Como transportar crianças no carro corretamente

Pai colocando cinto de segurança em criança no carro

Levar os filhos para um passeio é, sem dúvida, uma atividade muito prazerosa. Todavia, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de transportar crianças no carro.

Aliás, desde abril de 2021, novas regras foram implementadas no CTB – Código de Trânsito Brasileiro. Agora, não é mais por divisão de idade o uso da cadeirinha, e sim pela altura da criança.

O uso do assento de elevação é obrigado até que o seu filho atinja 1,45 metros de altura, independente da idade.

Mas, além disso, há outras medidas de segurança que os pais podem adotar para proteger ainda mais as crianças e fazer uma viagem de carro segura para todos. Confira a seguir!

Dicas para transportar crianças no carro

Antes de tudo, vamos conferir o que mudou em relação aos assentos depois das alterações realizadas pelo CTB:

  • Agora, o uso do bebê conforto deve ser utilizado no caso para famílias que tenham crianças de até um ano de idade e até 13 kg.
  • A cadeirinha é indicada para crianças de 1 a 4 anos, com 9 e 18 kg.
  • Já no caso do assento de elevação, ele deve ser utilizado com crianças de 4 a 7 anos e meio de idade, porém, é preciso se atentar se as mesmas ainda não tenham atingido 1,45 m de altura, com peso entre 15 e 36 kg.
  • Crianças com mais de 7 anos e meio até 10 anos de idade e que ainda não tenham atingido 1,45 m de altura o transporte deve ser realizado no banco traseiro utilizando o cinto de segurança.

1 – Leve as crianças sempre no banco de trás

Crianças entre 7 anos e meio a 10 anos que ainda não atingiram a altura mínima de 1,45m devem viajar de carro utilizando apenas o cinto de segurança, sem a necessidade da cadeira de elevação. E, claro, devem ir no banco de trás.

Além disso, é comum vermos alguns carros com o assento de elevação no banco da frente, o que é um erro. Isso pode comprometer tanto a segurança da criança, como também prejudicar a concentração do motorista.

Para as mamães que precisam dirigir e sair com seus bebês, o ideal é que possam contar com um acompanhante para ir no banco de trás junto com o bebê. Mesmo em casos assim, a criança deve ser colocada no assento específico e o acompanhante ao lado.

2 – Instale a cadeirinha de costas para o movimento

Outro ponto a se atentar para transportar crianças no carro de forma mais segura é a respeito da instalação da cadeirinha.

Ela deve ser instalada do lado oposto ao movimento, próximo aos bancos da frente. Ou seja, a criança ficará de costas para a janela da frente do carro e para os passageiros da frente.

Isso é importante, porque, dados da Academia Americana de Pediatria apontam que até 2 anos de idade, as crianças têm até 75% menos chances de sofrer lesões em casos do carro bater quando estão viajando sentadas para o lado oposto ao movimento.

É importante ressaltar que, na hora que for adquirir a cadeirinha, fique atento se o produto tem o selo do Inmetro ou certificação de segurança.

3 – Deixe o carro preparado um dia antes

Cadeirinha de carro para criança

Vai sair com as crianças para viajar ou um passeio de lazer mesmo dentro da cidade? Não custa nada planejar com um pouco de antecedência para que tudo esteja em ordem no dia.

Verifique a cadeirinha, tire objetos do interior do carro que possam distrair as crianças durante o trajeto, verifique os cintos de segurança e, em casos de viagens longas, faça uma revisão no veículo.

4 – Separe playlists e audiobooks infantis

Uma dica para deixar as crianças entretidas é preparar uma playlist com canções infantis e até mesmo audiobooks para os pequenos se distraírem enquanto você dirige.

Esse tipo de entretenimento é mais indicado do que dar ao pequeno algum tipo de objeto que ele pode acabar jogando pelo carro, prejudicando a sua direção.

5 – Malinha de primeiro-socorros

Confira se a malinha de primeiros socorros está em ordem, pois pode ser de grande utilidade em casos de imprevistos. Aproveite para preparar a malinha da criança com seus itens essenciais e remédios que estejam em uso.

6 – Faça breves paradas durante o trajeto

Mãe colocando criança no carro

Caso a viagem dure mais de duas horas, é aconselhável fazer breves paradas até mesmo para que os adultos e o motorista possam descansar por alguns minutos.

É o momento de ir ao banheiro, fazer um lanche e aproveitar para alimentar as crianças também fora do veículo, evitando assim acidentes durante o trajeto.

7 – Mantenha as janelas fechadas

Ao viajar com criança no carro, todo cuidado é pouco. Cada detalhe deve ser levado em conta para tornar o trajeto mais seguro. Não importa se é um passeio pelo bairro ou uma viagem mais longa de férias.

Por isso, procure manter as janelas da parte de trás do carro fechadas durante todo o trajeto e deixe apenas uma parte das janelas da frente aberta para circular o ar, caso o carro não tenha ar-condicionado.

8 — Leve saquinhos de plástico

Durante um passeio de carro, é muito comum que algumas crianças sintam enjoo. Portanto, sempre tenha no porta luvas do carro saquinhos de plásticos para casos de emergência.

Além disso, os saquinhos também servem para recolher o lixo que pode ser gerado durante a viagem. Assim você consegue manter o carro minimamente organizado.

Multa para quem descumprir regras

Outro ponto fundamental é que, viajar com crianças pequenas sem o uso da cadeirinha, é considerada uma infração gravíssima 7 pontos na carteira e cabe multa de R$293,47.

Além disso, o motorista é autuado com sete pontos na carteira de habilitação e pode ter seu veículo apreendido pela falta do uso de proteção dos equipamentos obrigatórios.

Conte com a Cadê Guincho

Empresa de Guincho 24 horas

Em casos de emergências, encontre as melhores empresas de guincho e reboque e profissionais de auto socorro no Cadê Guincho. Somos uma plataforma online que oferece guincho 24 horas com uma base com mais de 7 mil profissionais, em várias regiões.

Temos o propósito de melhorar a experiência do motoristas que não possuem seguro e que precisam de serviços de guincho, auxiliar de partida, troca de pneu, destrancamento e auxílio a pane seca, com atendimento mais rápido que o mercado tradicional e com preço justo! 

Acesse nosso site ou baixe o aplicativo na Play Store e confira!

Deixe um comentário