Graças ao surgimento da internet e das plataformas digitais, hoje em dia as pessoas podem comprar e vender os mais diversos tipos de produtos e mercadorias — inclusive, comprar e vender carro online.
Sendo assim, se você está pensando em passar o seu veículo para frente, confira no artigo de hoje o que você deve fazer e evitar para ser bem-sucedido em sua venda. Veja!
Como vender o seu carro de forma online: 8 dicas essenciais
1. Prepare bem o veículo
A primeira dica essencial para você vender o seu carro online é prepará-lo muito bem. Ou seja, leve-o até um lava-rápido para ficar brilhando e também leve-o até uma oficina mecânica para passar por uma revisão.
Dessa forma, você passará uma boa imagem aos possíveis compradores, tornará o seu anúncio mais atraente e contribuirá para a dica seguinte.
2. Capriche nas fotos e vídeos
Outra dica essencial que você precisa levar em consideração na hora de vender o seu carro pela internet, é caprichar não só nas fotos, mas nos vídeos também.
Isso porque, além de chamar a atenção, você pode mostrar cada detalhe, cada parte do carro, tornando assim o seu anúncio muito mais interessante e completo.
Então, tire fotos e grave vídeos da parte frontal, lateral e traseira, do interior, do painel, do porta-malas, do motor, das rodas e assim por diante.
Se as imagens e os vídeos não estiverem bons, um comprador em potencial pode simplesmente ignorá-lo e buscar uma outra opção.
Portanto, para não ter o seu anúncio ignorado, escolha um local bonito para fazer as imagens, atente-se à iluminação (as fotos e vídeos precisam estar claros, nítidos) e opte por registrá-las na horizontal.
Ao registrar esse material pense no que você gostaria de ver em um anúncio, caso estivesse querendo comprar um carro.
3. Faça um descrição completa, detalhada
Para tornar a busca de possíveis compradores mais fácil e evitar qualquer mal-entendido, outro ponto que você deve ter atenção na hora de vender o seu carro online é a descrição que você vai fazer sobre ele.
Isso porque, ela precisa ser completa, o mais detalhada possível, para que assim potenciais compradores não fiquem com nenhuma dúvida ou receio de adquirir o seu veículo.
Você deve colocar, por exemplo:
- O modelo e o ano de fabricação do veículo;
- Qual a motorização do carro;
- Qual o consumo de combustível;
- Quais os acessórios e itens de série;
- Qual a quilometragem rodada;
- Qual o tipo de câmbio;
- Se possui airbags (e se sim, quantos);
- Etc.
Além disso, trabalhe bem o título, destacando as principais informações para compradores, por exemplo, “Chevrolet Onix LT 1.0 manual 2018/19 35.000 km”.
4. Organize a documentação
Comprar um carro com problemas na documentação é uma grande dor de cabeça e os compradores não querem ter que lidar com isso.
Portanto, como quarta dica, organize todos documentos do veículo para que a pessoa que for comprá-lo não tenha um trabalho extra.
Isso, inclusive, mostra que você é um proprietário cuidadoso e que está com a documentação em dia.
5. Não minta
Essa quinta dica pode parecer óbvia, mas é sempre bom ressaltar: não minta na hora de vender o seu carro online.
Se o veículo tiver algum problema na lataria ou na parte mecânica, por exemplo, explique isso para a pessoa interessada em comprá-lo. Não tente enganá-la, pois pode acabar sendo pior.
Além disso, dependendo da situação, considere levar o veículo para o conserto. Às vezes, um pequeno amassado pode ser resolvido com um “martelinho de ouro”.
Coloque-se no lugar do comprador: você compraria um carro danificado, com problemas? Não, não é verdade?
6. Utilize a tabela Fipe e a KBB Brasil
Ao vender o seu carro online, você precisa estabelecer um preço por ele — de preferência, um preço justo, adequado.
Sendo assim, em vez de colocar um valor qualquer que veio da sua cabeça, utilize a tabela Fipe e a KBB Brasil para ter uma base.
Assim, de acordo com as informações fornecidas por esses sites, você poderá estabelecer o preço do seu veículo de forma mais justa e de modo a não cobrar nem muito e nem pouco por ele.
7. Saiba conversar e negociar
Ao colocar o seu veículo à venda na internet, é natural que com o tempo algumas pessoas interessadas entrem em contato com você.
Nessa hora, é de suma importância que você saiba conversar e, principalmente, negociar. Isso porque, geralmente os compradores farão diversas perguntas, além de “pechinchar” para que você dê algum desconto.
Portanto, quando um potencial comprador entrar em contato com você, esteja bem preparado e tenha bons argumentos na ponta da língua.
Quanto mais preparado e confiante você estiver, maiores serão as chances de sucesso na sua negociação.
8. Escolha o lugar certo para fazer a venda
Atualmente, existem diversas formas para você divulgar a venda do seu carro online. Você pode divulgá-lo em seu Facebook, em seu Instagram ou até mesmo no status do WhatsApp.
Porém, esses canais não são específicos para isso e talvez leve um tempo até que de fato algum potencial comprador entre em contato com você.
Por isso, na hora de divulgá-lo procure plataformas como Mobi Auto, InstaCarro, Webmotors, iCarros, Autoline e OLX.
Agora, é claro que as redes sociais também podem ser aproveitadas. Quanto mais canais você fizer a divulgação, maiores e mais rápidas serão as chances de encontrar um comprador.
E uma dica extra: tenha cuidado com golpes. Fique sempre alerta na hora de negociar com alguém e desconfie de qualquer coisa que pareça estranho, suspeito.
Siga as dicas acima e venda seu carro online
Ao seguir as oito dicas que apresentamos ao longo deste artigo você estará no caminho certo para conseguir vender o seu carro online. Portanto, não deixe de segui-las na hora de negociar o seu usado.
Além disso, caso você esteja vendendo o seu veículo para comprar outro, nós sugerimos a você a leitura de dois outros posts que publicamos aqui em nosso blog:
- Quais os melhores carros usados para comprar em 2022?
- Os 10 carros mais econômicos do Brasil para comprar em 2022
Esperamos ajudá-lo!