Veículos leves e pesados: quais as diferenças?

Trânsito de veículos

Ao dirigir o seu automóvel por estradas e rodovias do país, é bem provável que você já tenha se deparado com certos tipos de placas, indicando, por exemplo, o limite de velocidade para veículos leves e pesados.

Agora, você saberia dizer exatamente o que diferencia um do outro? Para muitas pessoas, trata-se de uma diferença relacionada apenas ao tipo de veículo. Os leves são os carros e motos, e os pesados são os ônibus e caminhões.

Não é uma definição totalmente errada, vale ressaltar, porém há mais detalhes e informações relevantes que vale a pena saber sobre esses dois tipos de veículos. Portanto, se você tem interesse em conhecê-las, confira este post!

Ao longo dele, você entenderá quais são as principais características e diferenças entre veículos leves e pesados, de acordo com as normas do Contran (Conselho Nacional de Trânsito). Tenha uma ótima leitura!

Quais as principais diferenças entre veículos leves e pesados?

Conforme já mencionado, a principal diferença entre veículos leves e pesados diz respeito a sua classificação perante ao Contran.

Veículos leves são: motos, motonetas, triciclos, quadriciclos, SUVs, veículos de passeio e utilitários (automóveis capazes de transportar cargas e pessoas, com finalidade comercial ou não).

Já veículos pesados são: caminhões, carretas, micro-ônibus, maquinários agrícolas, motorhomes, ônibus, tratores, vans e automóveis com carretinha.

Agora, é importante observar que essa é uma classificação mais abrangente em relação a esses veículos. Isso porque existem alguns pormenores que também os diferenciam e que é interessante saber. Acompanhe!

PBT (peso bruto total)

Para que um veículo seja classificado como leve, o seu peso bruto total não pode ser superior a 3.500 kg (3,5 toneladas). Já automóveis pesados possuem essa nomenclatura, pois excedem esse número de PBT.

Por isso, inclusive, vale destacar que existem caminhonetes/picapes que podem ser classificadas como “leves”, e outras que podem ser definidas como “pesadas”. Dependerá do seu peso bruto total.

Portanto, se você tem ou pretende ter um veículo desse tipo, é importante se atentar ao seu peso — até porque isso poderá influenciar na categoria de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) que você precisará para conduzir.

Mais adiante, explicaremos essa situação com mais detalhes. Então, basta continuar acompanhando a leitura!

Velocidade

Placa de velocidade no trânsito 80km

Outro tipo de classificação que diferencia veículos leves e pesados refere-se a velocidade máxima permitida a cada automóvel nas vias brasileiras.

Normalmente, a velocidade máxima permitida para veículos pesados é 80% da velocidade máxima para veículos leves.

Então, se a velocidade máxima para veículos leves em uma via é de, por exemplo, 100 km/h, para veículos pesados ela é de 80 km/h.

Geralmente, a diferença de velocidade máxima entre esses dois tipos de veículos é de 20 km/h. Porém, claro, não é sempre. Por isso, cabe a você se atentar às placas e sinalizações presentes nas vias para evitar maiores contratempos.

Por que é importante entender as diferenças entre veículos leves e pesados?

Até aqui, você conferiu quais são as principais características de veículos leves e pesados e o que os diferencia segundo o Conselho Nacional de Trânsito. Mas afinal, por que é importante entender essa distinção entre eles?

Para responder a essa pergunta, acompanhe os dois tópicos a seguir!

Categoria de CNH

O primeiro motivo relevante para entender as diferenças entre veículos leves e pesados está associado à categoria de CNH, conforme já mencionado.

Isso porque, por meio da compreensão das características de veículos leves e pesados é possível entender qual categoria de CNH é a adequada para você obter. 

Talvez você tenha (ou pretenda obter) a CNH do tipo B para dirigir. Porém, se o veículo que pilotará for, por exemplo, uma caminhonete grande, que pesa mais de 3.500 kg, nesse caso, a categoria da sua CNH não deve ser a “B”, e sim a “C”, “D” ou “E”.

Portanto, é de suma importância se atentar a esse aspecto para não ter uma Carteira Nacional de Habilitação inadequada.

Dirigir com a CNH ou Permissão para Dirigir de categoria diferente da do veículo que você está conduzindo é uma infração gravíssima.

Como consequência, você poderá receber uma multa e ainda sofrer uma medida administrativa, que consiste na retenção do veículo até a apresentação de um condutor devidamente habilitado.

E já que falamos sobre penalidades e multas…

Penalidades e multas

Dois agentes de trânsito de costas e um carro atrás

O segundo ponto importante sobre conhecer as principais diferenças entre veículos leves e pesados está relacionado a possíveis penalidades e multas que você pode sofrer. E para entender essa questão, acompanhe o exemplo a seguir.

Imagine que você tenha um carro de passeio, que pesa menos de 3,5 toneladas e você está em uma viagem com um amigo, sendo que o veículo dele tem as mesmas características que o seu.

De repente, o veículo do seu amigo começa a falhar até que para de funcionar. Para ajudá-lo, você faz um reboque.

Pois bem, nesse caso, o seu veículo não é mais considerado leve. Afinal, tracionando outro carro ele se equipara a um veículo pesado.

Então, se você estiver em uma via em que a velocidade máxima permitida para veículos leves é de 80 km/h, você não deve usá-la como base, mas sim a velocidade para veículos pesados — que no caso seria de 60 km/h.

Se você estiver rebocando um outro veículo e dirigir a uma velocidade estabelecida para veículos leves, poderá ser autuado. Trata-se de uma infração gravíssima, resultante em 7 pontos na CNH, multa, entre outros problemas.

Caso você não estivesse tracionando outro carro e ultrapassasse o limite de velocidade destinado a veículos leves, a infração seria apenas média e como consequência você receberia 5 pontos na carteira e uma multa menor.

Portanto, vale a pena se atentar a essa questão para não sofrer punições desnecessárias.

Além disso, é importante observar que a mesma situação apresentada acima vale para a carretinha de jet ski, moto, trailer etc. Nessa situação, o seu veículo também passa a ser considerado como pesado.

E então, ficou mais claro agora quais são as principais diferenças entre veículos leves e pesados? Esperamos que as informações apresentadas tenham ajudado. Se sim, compartilhe este post com seus amigos e familiares. Até a próxima!

Deixe um comentário