Vida de caminhoneiro: dicas para ter mais saúde e bem-estar

Caminhoneiro olhando pela janela do caminhão

Daqui a alguns dias, especificamente no dia 16/09, será celebrado o Dia Nacional do Caminhoneiro. Por conta disso, nós fizemos esse post especial para falar sobre um assunto muito importante, mas que ainda sim é pouco valorizado em nosso país: a vida de caminhoneiro.

Como sabemos, a vida de caminhoneiro não costuma ser fácil. Há diversas dificuldades e obstáculos que tornam essa profissão realmente desafiadora, como falta de segurança, pouco ou nenhum apoio, condições precárias de muitas vias etc. 

Porém, isso não significa que a preocupação com a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida deva ser deixada de lado. Muito pelo contrário.

Por isso, nós separamos no artigo de hoje diversas dicas e orientações importantes para que você, como caminhoneiro, possa trabalhar de forma mais segura e saudável. Confira!

Vida de caminhoneiro: mais saúde, disposição e bem-estar

No dia a dia de trabalho existem cinco aspectos fundamentais que você precisa se atentar para ter mais qualidade de vida como caminhoneiro. 

A seguir, vamos explicar sobre cada um deles em detalhe!

1. Alimentação

Um dos principais fatores ligados à nossa saúde é a alimentação. E isso, para muitos caminhoneiros, infelizmente ainda é algo pouco valorizado.

Por isso, se você quer ter mais qualidade de vida como caminhoneiro, a primeira dica que você deve considerar refere-se ao que você come em seu dia a dia.

Produtos gordurosos e industrializados, por exemplo, devem ser evitados. No lugar deles, dê preferência para alimentos naturais, orgânicos e que forneçam vitaminas e nutrientes necessários para viver bem.

O ideal é marcar uma consulta com um nutricionista e seguir as recomendações que ele fizer a você.

Cada pessoa tem suas próprias características, condições e realidades, então recomendar algo “geral”, que sirva para todos, não é o mais indicado. Cada caso é um caso.

Além disso, para não prejudicar o organismo e o seu metabolismo, procure se alimentar de forma organizada, respeitando horários pré-estabelecidos. Não fique muitas horas sem comer nada.

2. Hidratação

Além de comer de forma adequada, é essencial que você beba bastante água em sua rotina de trabalho.

Então, sempre que pegar a estrada, leve com você uma garrafa de água para ir se hidratando ao longo do dia.

Segundo especialistas em saúde, adultos devem ingerir pelo menos dois litros de água por dia.

Além do mais, vale ressaltar que esse hábito está relacionado a dica seguinte, pois como você estará bebendo água regularmente, em certos momentos você precisará parar para ir ao banheiro e isso está ligado ao que abordaremos a seguir.

3. Pausas (tempo para descanso)

Caminhoneiro dentro do caminhão lendo uma revista

Como sabemos, a vida de caminhoneiro costuma ser bastante pesada, cansativa e desgastante. 

Justamente por isso é fundamental que você faça pausas em sua rotina de trabalho e tenha um tempo adequado para descanso, para dormir.

Estamos falando sobre seres humanos e não máquinas ou robôs.

Portanto, para evitar problemas de saúde, riscos e acidentes, não trabalhe com sono, cansado e sobrecarregado, ok? Você precisa respeitar os limites do seu corpo e da sua mente.

Além disso, quando fizer pausas, saia do caminhão, ande um pouco e alongue-se. Ficar muito tempo sentado também pode ser prejudicial à saúde. Por isso, movimente-se para não ter problemas circulatórios e musculares.

4. Postura

Outro ponto importante a respeito da qualidade de vida dos caminhoneiros, mas que muitos não dão atenção é a postura.

Normalmente, os caminhoneiros passam horas e horas sentados, percorrendo diversas ruas, estradas e rodovias do país. E isso, quando feito com uma má postura, pode gerar uma série de problemas à saúde.

Por isso, como quarta dica, cuide da sua postura ao dirigir. Busque ficar a frente do volante de uma forma que você se sinta confortável e consiga ficar minimamente ereto (com as costas apoiadas no banco).

Se você ficar muito tempo torto ao dirigir, a tendência é que você sofra com diversos problemas de saúde depois, desde dores no pescoço e cansaço frequente até doenças como escoliose, cifose e hérnia de disco.

5. Paciência

Para muitos caminhoneiros, a rotina de trabalho é bastante estressante e desgastante, afinal, o trânsito, em geral, é assim. E tais aspectos, quando muito frequentes e acentuados, podem ser muito prejudiciais à saúde, especialmente em relação à parte mental.

Por isso, no seu dia a dia de trabalho, procure ser paciente. Em alguns será difícil, quase impossível, mas respire fundo, ouça uma boa música e busque se acalmar.

Se você trabalhar o tempo todo irritado, discutindo e ofendendo outros motoristas, motociclistas e pedestres, será pior para você. Inclusive, pode ser um risco caso você “exploda” e tome atitudes impulsivas.

Então, para evitar qualquer tipo de problema ou transtorno na estrada, seja mais paciente ao dirigir. E para ter uma ajuda com isso, vale a pena considerar o auxílio de um profissional, como um psicólogo ou terapeuta. 

Não há nada de errado nisso. Além do mais, não é “frescura”. É o seu bem-estar mental que está em jogo.

Ah! E uma outra dica ainda em relação a esse ponto refere-se às manutenções regulares do seu caminhão. Isso porque, se o seu veículo está “sempre” apresentando falhas e problemas, é natural que você fique incomodado e irritado.

Portanto, para evitar situações desagradáveis que vão te gerar algum estresse e dor de cabeça, mantenha a manutenção do seu veículo em dia.

Preparado para trabalhar com mais qualidade de vida?

Homem sorrindo com os braços cruzados em frente a um caminhão

Como você viu ao longo deste artigo, existem cinco dicas essenciais para que a vida de caminhoneiro seja melhor e mais saudável.

Por isso, se você quer ter mais qualidade de vida em seu trabalho e também ser mais produtivo, não deixe de se atentar às orientações que apresentamos. 

São hábitos e cuidados básicos, do dia a dia, que podem fazer uma grande diferença para a sua saúde.

E se você conhece outros caminhoneiros que podem gostar desse conteúdo, compartilhe-o com eles. Assim, você estará ajudando mais e mais pessoas!
A saúde e a segurança devem sempre vir em primeiro lugar. Nunca as deixe em segundo plano, ok?

Deixe um comentário