswagen que possui uma caçamba de 1.280 litros e suporta até 1.143 kg.
Ela possui motor diesel 2.0 TDI de 140 cv, tração 4×4, freios a disco ventilado nas quatro rodas, direção hidráulica e câmbio manual de seis marchas (oito, se você optar pela versão High V6).
Além disso, vale ressaltar que todas as opções apresentadas possuem bons recursos de conectividade como bluetooth, volante multifuncional e espelhamento de celular.
Assim, é possível, por exemplo, atender ou fazer ligações, ouvir áudios e as suas playlists de música, utilizar o GPS (mapas) para traçar rotas e muito mais.
E agora que você está por dentro das picapes grandes mais populares do Brasil atualmente, nós separamos a seguir uma informação sobre o futuro, um futuro não tão distante assim e que pode ser do seu agrado. Veja!
Picapes grandes previstas para chegar ao Brasil em 2022
O mercado de picapes grandes será movimentado em nosso país este ano. Segundo divulgações recentes, os seguintes modelos poderão chegar ao nosso país até o final de 2022:
- Chevrolet Silverado;
- Ford Maverick;
- Ford F-150;
- Toyota Tundra;
- Nissan Frontier (reestilização);
- Toyota Hilux GR-Sport;
- Peugeot Landtrek;
- E Great Wall Poer.
Ou seja, além da RAM 2500, Hilux, S10, Ranger, L200, Frontier e Amarok, os motoristas brasileiros terão mais oito opções de picapes grandes para escolher.
E agora, com base nessa informação, conte para a gente: você pretende comprar uma das picapes que citamos no comparativo ou você vai esperar pelas novas opções que provavelmente chegarão este ano? Deixe um comentário abaixo!