Aquaplanagem: como podemos evitá-la?

Carro passando por rua alagada

Em dias de chuva forte e pista molhada, todo motorista precisa ter mais cuidado e atenção ao dirigir — especialmente por conta de alguns riscos, como a aquaplanagem.

Nessa situação, você, como motorista, pode perder o controle do seu veículo e colidir com um carro, uma moto, um caminhão etc. ou ainda pode sair da pista, bater em uma árvore ou em uma mureta, por exemplo.

Por conta disso, um acidente será gerado, o seu carro será danificado e, pior, a sua vida e a de outras pessoas podem ser colocadas em risco.

Por isso, para evitar essas situações e tornar a sua direção mais segura em dias chuvosos, nós separamos neste post os principais pontos que você precisa saber sobre aquaplanagem. Veja!

O que é aquaplanagem

A aquaplanagem é um fenômeno que acontece quando um motorista está dirigindo na chuva e os pneus do seu veículo perdem contato direto com o solo por conta de uma camada de água que é formada sobre a pista.

Com isso, o veículo perde o atrito com o solo e literalmente flutua, fazendo com que o condutor não consiga controlá-lo. 

Por conta dessa situação, o motorista simplesmente não consegue frear, acelerar, mudar de faixa ou fazer qualquer outro tipo de manobra com o seu veículo.

Para entender, na prática, essa situação, veja este vídeo.

E agora que você já sabe o que significa aquaplanagem, veja a seguir quando ela pode ser agravada, como evitá-la e o que fazer caso você passe por essa situação um dia.

A ocorrência de aquaplanagem é agravada quando…

Dirigindo em dias chuvosos

A aquaplanagem acontece em dias de chuva, quando a pista está molhada, agora, ela pode ser agravada por conta dos seguintes fatores:

Falta de cuidados com os pneus

Os pneus são os únicos componentes do veículo que ficam o tempo todo em contato direto com o solo. Por isso, mantê-los em um bom estado e calibrados é fundamental para você evitar riscos à sua segurança.

O ideal, segundo especialistas, é calibrar os pneus a cada 15 dias, mais ou menos, pois caso eles fiquem descalibrados, isto é, com uma baixa pressão, você pode ter diversos problemas — e não só em dias de chuva.

Além disso, mantenha a manutenção dos pneus em dia, não dirija com eles “carecas” e caso precise trocá-los futuramente, opte sempre por produtos de qualidade, de uma marca conhecida. 

Evite, também, colocar pneus frisados/riscados, pois eles são “furada”.

Falta de manutenção

Manter a manutenção do veículo em dia é essencial, não só para evitar problemas em dias de chuva, mas para mantê-lo funcionando corretamente.

Todo veículo, com o passar do tempo, sofre desgastes, sem contar que pode apresentar falhas e outros tipos de problemas. E isso, em dias de chuva, pode ser um grande risco.

Portanto, respeite os períodos de revisão indicados no manual do seu veículo e, preventivamente, leve-o até uma oficina mecânica de confiança para que passe por uma boa vistoria e manutenção.

Um veículo, mesmo que não seja o mais equipado, moderno e tecnológico, é um bem que normalmente possui um custo elevado — ainda mais agora em que um carro popular, de entrada, está custando mais de R$60 mil.

Por isso, ter todo um cuidado com ele é fundamental para que ele dure mais, não apresente problemas graves e não te deixe na mão.

Como evitar aquaplanagem

Para não correr o risco de aquaplanagem é muito importante que você se atente aos seguintes pontos:

Não corra

Um dos principais fatores que podem fazer com que você perca o controle do veículo em dias chuvosos é a alta velocidade.

Por isso, quando estiver dirigindo em um dia de muita chuva, não corra, mantenha uma velocidade adequada, respeitando sempre os limites da via.

Segundo analistas, o indicado, sob chuva, é dirigir 30% abaixo da velocidade máxima permitida na via. Então, por exemplo, se o limite da via que você estiver dirigindo é de 100 km/h, dirija a 70 km/h.

Isso porque, quanto maior for a velocidade do seu veículo e mais profunda for a lâmina d’água gerada pela chuva na pista, maior será o risco de aquaplanagem. 

Portanto, a menos que você esteja em uma situação de emergência, não tem porque correr.

Imagine, por exemplo, se você está com a sua família no carro, pilotando a uma velocidade elevada e em um dia de chuva. 

Se você passar por uma situação de aquaplanagem, todos serão colocados em risco — o que, claro, não é algo que você deseja, certo?

Tenha atenção em pontos de alagamento

Em dias de fortes chuvas, é comum que alguns pontos, algumas regiões, fiquem alagadas. E isso pode ser um problema em relação a aquaplanagem e também para o seu veículo em geral, pois pode danificá-lo, principalmente o freio.

Por isso, se você estiver dirigindo e se deparar com um trecho alagado, evite-o. Espere até que a água abaixe ou faça outro caminho. Para isso, abra um aplicativo como o Waze e procure rotas alternativas.

O que fazer em caso de aquaplanagem

Rodas do veículo passando e espirrando água

Primeiro de tudo: em dias chuvosos, além de seguir as dicas anteriores, mantenha uma distância maior em relação aos outros veículos, ou seja, evite dirigir muito próximo a eles.

Seguindo essas orientações, você já estará muito mais seguro em dias de chuva e longe de passar por problemas de aquaplanagem.

Agora, se mesmo assim você estiver dirigindo e acontecer uma situação de aquaplanagem, o que você deve fazer é o seguinte:

  1. Mantenha a calma, não se desespere;
  2. Mantenha as mãos firmes no volante;
  3. Procure reduzir a velocidade lentamente. Então vá tirando, aos poucos, o pé do acelerador;
  4. Jamais freie repentinamente;
  5. Jamais faça movimentos bruscos com o volante;
  6. Aguarde um pouco e observe se o veículo voltou a ter contato com o solo;
  7. Se sim, mexa, com cuidado, o volante. Se o veículo responder, você já pode voltar a conduzi-lo normalmente, lembrando, claro, de seguir as dicas que já apresentamos.

Mesmo um veículo moderno, equipado e tecnológico pode passar por situações de aquaplanagem. 

Por isso, estar atento às dicas e informações que apresentamos para você neste artigo é fundamental para você evitar acidentes e outros problemas ao dirigir.

E se você quiser conferir mais dicas sobre direção, segurança e veículos em geral, acesse um dos posts relacionados abaixo. Até a próxima!

Deixe um comentário