O que eu preciso saber sobre fluidos automotivos?

Fluido sendo colocado no motor

Os cuidados com nossos veículos automotivos são de suma importância, já que são eles quem nos deslocam pelos lugares na cidade e em outras regiões. Por esse motivo, é crucial entender um pouco mais sobre o funcionamento do seu veículo, em especial os fluidos. Existem diferentes tipos, e cada um deles apresenta um papel importantíssimo para o seu carro.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Afinal, o que são fluidos automotivos e qual a sua importância?

Os fluidos automotivos são basicamente líquidos que contém a função de limpar, acionar, lubrificar e até mesmo de refrigerar o veículo e seus principais componentes! Assim, podemos entender que esses tipos de fluidos se tornam essenciais para o funcionamento do veículo, logo, devem ser trocados frequentemente para que suas funções continuem sendo executadas de maneira eficiente.

Ao entendermos o seu conceito, podemos perceber que eles oferecem grande importância no resfriamento e na lubrificação dos próprios mecanismos que envolvem as partes do veículo!

Quando priorizamos um estado eficiente desses fluidos, todo o automóvel funciona de maneira harmônica e fica menos ocioso a problemas mecânicos, técnicos, e entre outros processos relacionados.

Por esse motivo, a manutenção preventiva deve ser feita de forma regular, ou conforme orientação da empresa de sua confiança. Pois caso contrário, você poderá obter um desempenho inferior, caso não consiga adaptar-se aos fluidos do seu veículo no dia -a -dia, seja na cidade ou até mesmo na estrada.

Qual é o tempo de durabilidade dos fluidos automotivos?

De forma prática, assim como os fluidos tendem a apresentar diversas funções para o seu carro, esse processo também afetará a vida útil deles. Portanto, alguns podem durar muito mais — como é o caso do câmbio — já outros, possuem um comportamento diferente — como o de freio, que não pode sofrer nenhum tipo de diminuição de nível.

Ou seja, tudo interfere na durabilidade desses fluidos. Vamos entender cada um deles a seguir.

1. Óleo de motor

Fluido automotivo

Esse tipo de óleo irá servir para lubrificar, limpar e resfriar as peças do motor. Logo, é totalmente recomendada a troca desse óleo a cada 5 mil quilômetros (se tratando de óleo mineral), e a cada 10 mil quilômetros para o óleo que é mais sintético.

Mesmo que a quilometragem seja o principal fator para definir o tempo de troca, caso o dono do veículo não atinja esse requisito (velocidade) de, no máximo, seis meses, ainda assim é recomendado realizar a substituição! Sem contar que é de suma importância realizar a troca do filtro, juntamente com o óleo.

2. Fluido de Freio

De forma prática, a principal função do fluido de freio é justamente transmitir a força do pedal para as rodas do carro. Além disso, esse líquido também é crucial para realizar a absorção da umidade do ambiente, e caso essa umidade esteja em excesso, pode acabar contribuindo com ferrugens no local.

Sem contar que o fluido de freio também realiza a prevenção de falhas durante a frenagem, bem como na perda de desempenho e na formação de bolhas.

Logo, a recomendação exata para a troca desse tipo de fluido é entre 10 mil e 20 mil quilômetros rodados! Contudo, se a quilometragem não tiver sido atingida no período de um ano, por exemplo, ainda assim é necessário realizar a manutenção e checagem.

3. Fluido de direção hidráulica

Volante automotivo

Esse tipo de fluido é inteiramente responsável por fazer com que o peso do volante seja mais leve, e de forma que consiga preservar a direção do veículo! Além disso, o fluido de direção hidráulica também consegue prevenir alguns problemas com o câmbio automático, e dessa forma, estima-se que a troca desse óleo deva ser feita a cada 35 e 50 mil quilômetros!

E novamente, entramos na questão de que, se durante um ano, você não conseguiu rodar essa distância, ainda assim é importante realizar um check-up para garantir a qualidade do fluido.

4. Líquido de arrefecimento

Sendo o líquido aditivo do radiador, ele acaba sendo uma mistura de água com aditivos específicos, e que servirão para fazer com que o sistema de arrefecimento funcione — que é o responsável pela refrigeração do motor.

Além disso, o fluido de arrefecimento também lubrifica todas as peças que estão em contato direto com ele e ainda por cima oferece uma economia de rendimento ainda melhor no combustível.

5. Fluido de limpador de para-brisa

Caso você não saiba, pode ser necessário completar o líquido responsável por limpar o para-brisa no mesmo instante em que notar a falta de fluido em seu uso. Por esse motivo, nunca deixe de atentar-se a esse procedimento, já que esse líquido é de suma importância para realizar a limpeza de vidros, e assim, facilitar a sua visão durante as viagens. Trata-se de uma segurança para você mesmo!

6. Fluido de câmbio

Câmbio manual

E por último, não podemos deixar de mencionar o fluido de câmbio, que atua como um excelente lubrificante e melhora todo o sistema de câmbio. Mesmo que tenhamos um alto uso do câmbio durante o uso cotidiano do carro, trata-se de um dos fluidos que mais duram e sua recomendação de troca é a cada 120 mil quilômetros rodados.

Como escolher o melhor fluido automotivo?

De forma geral, todos os fluidos apresentados acima possuem diversos tipos de variações para diversos tipos de veículos. Dessa forma, existem departamentos, institutos e organizações que fazem a regulamentação da qualidade desses óleos.

Logo, a indicação para o melhor tipo de óleo para o seu veículo encontra-se em seu próprio manual, mas caso prefira uma ajuda profissional, você pode contar com especialistas capacitados nesse assunto para oferecerem a melhor experiência e segurança.

E aí, gostou desse artigo? Agora que você já sabe o conceito e já conhece todos os fluidos automotivos existentes em um veículo, bem como o tempo em que se leva para realizar a troca e a manutenção dos mesmos, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira dicas exclusivas sobre o tema!

Deixe um comentário