Moto no inverno: como se proteger e quais os cuidados

Motociclista dirigindo na estrada

Andar de moto no inverno é algo que requer alguns cuidados especiais, afinal, temperaturas mais baixas, chuvas pontuais e ventos fortes e gelados podem afetar não só os motociclistas quanto às suas motocicletas também.

Por isso, para evitar que você passe por problemas e perrengues, nós separamos no artigo de hoje dicas e orientações básicas que você deve saber para se proteger no inverno, assim como cuidados a tomar quando for dirigir nessa época do ano. 

Acompanhe!

Como se proteger ao andar de moto no inverno

O inverno começou no Brasil no dia 21 de junho, terça-feira, e vai até o dia 22 de setembro, quinta-feira. Então, daqui em diante nós teremos ao longo dos dias um clima e um tempo característicos desta estação.

Portanto, se você precisa da moto para trabalhar, se você gosta de viajar e pegar a estrada etc. não deixe de conferir, com atenção, as dicas e orientações que separamos a seguir.

Utilize os equipamentos e acessórios adequados

De acordo com estudos, devido a ação do vento ao dirigir, a sensação térmica para motociclistas pode chegar a 10 °C a menos do que a temperatura ambiente.

Ou seja, se você está andando de moto, ainda mais durante o inverno, a sensação é de muito mais frio para você.

Por isso, para se proteger dessas temperaturas mais baixas, utilize sempre uma boa jaqueta e uma boa calça, ambas com protetores, de cordura (ou couro) e, principalmente, um forro térmico de qualidade. 

Ou ainda, se achar necessário, vista uma roupa térmica por baixo (conhecida também como “segunda pele”).

Além disso, não deixe de usar luvas nas mãos e meias grossas, assim como uma bota de cano médio ou alto nos pés.

Para finalizar, deixe o capacete aberto em casa e opte pelo modelo fechado ou modular quando for sair. Como a cabeça é uma parte do corpo que também fica bastante exposta, é importante deixá-la bem protegida.

Vale a pena considerar também uma balaclava, que nada mais é do que um modelo de “touca ninja” que ajuda a cobrir toda a cabeça e o pescoço, mantendo apenas os olhos livres para você enxergar as vias.

Ah! E um último item: a capa de chuva. Pilotar no frio já é algo que costuma ser complicado, agora, fazer isso ainda por cima molhado, com a roupa úmida, ninguém merece. Então, sempre a leve com você, ok? Nunca se sabe.

Cuidados com a moto no inverno

Guidão da moto

Não só você pode “sofrer” no inverno, mas a sua moto também. Por isso, é importante ter alguns cuidados com ela para evitar problemas e dores de cabeça.

O primeiro deles é esquentar o motor antes de sair. Então, pegue a chave, dê a partida e aguarde pelo menos dois minutos antes de se locomover. Ao fazer isso, você evita engasgos, desgastes excessivos e que o motor da moto “morra”.

Além disso, uma dica importante não só para o inverno, mas para todas as estações do ano é: mantenha a manutenção da sua moto em dia. Assim, ela estará rodando sempre em boas condições e, dificilmente, te deixará na mão.

Por fim, como complemento, você pode considerar a instalação de uma bolha (para-brisa), caso a sua moto não tenha esse item. Basicamente, ela vai desviar o vento do seu corpo quando estiver pilotando.

Cuidados com a direção

Além de ter cuidados com você e com a sua moto, é essencial se atentar a forma como você dirige.

Primeiramente, logo que sair com sua moto, não a force sem necessidade, pois nesse momento os fluidos do óleo, do freio etc. assim como os pneus ainda estão frios.

Então, pilote com uma certa cautela de modo que cada componente da sua moto aqueça e chegue a uma temperatura ideal de funcionamento.

O segundo ponto é redobrar a atenção nas vias, especialmente porque, dependendo da condição climática, elas podem estar bem escorregadias e, assim, gerar um risco de queda.

Por isso, dirija de forma suave, sem acelerar de maneira exagerada.

Além disso, em dias de muita chuva e neblina, fique atento aos motoristas a sua volta, mantenha uma distância segura deles e não pilote em alta velocidade, pois isso aumenta o risco de colisões, acidentes, perda de controle e de aquaplanagem.

Não tem porque arriscar sem necessidade. Então, quando for preciso, faça uma, duas ou mais paradas. Ficar na pista durante horas, ainda mais no inverno, é difícil para qualquer pessoa.

Sinais importantes

Por conta do frio, diversas motos têm uma certa dificuldade para dar a partida. 

Agora, se você observar que tal situação anda acontecendo com frequência com sua moto, saiba que há dois fatores, dois sinais, que podem estar relacionados a isso: problemas na bateria ou combustível de baixa qualidade.

Portanto, fique atento a esses dois itens caso a sua moto esteja com dificuldade para fazer o motor de arranque “girar”.

Se for a bateria, o indicado é buscar uma boa oficina mecânica para que um profissional faça uma análise e a troque, se necessário.

Preparado para andar de moto no inverno?

Capacete e luvas da motocicleta

Como você viu ao longo deste post, existem vários pequenos cuidados que você precisa ter para andar de moto no inverno.

Portanto, quando for pilotar, não deixe de considerá-los para tornar a sua direção mais segura e menos arriscada. Você não quer entrar numa fria, certo?

Andar de motocicleta no Brasil é algo que é possível o ano todo, afinal, trata-se de um país tropical, porém, em alguns momentos, como no inverno, é necessário um pouco mais de atenção.

E caso queira conferir mais dicas, informações e orientações sobre veículos de duas rodas, confira as sugestões de posts que separamos logo abaixo!

Deixe um comentário