Saiba quais são os calçados mais adequados para dirigir

Motorista dirigindo com sapatos adequados

Você sabe quais os tipos de calçados mais adequados para dirigir? Conhece os que não são recomendados? Essas informações são essenciais para garantir a sua segurança no trânsito, além de, é claro, evitar o recebimento de uma multa.

Ficar atento sobre o que é permitido, além de saber os prós e contras de cada tipo de calçado, é de extrema importância para diminuir o número de acidentes e ainda garantir mais conforto durante a condução do veículo.

Confira, a seguir, mais informações sobre o tema.

Mocassins têm boa aderência

Motorista dirigindo com mocassim

Calçado bastante utilizado por pessoas de diferentes faixas etárias, os mocassins são alguns dos mais adequados para dirigir. Isso acontece por conta da boa aderência que o solado desse tipo de calçado tem ao entrar em contato direto com o pedal do carro.

Além disso, não são apertados nem comprometem os movimentos do motorista, logo, não contam com contraindicação no momento da condução. Outros pontos a serem destacados ainda são a boa ventilação e o conforto que os mocassins oferecem.

Vale destacar que utilizar o calçado adequado é de extrema importância se você pretende evitar o recebimento de multas. Lembre-se que o valor atual da cobrança é de R$130,16, além, é claro, dos 4 pontos contabilizados na carteira.

Calçados esportivos também são indicados

Além dos mocassins, outros calçados extremamente indicados para quem pretende dirigir com mais segurança são os calçados esportivos. Os motivos, como você deve imaginar, são praticamente os mesmos do caso da utilização do mocassim.

Contando com um solado que tem boa aderência ao pedal, é possível ter mais estabilidade e segurança enquanto dirige. Além disso, a estrutura dos calçados esportivos, em geral, conta com boa flexibilidade, o que aumenta o conforto do motorista.

E por falar em conforto, o calçado esportivo acaba saindo na frente de outros concorrentes do mercado, já que eles foram feitos para servir de forma confortável nos pés de pessoas que praticam atividades físicas.

Dirigir descalço está permitido

Motorista dirigindo descalça

Apesar de muita gente achar que isso vai contra a lei, dirigir descalço é permitido e, em muitos casos, até mesmo aconselhado. Isso porque, em comparação com outros calçados disponíveis, é possível ter mais segurança quando existe o contato direto do pé com o pedal.

Apesar de não ser possível contar com aderência entre o pé e o pedal, quando se dirige descalço, não existem empecilhos em relação à movimentação do motorista. Dessa maneira, por exemplo, não é possível ser atrapalhado por um cadarço.

Contudo, ainda assim, existem outros calçados que são mais recomendados, como os esportivos e os mocassins, já citados em nosso artigo. No mais, fica mais uma recomendação para quem não conta com um calçado disponível a todo momento.

Dirigir descalço pode ser perigoso

Apesar de não ser proibido e ser mais seguro do que alguns tipos de calçado, dirigir descalço tem seus perigos. Isso porque, em dias quentes, por exemplo, o contato entre a sola do pé e o pedal pode ser extremamente desconfortável.

O clima pode fazer com que seu pé comece a suar, o que diminui o atrito com o pedal. Além disso, o objeto pode acabar aquecendo a tal ponto que até mesmo queimaduras podem acabar surgindo durante a condução. A situação pode ser bastante perigosa.

Sapato social tem lado positivo e negativo

Motorista dirigindo com sapato social

O sapato social é utilizado por muitos trabalhadores e conta com aspectos positivos e negativos na hora de dirigir. Logo, pode ser utilizado normalmente, mas existem algumas outras alternativas que são mais seguras do que o seu uso no dia a dia.

Entre os benefícios de se utilizar o sapato social, temos a sua capacidade de aderência, afinal, o seu solado rígido, acaba possibilitando isso. Além disso, a sua estrutura também é rígida, o que acaba dando mais segurança para trocar de pedal rapidamente.

No entanto, justamente por conta de toda essa rigidez, se o uso for prolongado, é inevitável que o desconforto apareça. Por conta disso, não é um dos calçados mais recomendados. Contudo, ainda assim, traz bastante segurança durante o seu uso.

Sapatos femininos não devem conter adereços

No caso das mulheres, a situação é um pouco mais complicada, já que boa parte dos calçados femininos não são os mais adequados para dirigir. É o caso das sandálias, que podem acabar agarrando no piso do carro e tornando a condução perigosa.

Por esse motivo, o mais recomendado é utilizar sapatos fechados, que não tenham adereços que possam atrapalhar no momento de dirigir. Sapatilhas que sejam flexíveis e que se encaixem com facilidade no pé da condutora são boas alternativas.

Outra alternativa interessante são os tênis, que garantem boa condução desde que não tirem a sensibilidade do pé. É uma opção segura, que conta com bom nível de confortabilidade e pode facilitar a vida de muitas motoristas.

Saltos devem ser evitados

Mulher com salto dirigindo

Apesar de serem utilizados durante o dia a dia por muitas mulheres, os saltos altos não são os mais recomendados para a direção. O primeiro ponto negativo a ser destacado aqui é que, do ponto de vista ergonômico, eles não favorecem uma boa adaptação aos pedais.

Por isso, quando for realizar uma manobra muito rápida, a dificuldade aumenta consideravelmente. Contudo, ainda assim, é possível utilizar saltos durante a condução, mas mesmo os modelos mais indicados ainda são perigosos.

Saltos mais baixos e que tenham uma plataforma mais grossa são os melhores para quem não quer abrir mão desse tipo de calçado. Os de tipo agulha, em todas as situações, não são recomendados, pelos motivos já citados em nosso artigo.

Botas não são recomendadas para dirigir

Utilizadas por homens e mulheres, as botas não são os tipos de calçados mais adequados para dirigir. Isso porque, assim como acontece no caso dos sapatos sociais, elas podem comprometer a movimentação dos motoristas.

Isso acontece porque, em geral, esses calçados são muito rígidos, causando até certo desconforto em algumas situações. Logo, se puder, evite o uso de botas durante a condução de qualquer tipo de carro. Gostou de saber mais sobre o tema? Então não deixe de acessar o nosso site e conferir mais material especial, além, é claro, de conhecer os produtos da nossa loja.

Deixe um comentário