A segurança na condução do seu veículo é uma responsabilidade de todos os motoristas. Afinal, a única forma de reduzir as chances de se envolver em acidentes de trânsito é seguir as leis e dirigir com cautela.
Apesar de uma ligeira queda no número de mortos em acidentes de trânsito no Brasil, por ano mais de 30 mil pessoas perdem suas vidas desta forma, segundo o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DataSUS).
Por isso, cada condutor precisa fazer a sua parte para tornar as ruas e estradas mais seguras pelo país. Saiba como ter segurança na condução do seu veículo para dirigir com tranquilidade e confiança.
Não usar o celular ao volante
Usar o celular e dirigir não combinam. Enquanto a prática pode parecer inofensiva, atender ao telefone ou ler uma mensagem enquanto está dirigindo tiram a sua atenção da estrada e aumentam as chances de acidente.
Por isso, deixe o celular de lado e no mudo sempre. Se precisar ler uma mensagem ou atender uma ligação, encoste o carro para então pegar o aparelho. Já se você precisa usar o GPS, acione-o antes de sair com o carro e deixe-o bem posicionado para evitar ficar mexendo nele na rua.
Evite dirigir estressado ou cansado
O seu estado emocional afeta a segurança na condução do seu veículo. Quando estamos estressados ou com raiva é comum acelerar mais, avançar sinal e brigar no trânsito. Já com o cansaço não só a atenção como nossos reflexos são prejudicados.
Assim, se estiver estressado, cansado ou com o estado emocional alterado de alguma forma, evite pegar no volante. Troque de lugar com outra pessoa do carro que também dirige ou vá de transporte público ou táxi. Se nada disso for possível, tire um tempo para se recuperar, jogar uma água no rosto ou tirar um cochilo antes de sair na rua.
Esteja atento ao seu redor
Um motorista raramente está sozinho na rua. Outros veículos e pedestres podem aparecer a qualquer momento, então ficar atento ao seu redor é fundamental para ter segurança na condução do seu veículo. Um motorista é sempre responsável por cuidar de pessoas em veículos menores, como motociclistas, ciclistas e os próprios pedestres.
Assim, mesmo que faça tudo correto e o erro parta de outra pessoa, é importante estar atento para frear ou desviar e evitar um acidente. Essa dica é particularmente importante em cruzamentos, em que veículos e pessoas se locomovem em várias direções. Não se esqueça de também de ficar atento ao clima, já que um dia de chuva pode deixar a estrada escorregadia e a neblina pode limitar a visão.
Conheça o seu veículo
Para ter segurança na condução do seu veículo, você precisa conhecê-lo bem. É importante, por exemplo, verificar se os espelhos estão bem posicionados para reduzir possíveis pontos cegos e saber o tempo de frenagem para manter uma distância segura dos veículos da frente.
Conhecer o seu veículo é importante para perceber quando tem algo de errado, como um barulho estranho ou um freio que demora mais do que o costume. Assim, você sabe quando levá-lo para a manutenção para consertar quaisquer problemas antes que piorem.
Se seguir essas dicas simples e respeitar as sinalizações e regras de trânsito, então você terá a segurança de que está conduzindo o seu veículo corretamente. E se acontecer do seu carro quebrar na rua, não se desespere. Conte com o Cadê Guincho para encontrar a solução certa para o problema do seu carro. Acesse nosso site e confira nossos serviços.