Sistema de lubrificação do carro: o que eu preciso estar atento?

Colocando óleo no motor do veículo

Quando pensamos em cuidar do carro em nosso dia a dia, são vários os detalhes aos quais precisamos estar atentos. Afinal, trata-se de uma máquina com muitos componentes fundamentais que, caso se danifiquem, acabam fazendo com que toda a estrutura pare de funcionar com eficiência.

Entre os diversos sistemas de um carro, está o de lubrificação. Este sistema funciona para impedir que o atrito entre partes móveis do veículo, principalmente na região em que ficam peças importantes do motor e área de combustão, para fazer o carro pegar e andar normalmente.

Neste conteúdo, para sermos mais específicos, escolhemos justamente o sistema de lubrificação para analisar com mais detalhes. Nosso objetivo principal é simples: mostrar a cada leitor os pontos aos quais ele deve ficar atento no momento de cuidar do carro, além de melhorar a eventual identificação de possíveis problemas nesta parte.

Funcionamento correto

O primeiro ponto que demanda atenção é, obviamente, a percepção sobre o correto funcionamento, ou não, do sistema de lubrificação do carro. Mas como saber isso?

O sistema de lubrificação é formado por alguns componentes hidráulicos, que garantem a passagem do óleo por meio de um sistema interno no veículo. Desta forma, o produto utilizado consegue evitar que o atrito entre as peças da região em questão seja muito elevado, o que poderia causar problemas no funcionamento do carro.

Além disso, o sistema de lubrificação também auxilia no controle da passagem de calor pelas estruturas do automóvel. Ou seja, caso esteja ocorrendo atrito ou superaquecimento, é importante checar.

Portanto, esta é uma primeira atenção necessária para os donos de veículo. Se alguns destes “sintomas” surgirem no carro, é fundamental que haja uma análise mais direta sobre o sistema de lubrificação.

Óleo utilizado

Vamos a mais um elemento ao qual é fundamental que o dono do carro esteja atento, relacionado ao sistema de lubrificação. Estamos falando do óleo, do lubrificante usado.

O mercado oferece diversas opções, como em qualquer segmento. Os preços vão variar, mas nem sempre a qualidade é equivalente. Por isso, é muito importante que os donos de veículo pesquisem, conversem com profissionais da área e se informem de maneira completa para escolher a melhor opção.

Além disso, outros detalhes precisam ser pensados. Um deles é o fato de que nem todos os motores são iguais. Sendo assim, é preciso saber qual o tipo de lubrificante específico para a peça do carro. Usar o óleo errado pode trazer problemas, mesmo que o produto seja de boa qualidade.

A quilometragem certa para a troca do lubrificante também precisa ser conhecida e respeitada, para evitar que o sistema se desgaste sem necessidade e de forma exagerada. Demorar demais pode trazer danos que não são reversíveis apenas com a troca posterior. Por isso, fique atento a este detalhe também, além, é claro, de sempre checar os níveis de óleo, independente do limite de tempo. Acompanhamento constante é também um detalhe importante.

Quer mais um detalhe em relação ao óleo? Preste atenção para não misturar dois tipos diferentes. Isso traz problemas e precisa ser evitado. Também não coloque aditivos que não sejam estritamente recomendados por especialistas. Colocar qualquer produto indiscriminadamente pode ser um risco. Tenha consciência e auxílio profissional.

Filtro

Filtro do veículo

Outro elemento que faz parte da estrutura física do sistema de lubrificação é o filtro. Como o nome já diz, este componente é o responsável por peneirar o óleo que fará seu caminho para lubrificar toda a região.

Resumindo: o filtro é quem atua para impedir que eventuais resíduos indesejados consigam fazer a passagem e acabem indo junto com o óleo para as partes do motor e regiões adjacentes, que também são lubrificadas.

Assim, não ficam sujeiras presas no motor, o que sempre pode ser um risco. Mas isso acontece quando o filtro está em funcionamento normal.

Por isso, é fundamental que os donos de veículo fiquem atentos ao filtro, para perceberem se ele está em bom estado e se não entupiu com muita sujeira. Além disso, caso haja falhas na lubrificação, pode ser sinal de que o filtro não está bom.

Sendo assim, os proprietários do veículo precisam ficar em alerta sobre a qualidade dos filtros, parte fundamental do sistema de lubrificação.

Outros detalhes que merecem atenção

Para entrarmos na parte final deste conteúdo, vamos citar mais alguns detalhes aos quais os donos dos carros devem ficar atentos para entender se o sistema de lubrificação está em dia, cumprindo a função devida e mantendo o veículo em bom estado.

Primeiro de tudo, ficar alerta sobre possíveis vazamentos de óleo. Se isso acontece, deixando marcas no chão da garagem, é fundamental checar o sistema de lubrificação. Neste caso, não é difícil perceber que algo está errado, já que o vazamento é bastante visível.

De qualquer forma, é preciso ficar atento para entender e perceber o que está acontecendo. Assim, o problema pode ser contornado mais rapidamente, evitando agravamento da questão.

Eventuais barulhos, como ruídos de peças se arranhando e batendo de forma indevida, também são sinais de que o sistema de lubrificação pode estar com problemas. Afinal, uma das funções deste elemento, como já dissemos, é evitar o atrito.

Logo, se ouvir sons de raspagem ou batidas entre peças, o motorista deve ficar bastante atento sobre a possibilidade de haver problemas na lubrificação. Checar os níveis de óleo e eventuais falhas é necessário.

Estes são alguns dos detalhes aos quais os donos de carro devem ficar bastante atentos em relação ao sistema de lubrificação. Sabendo lidar com todas estas informações, as chances de que o automóvel mantenha os seus componentes em bom estado é muito maior.

Sendo assim, lembre-se sempre de ficar atento aos detalhes e aos sinais que o sistema de lubrificação possa passar, principalmente quando algo não está bem.

Veículo sendo rebocado

Mas, se algo der errado e você precisar de um serviço de guincho, saiba que o Cadê Guincho está ao seu lado. Visite nossas redes sociais para entender como funciona o aplicativo e de que forma conseguimos aproximar quem precisa do serviço com quem o oferece. Além disso, veja outras publicações no nosso blog e, é claro, baixe nosso aplicativo para ter o Cadê Guincho na sua mão.

Deixe um comentário