Como ser caminhoneiro: o que é preciso e por onde começar?

Homem com os braços cruzados em frente a um caminhão

Se você deseja saber como ser caminhoneiro, saiba que está no lugar certo. Isso porque no artigo de hoje nós vamos te explicar o que é preciso para trabalhar nesse ramo, por onde você deve começar e, também, apresentaremos algumas dicas e orientações essenciais que vão ajudá-lo a ser bem-sucedido nessa área.

Portanto, se você quer se tornar um caminhoneiro e ter uma carreira sólida com o serviço de entrega e transporte de cargas, confira, com atenção, todas as informações que separamos a seguir. Boa leitura!

Como ser caminhoneiro: dicas essenciais que você precisa saber

A profissão de caminhoneiro é extremamente importante para o nosso país. Inclusive, recentemente nós publicamos aqui em nosso blog um post que aborda, com mais detalhes, sobre este assunto: a importância dos caminhoneiros para o Brasil.

Então, a primeira coisa que você deve saber é que, ao trabalhar nessa profissão, você será uma pessoa de grande relevância para o país, especialmente para a economia.

Agora, para isso, ou seja, para de fato começar a atuar como caminhoneiro, é de suma importância que você se atente aos pontos e dicas que vamos explicar a seguir. Veja!

Rotina

Uma coisa que você precisa ter em mente sobre a profissão de caminhoneiro é que a rotina de trabalho, muitas vezes, é puxada, cansativa e desgastante.

Isso porque, você passará grande parte do seu dia a dia na estrada, percorrendo longas distâncias, fazendo entregas aqui e ali — o que significa também um período considerável longe da família e amigos.

Então, se você quer ingressar nessa profissão, não deixe de deixar de considerar esse aspecto antes de tomar uma decisão, ok?

Agora, vale ressaltar que, para algumas pessoas, tais aspectos são vistos de outra maneira. 

Por exemplo, há quem sinta uma sensação de mais liberdade ao percorrer por ruas, estradas e rodovias do país, há quem veja uma possibilidade de estar sempre viajando e conhecendo novos lugares etc.

Portanto, essa questão é algo que varia de pessoa para pessoa e apenas você pode analisar e dizer o que trabalhar como caminhoneiro significa para a sua vida e sua realidade, e como isso pode impactar (ou não) a sua rotina.

Veja também: quero ser guincheiro. Por onde começar?

Organização e planejamento

Homem dentro do caminhão folheando  um bloco de notas

Fazer um serviço de transporte, principalmente para regiões mais distantes, é algo que envolve bastante organização e planejamento para que tudo saia conforme o previsto e não haja atrasos, riscos, entre outros tipos de problemas.

Além disso, vale ressaltar que a parte gerencial e logística também precisam de uma boa organização e planejamento, especialmente para evitar prejuízos.

Por exemplo, se você tiver uma entrega em uma região distante de onde você mora, é importante pensar não só na melhor forma de se deslocar até lá, como também buscar um serviço para a volta.

Já pensou se você dirige centenas de quilômetros para fazer um serviço e na volta não tem nada para transportar? E os gastos com combustível, pedágios etc.? Como ficam? Se você trabalhar como autônomo, você é quem paga essa conta.

E falando nesse assunto…

Autônomo, agregado ou funcionário de uma empresa?

Outro ponto importante que você deve considerar para se tornar um caminhoneiro é decidir de que forma você atuará.

Você pode ser autônomo, ou seja, trabalhar totalmente por conta própria, tendo seu próprio caminhão, além de mais autonomia, liberdade e possibilidade de lucros maiores. 

Pode atuar de forma agregada, prestando serviços para uma ou mais empresas, sem ter um vínculo empregatício. 

Ou, ainda, você pode ser funcionário de uma organização. Dessa forma, você é contratado por uma empresa, regime CLT por exemplo, e trabalha especificamente para esse negócio. 

Nessa terceira opção, apesar de não ser a mais atrativa do ponto de vista financeiro, possui mais previsibilidade. Isso significa que você já sabe quais serão suas viagens e o quanto receberá por mês.

Tipo de caminhão

Hoje em dia, existem diferentes tipos de caminhões disponíveis para comprar. Cada um possui determinados tamanhos, capacidades e particularidades.

Por isso, outro ponto importante que você deve considerar sobre como ser caminhoneiro é definir o tipo de veículo que você conduzirá.

E para te ajudar nisso, fizemos um artigo especial sobre como escolher o caminhão ideal (vale a pena conferi-lo depois).

Além disso, ainda nesse assunto, é essencial avaliar o tipo de carga que você planeja levar.

Isso porque se, por exemplo, você pretende transportar cargas perigosas, como produtos químicos, mercadorias inflamáveis, venenosas, corrosivas etc. além de ter um caminhão adequado para isso, você precisará de um certificado específico conhecido como MOPP (Movimentação Operacional de Produtos Perigosos).

Habilitação

Homem entrando no caminhão

Outro aspecto importante que você precisa considerar para se tornar caminhoneiro é a habilitação necessária para dirigir veículos desta categoria.

Isso porque as CNHs A e B não servem. Você precisa, no mínimo, da categoria C, sendo que dependendo do tipo de serviço que você pretende fazer, a categoria pode ser ainda a D ou a E.

Portanto, não deixe de verificar essa questão da habilitação de acordo com o tipo de transporte que deseja fazer, ok?

De modo geral, a escolha da categoria da CNH vai depender do peso que você vai transportar em seu veículo.

Cadastro na ANTT

Você já ouviu falar sobre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)? Pois então, se você quer se tornar caminhoneiro, outro ponto que você não pode esquecer é fazer o seu cadastro nesse órgão federal.

Dica final: capacitação

Antes de encerrarmos nosso post sobre como ser caminhoneiro, nós temos uma última dica para você e ela se refere a capacitação.

Isso porque se você quiser ser um profissional qualificado, eficiente e requisitado pelo mercado e pelas empresas, é de suma importância que você esteja sempre se capacitando.

Portanto, estude, faça cursos, leia livros e conteúdos na internet, e participe de eventos, palestras, workshops etc.

Aprender nunca é demais. Então, não seja um profissional acomodado e que faz apenas “o básico”. Em vez disso, busque se aprimorar constantemente e evoluir na carreira.

Assim, além de ser um caminhoneiro melhor e mais preparado, a tendência é que seus ganhos sigam na mesma proporção. Ou seja, sejam cada vez maiores e melhores.

E se você gostou do artigo, deixe um comentário abaixo contando o que achou! As dicas e orientações foram úteis? Elas ajudaram de alguma forma? Esperamos que sim!

Deixe um comentário