Tag Sem Parar: vantagens e desvantagens do sistema

Pedágio com carros parados em fila

A tag Sem Parar é conhecida por muitas pessoas por conta dos pedágios brasileiros. Agora, será que ela realmente vale a pena? Além disso, você sabe exatamente como funciona esse sistema?

Embora seja popular devido aos pedágios, essa tag possui outras funções e pode ser utilizada pelos motoristas em diferentes contextos.

Sendo assim, se você tem interesse em saber mais sobre a tag Sem Parar e entender se ela fez sentido para o seu caso, acompanhe as informações a seguir!

O que é a tag Sem Parar?

Ao dirigir pelas estradas e rodovias do nosso país, é comum, em algum momento, ter que passar por um pedágio. E para isso, há dois caminhos principais:

Parar em uma cabine, efetuar o pagamento e passar pela cancela, após liberada. Ou passar diretamente por meio do Sem Parar — o que é muito mais prático, rápido e cômodo, especialmente em dias de trânsito carregado.

Pois bem, nesse contexto, está a tag Sem Parar, que consiste em um adesivo que você cola no para-brisa, próximo ao retrovisor interno do seu veículo (na horizontal, vale destacar).

Assim, por meio dele, você consegue passar por pedágios sem precisar parar (por isso o nome). A tag Sem Parar nada mais é do que um meio de pagamento automático.

Como funciona a tag Sem Parar?

Para entender com mais detalhes o que é a tag Sem Parar, vale a pena compreender o seu funcionamento na prática.

Essa tag funciona por meio de um sistema de identificação eletrônica, via radiofrequência. Desse modo, o pedágio reconhece o adesivo no veículo, sendo que a quantia é debitada automaticamente da conta do motorista.

Para obtê-lo e usá-lo, você deve fazer o seu cadastro no site do Sem Parar e escolher o plano que melhor lhe atende.

Agora, vale ressaltar que estamos falando apenas sobre o funcionamento do sistema em pedágios. Contudo, essa tag tem outras finalidades. 

Para conhecê-las, acompanhe o tópico a seguir!

Quais as vantagens do Sem Parar?

Tag Sem Parar em cima de uma mesa

Conforme já citado, uma das principais vantagens do Sem Parar refere-se ao seu uso em pedágios. Afinal, você ganha tempo utilizando-o em seu veículo, visto que não precisará pegar filas e parar em uma cabine para, então, fazer o pagamento.

Desse modo, além de não perder tempo parado, você ainda pode ter uma certa economia de combustível e evitar estresse e cansaço causado por um trânsito lento, que demora para avançar.

Porém, além desses benefícios, é válido saber que essa tag pode ser utilizada em outras situações. Por exemplo, em estacionamentos.

Com a tag Sem Parar, você tem acesso a mais de 2000 estacionamentos, mercados, shoppings, aeroportos e hospitais espalhados pelo país. Assim, pode estacionar o seu veículo em qualquer um deles e pagar com a sua tag.

O Sem Parar permite também que você abasteça o seu veículo em postos Shell, BR, Carrefour e Boxter que forem credenciados. Dessa forma, você não precisa ter dinheiro em mãos. A quantia pode ser descontada da sua tag.

Além dessas possibilidades, esse sistema ainda permite que você o utilize em mais de 100 lava-rápidos e em mais de 600 drive-thrus presentes no país.

Assim, você pode pagar tanto por limpezas em seu veículo quanto ao almoçar ou jantar em estabelecimentos, como Habib’s, McDonald’s e Ragazzo.

Por fim, vale ressaltar mais dois pontos interessantes desse sistema:

O primeiro, é que você pode pagar os gastos da tag em até 30 dias, na forma e na data que for melhor para você. E o segundo, é que você tem um controle de todos os extratos por meio de uma área logada, no site ou aplicativo do Sem Parar.

Quais as desvantagens do Sem Parar?

Como você viu acima, há diversas vantagens da tag Sem Parar. Mas e em relação às desvantagens?

Há duas situações que podem ser colocadas aqui (embora elas não sejam tão frequentes, vale ressaltar).

A primeira refere-se a algum tipo de erro ou problema de leitura da tag. A segunda consiste em eventuais cobranças indevidas.

Por isso, se você pretende usar esse serviço, é importante estar sempre de olho no extrato para evitar problemas e surpresas desagradáveis em relação a fatura.

Ademais, vale ressaltar que uma terceira desvantagem é que o sistema Sem Parar ainda não está presente em todas as regiões do país e em todos os lugares.

Quais são os planos disponíveis no Sem Parar?

Agora que você já conhece o sistema Sem Parar, suas principais vantagens e desvantagens, vale a pena saber sobre seus planos. Afinal, se você pretende contratar esse serviço, precisará escolher um deles.

Atualmente, há quatro planos disponíveis:

  1. Livre (o único sem mensalidade);
  2. Cidade;
  3. Flex Pedágio;
  4. Em todo lugar — este, o mais completo (e também o mais caro).

Dependendo do plano escolhido, o valor do pedágio será debitado do seu saldo ou então cobrado na fatura do seu cartão de crédito. Além disso, ele pode ou não ter algum tipo de taxa. Então, é de suma importância se atentar a esse aspecto.

Para saber mais sobre cada um deles, acesse: planos Sem Parar.

Vale destacar ainda que o Sem Parar tem parcerias com diferentes empresas. Por exemplo, com a Chevrolet, Creditas, Embracon, Hyundai, Kia, Nissan, Sam’s Club etc. 

Por conta dessa circunstância, há alguns benefícios e descontos exclusivos. Portanto, vale se informar.

Afinal, vale a pena usar a tag Sem Parar?

Pessoa dirigindo um carro

Depois de todas as informações que você acompanhou ao longo deste artigo, é natural querer saber se esse tipo de sistema de fato vale a pena.

No entanto, a resposta para essa pergunta é: depende. Isso porque cada motorista tem um tipo de rotina e uso com o carro. Logo, não dá para afirmarmos que ele compensa para todo mundo.

Se você não passa por muitos pedágios ou até mesmo não sai tanto com o seu veículo, o Sem Parar pode não fazer tanto sentido.

Agora, se você está sempre na estrada, passa por pedágios regularmente, usa bastante estacionamentos etc. essa tag tende a valer a pena para o seu caso.

Portanto, analise o seu dia a dia, assim como os planos oferecidos pelo Sem Parar, para verificar se essa tag realmente é para você!

Gostou do conteúdo? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Comente abaixo!

Deixe um comentário