6 dicas para preservar o couro dos bancos do seu carro

banco de couro de um carro

Preservar o couro dos bancos do carro é algo importante para manter a aparência e prolongar a durabilidade, mas para isso existem algumas dicas que podem ser seguidas e que ajudam nessa tarefa, você sabe quais são as principais e que mais funcionam?

Descubra neste artigo 6 dicas importantes para conseguir preservar o couro dos bancos do seu carro e tenha bancos bonitos e bem cuidados por muito mais tempo. Não perca e ótima leitura!

1- Escolha os produtos certos para a limpeza

Uma das principais dicas para preservar o couro dos bancos do seu carro é escolher os produtos certos para fazer a limpeza, pois usar produtos errados pode ser muito perigoso e acabar por danificar o material.

Dentro disso, existem produtos que são desenvolvidos para serem utilizados especificamente em bancos de couro de carros, sendo que possuem composição química que não agride o material, apenas remove as impurezas.

No entanto, não é indispensável que você escolha produtos especiais, pode optar por limpar apenas com um pano úmido em água. Nos casos em que houver necessidade de limpar de uma forma mais completa e remover algum tipo de sujeira que não tenha saído apenas com o pano e água, então o ideal é o uso da mistura de sabão neutro e água, com auxílio de um pano levemente umedecido nessa mistura.

O importante é jamais utilizar produtos que sejam do tipo abrasivo, como aqueles que possuem amônia, bem como não utilize polidores, ceras automotivas e solventes.

Além disso, a limpeza deve ser feita com leveza, portanto não esfregue com muito força, é importante ter maior delicadeza na limpeza desse tipo de material, já que é um material que pode ser danificado com uma intervenção mais forte do que a necessária.

2- Preste atenção na frequência

motorista higienizando o banco de couro

Como visto acima, o ideal é não esfregar com muita força. E isso realmente não é necessário, principalmente se a frequência da limpeza for observada. Quando o banco é limpo com frequência, em cada momento de higienização só vai haver poucas impurezas a serem removidas.

Assim, o trabalho acaba sendo mais fácil e aí mesmo que a água e o sabão neutro já são mais do que suficientes para tornar os bancos com aspectos de renovados.

Em geral, bancos de couro escuros, como os de cor preta, podem ser limpos com a frequência de uma vez ao mês, ou uma vez a cada 20 dias, por exemplo, a depender de cada necessidade.

No entanto, bancos de couro que forem claros acabam necessitando de limpeza com um pouco mais de frequência, sendo o ideal uma vez por semana para manter sempre o aspecto intacto e a cor inalterada.

Ademais, é de grande importância que, se algum tipo de líquido ou substância cair acidentalmente no banco, a limpeza ocorra instantaneamente. Isso evita que o material seja manchado, o que pode ser impossível remover posteriormente.

3- Cuidado com a forma de limpar

Mais uma dica essencial para conseguir preservar o couro dos bancos do seu carro é o cuidado com a maneira de limpar. Além do toque suave e de não esfregar com muita força, como já foi trazido em um tópico anterior, também é importante prestar atenção para não despejar água ou outra substância apropriada de limpeza, diretamente no banco.

Se não quiser umedecer o pano e passar nos bancos, a outra opção mais segura é utilizar um pulverizador com água e sabão. Nesse caso, uma mistura que pode ser feita é 200ml de água para cada colher de chá do sabão, que no caso é o neutro. Pode ser, inclusive, o sabão neutro em forma de detergente de cozinha.

O pulverizador pode ser uma boa opção para aplicar a mistura diretamente em partes que estejam com uma sujeira mais resistente, porém, mesmo assim, a quantidade deve ser pouca e é preciso cuidar para não escorrer para o interior dos bancos.

4- Evite a umidade

Higienização de um banco de couro de carro

Entre as principais dicas, evitar a umidade nos bancos de couro é mais uma indispensável. Por isso, depois de fazer a limpeza você deve se certificar de que o banco está bem seco.

Uma boa forma de secar os bancos depois da higienização é usar panos de microfibra que são mais absorventes e vão ajudar a remover a umidade deixada pela limpeza.

Além disso, vale ressaltar que jamais o produto de limpeza deve secar no banco. Isso quer dizer que após utilizar água e sabão, por exemplo, passe um pano apenas com água para remover qualquer resquício de sabão.

Se for utilizar produtos específicos, nesse caso é recomendado seguir a orientação que vier contida nas instruções da embalagem.

5- Aposte na hidratação

Apostar na hidratação também está entre as principais dicas para preservar o couro dos bancos do carro, pois o couro pode acabar ressecado e desidratado com o passar do tempo e com o uso, se não houver esse cuidado.

Sendo assim, existem produtos hidratantes que são específicos para o uso em banco de couro, sendo as melhores alternativas para hidratar o material. Porém, também podem ser utilizados cremes corporais, silicone ou lustra-móveis.

Ademais, a frequência varia conforme a necessidade, em média a cada 2 meses pode ser o suficiente. Mas isso varia, principalmente em relação ao uso de ar-condicionado e exposição ao sol.

6- Proteja do sol

Interior de um carro com bancos de couro

Por fim, a última dica também é de enorme relevância e vai ajudar você a preservar o couro dos bancos. Como você pôde notar acima, o sol ajuda a ressecar o couro, de modo que ele deve ser evitado ao máximo.

Para isso, evitar deixar o veículo estacionado em locais com grande incidência direta de sol, é uma boa prática para proteger o couro.

O sol danifica os bancos de couro e faz com que eles percam a aparência bonita, perdendo brilho e ficando ressecados. Sendo assim, o melhor é manter o veículo estacionado na sombra, sempre que possível.

Considerações finais

Dessa forma, com a utilização das dicas que você recebeu ao longo desse artigo, vai ser muito mais fácil preservar o couro dos bancos do seu carro, de forma que eles terão uma aparência sempre de novos, por muito mais tempo.

Acompanhe nosso blog e encontre muitas outras publicações como essa para descobrir mais dicas e estar bem informado!

Deixe um comentário