Carro não está dando partida: descubra o que pode ser

Depois de um estressante dia de trabalho, tudo que você mais deseja é chegar o mais rápido possível em casa para descansar. Você entra no carro, gira a chave e… nada acontece. A luz do painel pode até acender, mas o carro não está dando partida. E agora?

Acredite: você não é o único a passar por isso – e nem precisa se desesperar. Esse é um problema bastante comum entre os donos de veículos e a solução é mais simples do que parece.

Antes de chamar a seguradora ou ligar para um serviço de guincho, é importante conhecer e entender o que pode ter feito o seu carro parar de funcionar. Abaixo listamos os principais motivos e o que você pode fazer para resolver esse problema.

Combustível

Essa pode até ser uma pergunta óbvia, mas você já deu uma olhada no combustível do seu carro? O combustível é indispensável para o funcionamento do motor e, por isso, é importante dar atenção a ele.

Caso você tenha abastecido há pouco tempo, mas, mesmo assim, o veículo apresentar a falta de combustível, é possível que o tanque esteja com algum vazamento ou até mesmo um defeito que faça o veículo consumir em excesso.

É essencial manter o carro sempre abastecido, já que a falta de combustível no tanque pode danificar a parte mecânica do veículo e ocasionar uma multa por pane seca.

Bomba ou filtro de combustível

Bomba e filtro de combustível

Também é importante ficar de olho na bomba e no filtro de combustível. A bomba é um dispositivo que é ligado na parte elétrica com a transmissão e o filtro. Provavelmente o seu carro não está dando partida por conta de algum problema envolvendo estes componentes.

Para isso, verifique se os cabos estão conectados e firmes na parte elétrica do seu veículo. Além disso, a bomba do seu carro precisa estar com o nível de pressão adequado para enviar combustível às válvulas. Por último, mas não menos importante, avalie se o filtro precisa ser limpo ou substituído.

Bico de Injetores

O bico de injetor é o responsável por levar o combustível até a câmara de combustão. Muitas vezes esse componente apresenta falhas por avaria ou até mesmo pode ficar entupido, o que impede que o combustível seja pulverizado da forma correta. Isso faz com que o motor gaste mais energia e, por consequência, combustível, fazendo o veículo parar de funcionar.

Para evitar problemas no bico injetor, é necessário trocar o filtro de combustível com frequência e fazer a manutenção do carro de forma regular.

Bateria

Além dos problemas no combustível, uma das principais causas para um carro não dar partida é a bateria – ou no caso, a falta dela. Se, ao girar a chave, você percebeu que o painel não ligou ou apresenta falha nas luzes e faróis, é porque a bateria pode estar descarregada, ou então ela está no fim da vida útil e precisa ser substituída.

O problema pode ser resolvido com uma chupeta para recarregar a bateria, mas é importante descobrir o que causou o descarregamento dela. Caso contrário, você terá problemas novamente. Porém, se a bateria não puder ser recarregada, isso significa que é hora de trocá-la.

Muitas vezes os problemas na bateria são ocasionados por esquecer uma luz do carro acesa ou até mesmo deixar o veículo parado por muito tempo. Também é muito comum que a perda de carga tenha relação com algum fusível queimado ou um alternador com defeito.

Alternador

Um alternador com defeito impede que a bateria do carro seja recarregada. Enquanto o motor está em movimento, o alternador recarrega a bateria do veículo e fornece energia para os componentes dele.

Além do alternador, verifique o estado da correia de acionamento ou o tensor. O mau funcionamento destas partes pode impedir a partida do carro. Caso o alternador falhe ou a correia quebre, uma luz no painel indicará a falha.

Motor

Mecânico fazendo manutenção no motor de arranque do veículo

Na hora de dar partida você ouviu um som grunhido, bem semelhante ao da bateria fraca? O problema pode estar no motor.

Quando o motor de arranque está danificado, ele extrai mais a corrente do que a bateria pode oferecer – o que dá a impressão de que o problema é na bateria do carro. Isso faz com que o motor gire de forma lenta e consuma energia em excesso.

Agora, se você ouvir um barulho de rangido ao trocar a marcha, o defeito pode estar na engrenagem do motor ou no volante do veículo. Nesse caso, a solução é acionar um serviço de guincho.

Interruptor da Ignição

Essa peça é parte do sistema de partida do carro e, caso ela queime, o carro não dá partida. Para testar se esse componente está funcionando, é preciso verificar se há ruído quando a chave é girada. Se o interruptor estiver queimado, você não ouvirá o ruído e o carro não ligará.

Em outros casos, o carro pode até ligar, mas apresentará problemas para acelerar, frear e vai até mesmo aumentar de consumo do combustível. Isso significa que a ignição está com algum problema e precisa ser avaliada.

Velas de Ignição

Se você avaliou tudo e ainda não encontrou o problema, talvez seja preciso dar uma olhada nas velas de ignição. Geralmente, a maior causa de falha das velas é o excesso de resíduos – já que o entupimento delas impede o funcionamento adequado do componente.

Se as velas estiverem somente entupidas, uma limpeza já basta. Entretanto, é importante consultar um profissional para verificar a qualidade do componente. Somente assim você saberá se o produto está comprometido e precisará de substituição.

Check list para veículo

É muito importante que você faça regularmente a revisão do seu veículo. Só assim você pode evitar contratempos.

Caso alguma coisa aconteça e você precise de uma ajuda, pode contar com o Cadê Guincho para dar aquela força.

O Cadê Guincho também oferece serviço de chaveiro para abertura de veículo, troca de pneu, recarga de bateria e auxílio em caso de pane seca. Solicite agora um orçamento e tenha o melhor serviço de guincho nas suas mãos.

Carro sendo rebocado por um guincho

Deixe um comentário