Férias de verão: não esqueça da manutenção do seu carro!

Saindo de férias depois de realizar a manutenção no veículo

As férias estão chegando e você está pensando em pegar a estrada. Antes saiba que é importante fazer uma manutenção preventiva em seu carro para que problemas inesperados não aconteçam durante o percurso. Afinal, férias é sinônimo de lazer e tranquilidade e você não vai querer ficar empenhado na estrada.

Quer saber como evitar esse tipo de surpresa? Confira as nossas dicas.

Calibragem dos pneus

Pode parecer simples, mas tem gente que ainda esquece de calibrar os pneus do carro. Se você é uma dessas pessoas, saiba que 1 libra a menos de pressão em cada pneu do carro pode aumentar em até 0,3% o consumo de combustível por quilômetro rodado.

É sempre importante seguir as orientações do fabricante do veículo, por isso consulte sempre o manual do proprietário e garanta que os pneus sejam calibrados com a pressão conforme indicada no manual. Os pneus quando calibrados ajudam no amortecimento do veículo e fazem o carro render mais na autoestrada.

Além disso, é recomendado verificar ao menos uma vez na semana a pressão dos pneus.

Em uma revisão, é importante checar se os pneus não estão carecas e ver se as laterais da banda de rodagem não apresentam bolhas. Caso estejam assim, é necessário trocá-los.

Lâmpada dos faróis

Mecânico fazendo a manutenção da lanterna do veículo

Uma lanterna quebrada pode causar vários problemas para o motorista. Enquanto uma regulagem incorreta pode atrapalhar a visão do condutor que trafega em sentido contrário, por exemplo. Isso acarreta multa e até pontos na carteira de motorista, fique atento!

Procure identificar quais lâmpadas e funcionalidades não estão funcionando e faça a troca. Em alguns casos ela pode ser feita em casa, em outros casos para veículos mais complexos, apenas na oficina.

Palhetas do para-brisa

Em uma rodovia é necessário ter o máximo de visibilidade e o para-brisa ajuda muito em situações que podem atrapalhar a visão como névoa e chuva. Eles precisam estar em perfeitas condições sem ressecamento ou desgastes para que cumpram a sua função da melhor maneira possível.

Verificar as palhetas é fácil e rápido, se ela estiver desgastada ou mesmo ressecada busque palhetas originais para repô-las e também certifique-se do preenchimento do reservatório de esguichos.

Utilize aditivos de limpeza de para-brisas para potencializar a limpeza dos vidros, remoção de sujeiras e aumento da vida útil das palhetas.

Óleo e filtro do motor

Mecânico colocando óleo no veículo na manutenção

O óleo possui uma função importante que é a de garantir a lubrificação das peças do motor.

Ele tem um período de validade determinado, na maioria dos veículos, troca-se o óleo do motor a cada 10 mil quilômetros rodados. Entretanto, pode ocorrer uma eventual redução do nível do óleo, sendo necessário completá-lo.

É essencial trocar o óleo antes de viajar se você já está um tempo rodando sem ter efetuado a troca. Isso porque o motor trabalha muito durante uma viagem e é preciso garantir que ele não sofra danos.

Ao trocar o óleo verifique o filtro do motor e troque-o também.

Filtro de Ar

Se ao checar o filtro de ar, você encontrá-lo sujo, o melhor é comprar uma peça nova para reposição. Já que utilizar técnicas de limpeza com ar comprimido ou até mesmo batidas no filtro danifica-o.

É ideal seguir o plano de manutenção para o filtro de ar indicado pelo fabricante no manual do proprietário.

Freios

Os freios são imprescindíveis para a condução do veículo com segurança. Por esse motivo, é necessário identificar possíveis danos, falhas ou até mesmo trincas causadas pelo desgaste natural das peças. A manutenção dos freios é recomendada, a depender do veículo, a cada 5 ou 10 mil km.

Os principais alertas de problemas no disco e pastilhas de freio são os seguintes:

Pedal rígido ou suave demais;

Pedal de freio trepidando;

Barulhos incomuns no momento da frenagem e

Luz do fluído de freio acionada no painel do veículo.

Radiadores

Mecânico fazendo a manutenção do radiador

O radiador tem um papel essencial no sistema de arrefecimento dos automóveis. Ele é responsável por resfriar a água que circula pelo motor fazendo a temperatura permanecer no estado ideal para não superaquecer o motor e causar danos maiores ao veículo.

Para prevenir problemas no radiador é necessário verificar o nível de fluído de arrefecimento. Caso ele esteja abaixo do nível é ideal completá-lo no reservatório. O melhor líquido a ser utilizado não é a água e sim o aditivo adequado ao seu carro.

Sistema elétrico

Uma pane elétrica pode deixar qualquer um empenhado na estrada. Revisar baterias, cabos, alternador e os sistemas de iluminação é de extrema importância.

Sabe-se que a bateria vai carregando conforme o carro roda. Para mantê-la em dia, bastaria conduzir o seu veículo regularmente. Entretanto, é importante estar atento à manutenção dessa peça tão necessária.

Saiba que as baterias têm uma duração média de três anos, com cuidados elas podem durar até mais, estendendo-se para cinco ou sete anos.

Limpar os terminais da bateria, lubrificar os polos, conduzir com frequência e evitar o uso simultâneo de rádio, luzes e ar condicionado aumenta a vida útil da bateria de seu carro.

Suspensão

Carro fazendo manutenção da suspensão

A suspensão bem alinhada e o balanceamento vão garantir uma viagem com mais segurança. Nesse sistema estão incluídos os pneus, a mola, o amortecedor e a barra estabilizadora.

Realizar o alinhamento é garantir que os componentes fiquem em equilíbrio e sem folga entre eles. Falhas nesse sistema fazem o condutor facilmente perder o controle do seu veículo, assim como gera desgaste prematuro de outras partes do carro.

Antes de sair em viagem, confira outros itens como estepe, macaco, triângulo e chave de roda. Realize uma limpeza geral no carro e garanta total visibilidade, segurança e conforto para você e sua família.

Realize a revisão de férias no seu carro, verifique o que você mesmo pode fazer e sempre que possível leve seu veículo à oficina. Evite dores de cabeça e surpresas desagradáveis, cuidar bem do seu carro é prezar pela vida e segurança sua e de seus familiares.

A revisão pré-viagem de férias deve ser bem completa, mas não precisa, necessariamente, ser algo complexo ou demorado.

Faça isso e saia de férias com tranquilidade!

Deixe um comentário