Em 3 de maio de 1849, no sul da Alemanha, nascia uma mulher à frente de seu tempo chamada Bertha Ringer — conhecida mundialmente na história como Bertha Benz.
A alemã, junto com seu marido Karl Benz, foi responsável pelo desenvolvimento do primeiro automóvel patenteado da história, o Benz Patent-Motorwagen.
Além do mais, Bertha foi a primeira piloto de testes do mundo e a primeira mulher da história a dirigir um automóvel a uma longa distância.
E tais feitos, claro, a colocaram para sempre na história automotiva!
Bertha Benz e sua participação na história automotiva
Nascida em uma família rica, desde pequena Bertha demonstrava interesse em mecânica e em artigos, peças e mecanismos que seu pai, Karl Friedrich Ringer, fazia.
Karl era carpinteiro e foi ele quem explicou a Bertha como uma locomotiva (veículo ferroviário que fornece a energia necessária para a colocação de um comboio ou trem em movimento) funcionava.
Além disso, foi ele quem possibilitou que a filha fosse a uma escola para meninas aos nove anos de idade (pode até parecer uma informação estranha considerando os dias de hoje, porém, naquela época, isto é, no século XIX, a educação era algo recusado às mulheres).
Duas décadas mais tarde, quando já estava com 20 anos, Bertha conheceu um engenheiro e em uma conversa de longa duração, o homem mencionou estar desenvolvendo um tipo de carruagem que não precisava de cavalos puxando-a.
Quem era este engenheiro? Karl Benz, inventor do primeiro automóvel com motor a combustão.
A relação de Karl Benz e Bertha Benz
Em 20 de julho de 1872, três anos após se conhecerem, Karl e Bertha se casaram e os dois trabalharam durante anos e anos naquele projeto de carruagem sem cavalos.
No início, o casal passou por diversas dificuldades, incluindo humilhações públicas. Muitas pessoas diziam que o projeto era arriscado, perigoso e até mesmo inútil.
Porém, os Benz não se abateram, e mesmo com críticas constantes e desaprovações, eles continuaram trabalhando dia após dia naquele projeto, até que em 1885 ele foi finalizado e em 1886, patenteado.
Foi em 1886 que o Benz Patent-Motorwagen foi finalmente apresentado ao mundo.
A primeira longa viagem do Benz Patent-Motorwagen
No dia 5 de agosto de 1888, Bertha Benz pegou o Benz Patent-Motorwagen (sem contar ao marido e sem ter a permissão das autoridades) e, junto de seus filhos, Eugen e Richard, dirigiu de Mannheim até Pforzheim — uma distância próxima de 105 km.
Até então, os carros motorizados da época eram apenas utilizados em curtas distâncias. Normalmente, percorrendo somente algumas centenas de metros.
E qual era o objetivo de Bertha com essa viagem? Primeiro, visitar a mãe. E segundo, mas não menos importante, demonstrar às pessoas e a Karl que o projeto desenvolvido por eles poderia se tornar um sucesso comercial, que de fato ele era viável e funcional.
Devido às dificuldades e rejeições, o engenheiro estava sem confiança, desanimado e desmotivado com a falta de perspectiva em relação ao seu protótipo. Por isso, sua esposa queria mudar isso.
Agora, ser o primeiro do mundo não é fácil e, durante o trajeto, a alemã teve que fazer algumas pausas e se virar com diversas questões que surgiram ao longo do caminho.
Isso porque, o automóvel não estava 100% preparado para uma viagem tão longa.
Sendo assim, Bertha teve, por exemplo, que:
- Parar em uma farmácia para comprar ligroína (éter de petróleo) para que o automóvel fosse reabastecido e pudesse continuar a rodar;
- Limpar o cano de combustível (e ela fez isso com sua cinta-liga e com um alfinete que havia em seu chapéu);
- Confeccionar novas correias para melhorar o sistema de freios (e ela parou em um sapateiro para isso);
- E abastecer com água, a cada parada, o sistema de refrigeração do automóvel para que o motor fosse resfriado e não superaquecesse.
Com isso, a alemã, além de fazer um verdadeiro test drive no automóvel, demonstrou, durante o trajeto, toda a sua capacidade mecânica e técnica com o veículo. E a viagem, como ela esperava, teve uma grande repercussão.
A repercussão da viagem de Bertha Benz e seus filhos
Depois da experiência, que levou 12 horas de uma cidade até a outra, muitas pessoas e empresas começaram a dar mais atenção para o projeto e a demonstrar interesse pelo automóvel. Ainda mais porque Bertha, ao retornar para casa, anunciou a conquista para o mundo.
E como ela fez isso? A alemã enviou diversos telegramas para jornais de Berlim, Estados Unidos, Londres, Paris e Roma.
Como ela pertencia a uma família rica, ela tinha dinheiro para esse tipo de divulgação e também para financiar e investir no projeto.
E assim, com esses telegramas, ela apresentou a prova definitiva. Ela demonstrou por meio de sua viagem, que era possível, sim, ir para onde quisesse, utilizando um automóvel.
Além disso, graças à viagem, Bertha pôde, junto de seu marido, indicar melhorias e sugestões para que o Benz Patent-Motorwagen se tornasse um automóvel cada vez mais viável, seguro e eficiente.
Ela contou a Karl sobre tudo o que aconteceu ao longo do trajeto e deu orientações a respeito das engrenagens, das correias, entre outros diversos aspectos do automóvel.
E se não fosse pela insistência de Bertha em divulgar e, principalmente, testar o protótipo (que se tornaria o modelo que inspirou os automóveis atuais), nós não teríamos a fabricante mundialmente conhecida Mercedes-Benz, empresa fundada pelo casal em 1926.
A Mercedes-Benz
Fundada em 28 de junho de 1926, a Mercedes-Benz é a mais antiga empresa de automóveis e veículos comerciais da Alemanha e do mundo.
No Brasil, a marca chegou em 1956 e, ao longo dessas décadas, tem desenvolvido caminhões, ônibus, vans e claro, carros que são o sonho de consumo de muitas pessoas.
Alguns dos automóveis mais desejados da marca são:
- Mercedes Classe A Limousine;
- Mercedes Classe C Coupé;
- Mercedes SLS AMG;
- Mercedes CLA Coupé;
- Mercedes C63 AMG;
- E Mercedes GLC Coupé.
Além disso, acompanhando os avanços tecnológicos dos últimos anos, a empresa tem investido cada vez mais em veículos modernos, inteligentes e elétricos, como o EQC e o Vision EQXX.
Agora, conte para a gente: qual é o Mercedes dos seus sonhos? Além disso, comente também sobre o que você achou da história de Bertha Benz.
E caso tenha gostado do artigo, compartilhe-o com a sua rede de amigos e familiares!