O extintor de incêndio veicular é um item de suma importância em veículos. Porém, ainda gera muitas dúvidas entre os motoristas.
É obrigatório? Não é? O que diz a legalização sobre o assunto? Além disso, quais são os principais cuidados que você deve ter com ele?
Se você deseja saber as respostas para essas e outras perguntas, acompanhe esse artigo sobre o extintor de incêndio veicular!
Entendendo o extintor de incêndio veicular
Um extintor de incêndio, como o nome já indica, consiste em um equipamento de segurança utilizado para apagar e controlar o fogo em casos de emergência.
Assim, evita-se que situações mais sérias e graves, como explosões e incêndios, possam acontecer.
Esse equipamento é produzido em formato cilíndrico e dentro dele há um tipo de pó que é expelido quando você aciona a válvula de pressão. Dessa forma, é possível extinguir ou pelo menos conter um princípio de incêndio.
O que diz a legislação?
De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), atualmente (2022) o uso de extintores de incêndio em veículos é facultativo. Ou seja, não é obrigatório. Porém, vale ressaltar que se trata de um item de segurança bastante importante.
Então, se você pretende manter esse equipamento em seu carro, é de suma importância que você se atente a alguns pontos…
Quais cuidados você deve ter?
O primeiro deles refere-se à localização do extintor. Ele deve estar na parte da frente do veículo, em um local de fácil acesso — próximo ao assoalho, seja no lado do motorista ou do passageiro.
O segundo ponto é que você deve verificar se:
- o lacre do equipamento está no lugar;
- o indicador de pressão não está na faixa vermelha (o ponteiro precisa estar na área verde);
- não há amassados, ferrugem ou outros danos no cilindro (ele precisa estar em um bom estado de conservação).
Além disso, o terceiro ponto relacionado a esse item é que ele deve ter o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atestando que ele atende e respeita as normas de segurança exigidas.
Por fim, é essencial que o equipamento presente em seu carro esteja sempre dentro do prazo de validade. Caso contrário, poderá não funcionar como deveria em caso de uma emergência.
Qual a validade do extintor de incêndio veicular?
Um extintor de incêndio veicular dura, em média, cinco anos. Então, atente-se a esse prazo para trocar o equipamento sempre que for necessário de modo garantir a sua eficiência caso precise ser utilizado, ok?
Quando trocar o extintor de incêndio do seu veículo?
Com base nos tópicos anteriores, há três cenários principais que demandam a troca do extintor de incêndio do seu veículo:
- quando já passou cinco anos (prazo de validade);
- quando o extintor estiver com o ponteiro no vermelho (isso significa que ele está despressurizado);
- e quando você utilizá-lo em uma situação de emergência.
Como usar extintor de incêndio veicular?
Agora que você já sabe o que diz a legislação sobre o uso do extintor de incêndio em automóveis, quais os principais cuidados que deve ter com ele, além da validade do equipamento e situações de troca, é hora de falar sobre como utilizá-lo.
Afinal de contas, pouco adianta você saber todas essas informações se um dia você precisar utilizar esse item e não souber exatamente como fazer isso, não é verdade? Portanto, acompanhe o passo a passo a seguir!
O primeiro ponto que você deve se atentar refere-se ao plástico que protege o extintor. O Contran não especifica nenhuma informação a respeito de mantê-lo ou retirá-lo.
Porém, para evitar um trabalho extra em uma situação de emergência e ganhar tempo, é interessante que o equipamento seja mantido sem o plástico. Feita essa observação, agora podemos seguir para o seu uso na prática.
Pegue o extintor, retire o lacre, posicione sua mão no gatilho, identifique a área que está saindo fumaça ou que está com um princípio de incêndio e aperte o gatilho em direção a ela.
O uso e funcionamento é basicamente esse. Não há muita dificuldade em utilizar um extintor de incêndio — até porque ele é usado em situações de emergência, então não dá para perder muito tempo.
Vale ressaltar ainda que, ao utilizar o equipamento, não se deve incliná-lo muito, pois nesse caso ele pode não funcionar corretamente (a carga pode ter mais dificuldade para sair).
Observação importante: se você tiver qualquer dúvida na hora de utilizar o equipamento, saiba que normalmente no próprio extintor há instruções sobre como utilizá-lo.
Agora, atenção, se você se aproximar do carro e observar que o fogo está ganhando um volume maior e rapidamente, afaste-se dele e chame os bombeiros pelo telefone 193.
A importância do extintor de incêndio veicular
Imagine que você tenha caído na estrada em uma viagem com a família. Tudo parecia bem, até que o carro começa a apresentar problemas. Nesse momento, você observa que uma fumaça está começando a sair debaixo do capô.
Ou ainda, em um outro cenário, imagine que você esteja indo de carro para o trabalho e, no meio do caminho, você se envolve em uma batida, sendo que por conta dessa colisão, uma fumaça começa a sair na parte da frente do seu veículo.
O que fazer? Nessas duas situações, talvez haja um risco de incêndio, que pode não só danificar o seu carro, como também gerar problemas mais graves a você e a outras pessoas que estiverem por perto.
Sendo assim, desligue o veículo, pegue o extintor, desça do carro, vá até o capô e verifique se ele não está muito quente (tenha cuidado para não se queimar). Se a temperatura não estiver muito elevada, abra-o cuidadosamente.
Se você notar que há um princípio de incêndio, não hesite em usar o extintor seguindo o passo a passo que citamos no tópico anterior.
Assim, você poderá evitar maiores riscos e depois chamar a ajuda de alguém, por exemplo, de um bombeiro ou de um guincho, para que o seu veículo possa ser levado até uma oficina mecânica.
E então, ficou mais claro agora como funciona a legislação em relação ao extintor de incêndio veicular e quais as principais dicas e cuidados que você deve ter com esse equipamento?
Se você gostou do conteúdo e o achou útil, compartilhe-o para ajudar mais pessoas. Até a próxima!