Carros coloridos: vale a pena o investimento?

Carros um do lado do outro

Ao sair pelas ruas, seja a pé, de bicicleta ou motorizado, não é muito comum se deparar com carros coloridos, não é verdade? Normalmente, os veículos que estão nas vias são brancos, pretos e pratas. Agora, você sabe por que isso acontece?

Carros coloridos estão disponíveis à venda. Há montadoras que fabricam veículos nas cores verde, azul, vermelho, amarelo, marrom, entre outras. Porém, eles não são tão populares por conta de alguns motivos…

Quer descobrir quais são eles? Então confira já este post sobre carros coloridos! Afinal, vale a pena o investimento ou não?

Entendendo a situação com os carros coloridos

Comprar um carro é uma decisão bastante importante. Ela requer um planejamento adequado, além de muitas pesquisas para encontrar o modelo certo que atenda às suas necessidades.

Nesse contexto, há pessoas que são mais discretas e procuram veículos mais básicos, pouco chamativos. Por outro lado, há quem goste de modelos mais extravagantes, que chamam atenção, expressam estilo e personalidade.

Não existe certo ou errado. Gosto, como se sabe, é algo pessoal. O que você acha bonito, pode não ser para outras pessoas — e vice-versa.

Porém, tendo ou não um estilo mais diferenciado, é importante saber sobre alguns pontos que envolvem os carros coloridos. Veja!

Desvalorização e revenda

Uma das principais questões relacionadas a carros coloridos refere-se a desvalorização desse tipo de veículo.

Isso porque modelos de carros iguais, produzidos no mesmo ano, mas com cores diferentes, podem ter um determinado grau de desvalorização (maior ou menor).

Portanto, se você pretende investir em um veículo que tem uma cor que foge um pouco do padrão, não deixe de considerar essa questão de desvalorização. 

Afinal, se você quiser revendê-lo no futuro, primeiro, é importante ter em mente que pode ser mais difícil de encontrar compradores. E, segundo, talvez seja necessário colocar um preço bem mais abaixo do que você pagou.

Trata-se de uma questão de oferta e demanda. Carros com cores mais procuradas pelos motoristas (preto, branco, prata e cinza) tendem a perder menos valor do que os veículos com cores mais diferenciadas.

Pintura e funilaria

Outra questão que envolve a compra de veículos coloridos refere-se a pintura e funilaria. Isso porque esse tipo de automóvel pode estar mais sujeito a manchas. 

Além disso, em caso de uma repintura, por exemplo, pode ser mais difícil chegar à cor original do veículo.

Agora, vale ressaltar que não há só contras ao investir nesse tipo de veículo. Existem alguns pontos interessantes que valem a pena ser considerados ao avaliar a compra de um automóvel colorido. Veja!

Menos chances de ser alvo de ladrões

Como sabemos, o Brasil não é um dos países mais seguros do mundo. Todos os dias há casos de roubos, assaltos, furtos etc. 

Porém, tendo um carro colorido, a tendência é que você tenha menos chances de ser alvo de ladrões. Isso porque grande parte dos criminosos evita roubar esse tipo de veículo.

Até porque, imagine, por exemplo, que você tenha um carro amarelo. Se um bandido roubá-lo, será muito mais fácil encontrá-lo do que se fosse um veículo preto ou cinza que tem aos montes nas vias brasileiras.

Menos riscos de acidentes

Carros brancos atrás e carro escuro na frente sozinho

Acidentes de trânsito são situações que acontecem recorrentemente. Contudo, com um carro colorido, isso pode ser reduzido.

Afinal, um veículo com uma cor diferente do usual não costuma passar despercebido. 

Logo, ao dirigir, por exemplo, à noite ou em situações de neblina, a tendência é que os pedestres, ciclistas, motoristas e motociclistas consigam ver você com mais facilidade, gerando, assim, menos riscos de acidentes.

Facilidade em achar o carro 

Por fim, outra situação que é uma certa vantagem do carro colorido é a facilidade em encontrá-lo, por exemplo, em um estacionamento de shopping que está lotado. 

Afinal, em um “mar” de carros pretos, brancos, pratas e cinzas, um veículo com uma cor diferenciada se destaca.

Tipos de pintura

Até aqui, você conferiu os principais prós e contras dos carros coloridos. Agora, você sabia que ainda há um outro ponto sobre este assunto? Trata-se dos tipos de pintura.

Grande parte dos veículos vendidos atualmente possuem uma pintura sólida, também conhecida como lisa ou uniforme.

Porém, além dela, há ainda a pintura metálica e a perolizada. Essas costumam ser oferecidas como opcional pelas montadoras, sendo uma forma de dar ainda mais destaque para o veículo.

Agora, é claro que para isso é necessário desembolsar um pouco mais de dinheiro, afinal, essas pinturas especiais são mais caras.

Um pouco de história

Ao contrário do que é visto hoje em dia, até os anos 2000 era muito mais comum encontrar carros coloridos circulando pelas vias brasileiras.

Nas décadas de 70, 80 e 90, por exemplo, era possível encontrar, com uma certa frequência, veículos nas cores azul, vermelho, verde, amarelo etc.

Assim, as vias brasileiras costumavam ser bem mais coloridas do que atualmente. Tinha, por exemplo, o Chevrolet Opala, o Ford Escort, o Ford Belina, o Maverick, a Brasília, o Fusca, a Variant, o Gol GTI, o Chevette e muito mais. 

Todos esses veículos deixavam as ruas, estradas, rodovias e avenidas do país mais coloridas.

Afinal, vale a pena investir em carros coloridos?

Pessoa dirigindo carro na estrada

Como você viu, há diferentes pontos que envolvem o investimento em carros coloridos, tanto positivos quanto negativos.

Portanto, cabe a você avaliar o que você deseja. Se é um sonho de criança ter, por exemplo, um carro azul, verde ou amarelo, vá em frente.

Você precisa pensar naquilo que faz sentido para você. E, além de avaliar a cor do carro, é de suma importância que você verifique:

  • a manutenção do veículo;
  • o consumo e a autonomia;
  • a segurança;
  • o conforto;
  • os equipamentos e acessórios;
  • o preço;
  • entre outros aspectos.

A cor é um detalhe. O que você precisa considerar mesmo é se o veículo é bom, eficiente e atende às suas necessidades. Se sim, ótimo, faça o investimento.

E então, gostou do artigo? As informações apresentadas o ajudaram? Esperamos que sim! Agora, comente abaixo: se você está pensando em investir em um carro colorido, qual cor seria? Azul? Vermelho? Verde? Amarelo? Laranja? Ou outro?

2 Comments

  1. Guilherme 7 de abril de 2024
    • José Cadê Guincho 8 de abril de 2024

Deixe um comentário