7 dicas de higienização para utilizar no carro

É satisfatório estar em um ambiente limpo, bem cuidado e organizado. Não temos dúvidas disso. Com o nosso veículo, não é diferente, ainda mais se o utilizamos todos os dias. 🚘

Manter o carro limpo é necessário e fundamental. A falta da limpeza veicular pode provocar transtornos, como mau cheiro, manchas e até mesmo provocar alergias respiratórias, que são causadas por ácaros e forte odor.

Destaca-se também que a degradação do veículo, causada por diversos fatores, sobretudo a falta de conservação e cuidado, pode desvalorizá-lo no momento da revenda.

Por isso, é recomendado que o carro permaneça em bom estado de conservação, quanto a sua limpeza e em outros aspectos também.

Neste artigo iremos abordar algumas dicas e orientações para a higienização do seu carro. Você deseja conhecer maneiras de preservar o seu carro sempre limpo?

Acompanhe-nos até o final!

1. Incluir a higienização veicular na rotina

Carro sendo higienizado internamente

A limpeza veicular muitas vezes não é realizada da forma correta por falta de tempo ou por falta de orientações de como fazer.

Em alguns casos altas demandas profissionais ou pessoais nos impedem de dar a atenção necessária ao veículo. Considerando isso, para que a higienização não seja dispensada, é importante reservar alguns minutos para cuidar do seu carro.

No momento em que a higienização é realizada, limpe as superfícies do carro com um pano úmido e sabão neutro. Não se esqueça de limpar o interior dos vidros e sacudir os carpetes, que sujam facilmente.

Se possível, limpe os carpetes com uma escova de cerdas duras.

Você pode realizar a higienização veicular diariamente, semanalmente ou na frequência em que considerar adequada.

Nesta dica, o mais necessário não é reservar uma grande quantidade de tempo para limpar o carro, mas sim incluir os cuidados com o carro em sua rotina. Assim como as demais atividades cotidianas, o carro merece atenção e cuidado.

Vejamos mais adiante outras dicas de higienização:

2. Realizar lavagens periódicas

Conforme vimos anteriormente, é importante reservar alguns momentos da rotina para cuidar do veículo.

Este cuidado rotineiro, porém, torna-se muito mais fácil e simples quando lavagens periódicas são realizadas. Uma boa lavagem da parte interna e externa do carro, com limpeza completa do estofado e acessórios, garante uma boa limpeza.

Limpeza de estofamento automotivo

Vale destacar que os estofados devem ser higienizados de maneira única e particular conforme o revestimento, seja couro ou tecido.

Além disso, não se pode esquecer de limpar o teto do carro, que acumula sujeira assim como todo o veículo. Não despreze também as pequenas regiões, que têm o potencial de acumular resíduos que causam um odor nada agradável: botões do volante, do rádio e saída de ar condicionado exigem limpeza a cada lavagem.

Quando a lavagem do veículo é realizada, os cuidados de higienização serão úteis para a conservação da limpeza. Por isso, sempre que necessário, considere realizar uma boa lavagem em seu veículo. Confira um conteúdo exclusivo com 7 dicas simples para lavar o carro em casa.

3. Recolher o lixo do veículo

De maneira cotidiana, o veículo armazena papéis, embalagens e outros resíduos que são destinados para o lixo.

Quando estes resíduos permanecem no carro, há um maior acúmulo de sujeira e ácaros. Se for embalagem de alimentos, o descarte é ainda mais necessário, pois pode gerar forte odor no carro e atrair, até mesmo, insetos não desejáveis.

Para esta dica, uma importante orientação é ter uma pequena lixeira no carro. Dessa forma, todos os lixos ficam em um só local, sendo mais fácil retirá-los do veículo sempre que necessário.

Lixeira para Câmbio Cadê Guincho

4. Possuir acessórios de limpeza rápida no veículo

É normal que, acidentalmente, o carro seja manchado ou sujo. Alimentos, o transporte de animais, entre outros, têm o potencial de acabar com a limpeza de um carro em poucos instantes.

Por isso, é sempre bom possuir guardanapos de pano ou de papel, uma escova pequena de limpeza e um produto multiuso. Este pequeno cuidado pode prevenir manchas definitivas nos bancos e muitos outros transtornos.

5. Evitar estacionar em vagas sem cobertura

Sempre que possível, estacione seu carro em vagas cobertas. Fazendo dessa forma, a parte externa do carro é conservada limpa por mais tempo, uma vez que evita fezes de pássaros, poeira excessiva das ruas e outros resíduos.

Além disso, estacionar em vagas cobertas evita que seu carro pegue chuva. A água da chuva pode prejudicar a pintura do veículo e provocar manchas na lataria.

Por isso, havendo opção, escolha vagas com cobertura.

6. Investir em eliminadores de odor e aromatizantes

Para o carro estar sempre limpo, com cheiro agradável e arejado, você pode investir em produtos eliminadores de odor e aromatizantes. Produtos como estes cooperam para proporcionar um ambiente mais agradável em seu carro.

Hoje, há boas opções no mercado. Faça uma breve pesquisa sobre as marcas disponíveis e escolha o odor que mais lhe agrade.

7. Realizar a limpeza do ar condicionado

Higienização do ar-condicionado do carro

A última dica a ser abordada neste artigo diz respeito à limpeza do ar condicionado.

Recomenda-se que seja feita uma limpeza, em média, a cada 12 meses no ar condicionado do veículo.

Esta frequência pode variar conforme o uso deste acessório ou conforme a poluição atmosférica do local.

A limpeza do ar condicionado irá remover toda a sujeira do filtro do ar. Tais resíduos são altamente prejudiciais à saúde, podendo ocasionar ou agravar doenças respiratórias. Portanto, consulte um profissional para realizar isso.

Seguindo as dicas citadas acima, o seu carro se tornará um ambiente ainda mais agradável de estar, limpo e organizado. Além disto, o seu veículo será conservado em bom estado quanto a sua limpeza.

Gostaríamos de aproveitar e falar aqui sobre higienização automotiva feita por profissionais especializados e a importância desse serviço conhecido como detalhamento automotivo. Há um tempo atrás conversamos com o fundador e proprietário  da Empresa DL Detailer especializada em  estética automotiva e ele passou algumas dicas importantes sobre a necessidade desse serviço, para saber mais sobre o assunto leia este artigo disponível em nosso blog.

Deixe um comentário