Especial: Campanha Maio Amarelo 2022

Maio amarelo

Em cada mês do ano existem campanhas que são representadas por uma determinada cor para chamar a atenção da população a respeito de algum assunto, como outubro rosa e novembro azul. E neste mês, especificamente, nós temos o movimento Maio Amarelo.

Agora, sobre o que trata o Maio Amarelo? Qual o objetivo deste movimento? É sobre isso que iremos te explicar no artigo de hoje! Portanto, se você quer saber tudo sobre este assunto, não deixe de conferi-lo até o final.

A campanha Maio Amarelo 

Criada no ano de 2014, a campanha Maio Amarelo tem um objetivo muito claro: chamar a atenção da sociedade civil e também do poder público para o alto índice de acidentes, mortes, sinistros e feridos no trânsito brasileiro.

Afinal de contas, as adversidades no trânsito brasileiro ainda são recorrentes, seja por conta de motoristas e motociclistas imprudentes, ciclistas e pedestres irresponsáveis, problemas nas estradas, ruas e rodovias, etc.

Por isso, chamar a sociedade e os órgãos competentes para refletir sobre o respeito e a responsabilidade no trânsito é algo fundamental!

De acordo com um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), hoje o Brasil está entre os países mais violentos do mundo no quesito trânsito, atrás apenas da Índia, China, Estados Unidos e Rússia.

Além disso, segundo um levantamento da Conferência Global de Segurança Viária, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1,3 milhão de pessoas morrem todos os anos por conta de acidentes no trânsito.

Ou seja, são números impactantes, elevados, que atingem não só brasileiros, como também pessoas de outras partes do mundo. Por isso, é necessário agir, é necessário colocar em prática medidas e ações para que haja mais consciência, respeito e responsabilidade da população em geral sobre o trânsito.

Por que o mês de maio e por que a cor amarela?

No dia 11 de maio de 2011, a ONU decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Por isso, desde então, este mês se tornou referência mundial para as ações que buscam reduzir o número de vítimas no trânsito.

E a cor amarela foi escolhida, porque ela simboliza a advertência no trânsito e está relacionada à atenção — que é justamente o objetivo da campanha, chamar a atenção do público para os problemas envolvendo o trânsito.

Tema da campanha em 2022

Trânsito

Todo ano, a campanha Maio Amarelo possui um tema. Em 2020 foi “Perceba o risco. Proteja a vida”, em 2021 foi “Respeito e Responsabilidade: pratique no trânsito” e em 2022 o tema é “Juntos Salvamos Vidas”.

E por que a escolha deste tema? Porque para melhorar o trânsito e torná-lo mais seguro, não adianta apenas uma, duas, três pessoas serem conscientes e responsáveis. Todo mundo, em conjunto, deve fazer a sua parte. 

É necessário que haja uma responsabilidade compartilhada entre governos, entidades, sociedade e poder público. Só assim poderemos tornar o trânsito algo menos arriscado e perigoso.

Além disso, salvar vidas não é algo destinado apenas a bombeiros, socorristas e profissionais da saúde. Independente da profissão, qualquer cidadão pode ajudar.

Portanto, seja como motorista, seja como pedestre, tenha responsabilidade com a sua própria segurança, com sua própria vida e com a dos outros também. Até porque, o trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação!

Retorno às ruas na edição deste ano

Por conta da pandemia de Covid-19, as duas últimas campanhas do Maio Amarelo (2020 e 2021), foram realizadas de forma online, pela internet. Porém, agora que a situação já está mais controlada, a mobilização e as ações pela paz no trânsito voltarão a ser realizadas nas ruas este ano.

Então, quando estiver circulando pelas ruas este mês, seja para ir trabalhar ou sair para passear, por exemplo, é provável que você se depare com uma ou mais ações desta campanha.

Principais causas de acidente no trânsito

Pedestre deitado após acidente

Segundo o Atlas da acidentalidade do transporte brasileiro, existem dez principais motivos que causam acidentes no trânsito:

  1. Falta de atenção, ou seja, os motoristas se distraem e acabam gerando um acidente, por exemplo, ao mexerem no celular;
  2. Desobediência à sinalização, ou seja, os motoristas não respeitam, por exemplo, o farol vermelho e outras indicações;
  3. Velocidade incompatível, ou seja, os motoristas dirigem acima da velocidade permitida nas vias;
  4. Ingestão de álcool no volante, ou seja, os motoristas bebem e depois saem com o carro;
  5. Desobediência em relação à distância de segurança, ou seja, os motoristas dirigem muito próximos e “colados” a outros veículos;
  6. Dormir ao volante, ou seja, os motoristas dirigem cansados, com sono;
  7. Defeito mecânico, ou seja, os motoristas não cuidam das revisões e manutenções do veículo;
  8. Ultrapassagem indevida, ou seja, os motoristas fazem manobras arriscadas e apertadas para passar veículos, sendo muitas vezes em locais proibidos;
  9. Defeitos na via, ou seja, por conta de buracos, problemas de pavimentação, desníveis, etc. os motoristas acabam se acidentando;
  10. Animais na pista, ou seja, os motoristas estão dirigindo e, de repente, no meio da estrada, no meio da pista surge um animal e acaba havendo uma colisão.

Principais medidas para evitar acidentes de trânsito

  1. Não dirija após ingerir bebida alcoólica;
  2. Respeite à sinalização de trânsito;
  3. Evite olhar o celular ou qualquer outro item que tire a sua atenção do trânsito;
  4. Use o cinto de segurança;
  5. Mantenha uma distância segura do veículo à sua frente;
  6. Se estiver cansado ou com sono, não dirija;
  7. Mantenha a revisão e manutenção do veículo em dia;
  8. Tenha atenção redobrada à noite e em dias chuvosos;
  9. Respeite os limites de velocidade;
  10. Tome cuidado com quem anda a pé e de bicicleta;
  11. E sempre transporte bebês e crianças em cadeirinhas adequadas à idade.

Abrace a causa

Pessoas juntas no maio amarelo

Agora que você já está por dentro do que é o movimento Maio Amarelo, qual a sua importância e qual é o tema da campanha deste ano, que tal abraçar a causa e ajudar a tornar o trânsito um lugar mais seguro, cortês e menos arriscado?

Faça sua parte, compartilhe este e outros artigos com seus amigos e familiares, fale sobre o assunto, difunda informações com pessoas próximas e seja o exemplo!

Ser o exemplo é a melhor forma de ajudar, ensinar, influenciar e educar pessoas.

Deixe um comentário