Carro rebaixado: quais os cuidados necessários?

Evento de carro rebaixado

Carro rebaixado é algo que muitos motoristas gostam, no entanto é preciso ter conhecimento sobre os cuidados necessários depois de rebaixar o veículo. Você sabe o que precisa ser feito e quais os tipos de cuidados necessários?

Acompanhe agora mesmo tudo sobre esse assunto e entenda o que você precisa fazer em termos de cuidados depois de rebaixar o carro.

Boa leitura!

Quais são os cuidados necessários?

Veículo rebaixado

Quando o carro é rebaixado, alguns cuidados são essenciais para que não ocorram danos aos componentes do veículo, pois a forma como ele reage ao tráfego é diferente de quando está na altura padrão.

Isso acontece porque o sistema de suspensão de um veículo nessas condições é muito diferente de quando está original de fábrica, de modo que o chassi fica muito mais próximo da superfície da estrada.

A proximidade da via que o chassi possui acaba sendo um facilitador para alguns danos no carro se os devidos cuidados não forem tomados. Isso não quer dizer que não é recomendado rebaixar o carro, apenas que, para evitar custos com manutenção e troca de peça com mais frequência, é aconselhável manter certos cuidados.

Um carro rebaixado acaba ficando mais vulnerável não apenas em relação à suspensão, como também na lataria, nas colunas, nas rodas, sistemas de exaustão, trincas no túnel e diversos outros locais que devem sempre ser verificados depois de realizado o rebaixamento.

Além disso, é importante ressaltar que antes mesmo de rebaixar é essencial ter cuidados e o principal é encontrar mão de obra especializada nesse tipo de serviço. Alguns profissionais que não são capacitados acabam realizando o procedimento de formas incorretas, como com o aquecimento das molas, o que causa danos.

Existem técnicas e maneiras especializadas de realizar o rebaixamento e elas devem ser observadas para que o carro já não saia do rebaixamento com problemas, o que não é incomum de ocorrer, pois muitos profissionais não têm o cuidado necessário no processo.

Ademais, para começar a verificar quais são os cuidados, logo a seguir você vai encontrar alguns dos principais para ter com seu veículo rebaixado. E é importante que eles sejam seguidos sempre que possível e na maior parte do tempo para que você consiga ter seu carro rebaixado sem que isso seja uma causa para dores de cabeça.

Afinal, quem deseja ter o carro com esse diferencial quer ter um veículo com estilo, personalidade e diferente dos outros, não é algo para ter incômodos e gastos desnecessários.

Manutenção periódica

Suspensão de um carro rebaixado

Entre os cuidados necessários com o carro rebaixado está a realização de manutenções periódicas, principalmente em relação à suspensão do veículo. A suspensão de um carro rebaixado acaba tendo maior desgaste do que o normal, sendo importante estar sempre atento para garantir que está com qualidade.

Além da suspensão, é preciso vistoriar toda a parte de baixo do carro com periodicidade, pois como dito antes, é um local que fica exposto e pode acabar tendo trincas em eventuais batidas ou arranhões no solo.

Amortecedores diferenciados

Outra questão essencial é utilizar amortecedores que possuem molas mais macias para conseguir reduzir o nível do impacto que o veículo fica sujeito a sofrer em buracos e desníveis na estrada.

Em geral, são muito recomendados os amortecedores que são utilizados em veículos de corrida, pois eles conseguem suprir melhor a demanda do carro rebaixado.

Dessa forma, quando você pensar em rebaixar o carro já é indicado que pense também em substituir a suspensão por outra mais macia para que desde logo o carro não sofra com o tipo de suspensão que não é a ideal.

Pequenos cuidados

carro rebaixado

Além dos cuidados acima, alguns outros também são indispensáveis, como por exemplo alterar a calibragem dos pneus. Quando o carro é rebaixado, é importante usar calibragens menores para que os pneus fiquem mais murchos, assim vai ser melhor para não haver tanto impacto cada vez que o carro passar por desníveis, elevações e buracos.

Isso é ainda mais importante em tráfego urbano, pois diversas vias acabam apresentando alterações em termos de nível, diferentemente do que acontece em rodovias.

Ademais, cuidado com o freio também é uma necessidade. Esse tipo de carro não pode sofrer freadas bruscas, pois isso ajuda a danificar os componentes do veículo. Assim, é preciso manter atenção para não precisar frear repentinamente logo em frente a um obstáculo, a freada gradativa é a melhor.

Isso porque, se houver necessidade de freada brusca, a tendência é que o veículo acabe se aproximando ainda mais do solo, causando atrito entre a parte de baixo e o asfalto ou outro tipo de estrada, o que deve ser evitado ao máximo.

Outra questão é em relação às lombadas existentes nas vias. Depois de rebaixar o carro você não pode passar em uma lombada de forma lateral, isso é muito prejudicial ao veículo, bem como deve passar devagar e com muito cuidado.

Dessa forma, seguindo as orientações que foram trazidas neste artigo você vai conseguir ter um cuidado muito maior com seu carro rebaixado e evitar que manutenções mais frequentes sejam necessárias.

Portanto, ao optar por alterar a altura da suspensão do carro é indispensável ter em mente que, junto com isso, cuidados diferenciados irão surgir e que devem ser seguidos para que seja possível obter economia e preservar a integridade do veículo.

Além disso, algumas dessas dicas também vão fazer com que você tenha maior conforto e consiga dirigir o carro com mais tranquilidade, como por exemplo a redução da calibragem que vai evitar que o veículo muito incômodo, ajudando também na redução de possibilidade de danos em relação à trepidação que é típica de maiores calibragens.

Ademais, manter uma velocidade não muito alta também pode ser um cuidado indicado, principalmente em locais com possibilidade de freada repentina, como em vias urbanas, pois como visto acima, esse tipo de atitude é muito prejudicial ao carro e deve ser evitada sempre que puder.

Melhor aplicativo de guincho do Brasil

Acompanhe nosso blog e descubra muitas outras informações como as encontradas aqui, basta verificar nossos outros artigos e acompanhar as atualizações dos conteúdos para ficar cada vez melhor informado!

Deixe um comentário