Como se planejar para uma viagem de motorhome

Casal acampando em uma barraca com o motorhome de fundo

Fazer uma viagem de motorhome pode ser uma experiência incrível. Você pega a estrada com pessoas queridas, conhece diferentes lugares, aprecia belas paisagens e muito mais.

Agora, para isso, é fundamental que antes de cair na estrada, você faça um bom planejamento. Afinal, assim a sua viagem será muito mais organizada, divertida, interessante, segura e proveitosa.

Portanto, se você está pensando em fazer uma viagem de motorhome em breve e quer saber como se planejar para isso da melhor maneira possível, confira, com atenção, todas as dicas que separamos ao longo deste artigo!

Como se planejar para uma viagem de motorhome: dicas essenciais

Defina o destinos e estude as rotas

Ao planejar a sua viagem de motorhome, uma das primeiras coisas que você deve fazer é definir o destino que irá, considerando os lugares por onde você vai passar e as paradas que vai fazer até chegar ao ponto final.

A partir disso, é importante também estudar as rotas que você percorrerá. Assim, você poderá escolher caminhos mais seguros e tranquilos, além de evitar “perrengues” e ficar perdido.

Já pensou se isso acontece? Além do estresse, você acabaria perdendo um tempo precioso que poderia estar curtindo e aproveitando.

Portanto, durante o seu planejamento, não deixe de avaliar as rotas e os lugares que você vai passar, parar, ficar etc. 

Hoje, com aplicativos como Waze, Google Maps e com o próprio Google, você já tem um grande auxílio para definir essas questões.
Veja também: Clube Irmãos da Estrada, uma empresa que pode ajudá-lo em sua jornada!

Imagem de um motorhome na estrada com o logo do clube "Irmãos da Estrada"

Pense no modelo de veículo

Hoje em dia, existem diferentes tipos de motorhomes. Alguns são maiores, mais robustos e equipados, outros são mais simples e compactos.

Por isso, se você vai alugar um motorhome, avalie as opções disponíveis e escolha aquele que mais se adeque ao perfil e as necessidades dos viajantes — e, claro, que caiba no orçamento de vocês também.

Agora, se você já tem um motorhome, dois aspectos que você não pode deixar de considerar são a manutenção e a revisão do veículo, afinal, ele precisa estar em perfeitas condições para quando você pegar a estrada.

Defina a duração da viagem

Outro ponto importante para considerar em seu planejamento é a duração da viagem. Quantos dias vocês viajarão? 5? 7? 10? Ou mais?

É importante pensar nesse aspecto de modo que vocês consigam aproveitar bem tudo o que gostariam.

Fazer tudo de maneira corrida, sem uma organização prévia e sem um tempo adequado pode prejudicar a sua experiência e a de quem estiver com você.

Pense na data da viagem

Definiu a duração da viagem? Ótimo! Agora é importante pensar na data.

Isso porque, primeiro, certas épocas do ano tendem a ser mais concorridas para alugar um motorhome, sem contar que isso pode significar lugares, eventos e atrações mais cheias, lotadas.

Além disso, você precisa pensar em uma data em que o clima do destino não comprometa a sua viagem.

Viajar e pegar a estrada com muita chuva, por exemplo, além de poder afetar as atividades que você pretende fazer, tende a ser mais perigoso e arriscado.

Portanto, não deixe de fazer uma boa pesquisa para viajar em uma época do ano em que o clima no destino seja mais agradável e não vá prejudicar a sua viagem.

Faça um planejamento financeiro

Mesa com dinheiro, óculos, câmera, chapéu e mapa.

Além de gastar com aluguel (caso não tenha um motorhome), você terá outros gastos durante a viagem, como combustível, possíveis pedágios, estacionamento, alimentação etc.

Portanto, faça um planejamento financeiro adequado para evitar problemas e não ficar “no aperto” durante a sua viagem.

Coloque cada item em uma planilha ou até mesmo em um papel e veja quanto, em média, você precisará desembolsar.

Além disso, separe uma quantia extra para emergências/imprevistos, afinal, nunca se sabe quando eles podem acontecer.

Uma viagem de motorhome (ou de qualquer outro tipo) deve ser uma atividade divertida, prazerosa, agradável e relaxante e não algo que vai lhe gerar dívidas e deixar a sua conta no vermelho.

Monte a bagagem 

Ao contrário de uma viagem de carro, ônibus ou até mesmo avião, uma viagem de motorhome requer um pouco mais de bagagem.

Isso porque estamos falando sobre um veículo que será a sua casa durante alguns dias (ou semanas).

Então, além de separar roupas, calçados, acessórios, produtos de higiene, produtos de limpeza e remédios, é importante levar:

  • Água;
  • Comida;
  • Utensílios de cozinha; 
  • Panelas;
  • Pratos;
  • Garfos; 
  • Facas;
  • Copos; 
  • Panos de prato;
  • Travesseiros; 
  • Cobertores; 
  • Lençóis;
  • Fronhas;
  • Toalhas (de banho e de rosto);
  • Carregadores.

Faça uma boa pesquisa sobre o destino e monte o seu roteiro

Para concluir as nossas dicas, não deixe de fazer uma boa pesquisa sobre o destino que irá, de modo a encontrar os melhores lugares, atrações e passeios para fazer.

Com isso, além de saber aonde ir e o que é melhor evitar (por questões de segurança, principalmente), você consegue montar o seu roteiro.

Melhores lugares para viajar de motorhome no Brasil

Motorhome de frente para o mar

Como dissemos na primeira dica, é importante que você defina o seu destino de viagem ao fazer o seu planejamento. Agora, caso você queira algumas sugestões, nós as separamos para você!

De repente, o destino que você escolheu já até está entre um dos melhores lugares para viajar de motorhome no Brasil.

Os destinos são:

  • Arraial d’Ajuda (Bahia);
  • Bombinhas (Santa Catarina);
  • Canela (Rio Grande do Sul);
  • Gramado (Rio Grande do Sul);
  • Guarapari (Espírito Santo);
  • Ilhabela (São Paulo);
  • Paraty (Rio de Janeiro);
  • Ponta Grossa (Paraná);
  • Serra da Canastra (Minas Gerais).

Como você pode ver, existem diversas opções em diferentes estados do país.

Agora, se você pretende fazer esse tipo de viagem fora do Brasil, os destinos mais estruturados e recomendados são: Alemanha, Austrália, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Itália, Nova Zelândia e Portugal.

Lembrando que, caso você queira fazer uma viagem de motorhome por um desses países, talvez você precise obter uma habilitação especial — a PID (Permissão Internacional para Dirigir). 

Então, durante o seu planejamento, não deixe de verificar essa questão, ok? E já que falamos sobre habilitação…

Habilitação para dirigir um motorhome

Para finalizar o artigo, separamos uma dúvida que muitas pessoas que pretendem fazer uma viagem de motorhome têm: qual categoria de CNH é necessária para pilotar um veículo desse tipo? E a resposta é: 

Se o veículo tiver até 6.000 kg de Peso Bruto Total (PBT), você pode utilizar a CNH do tipo “B” sem problemas. Já se ele pesar mais de 6.000 kg, é preciso a CNH “C”. Agora, se o motorhome tiver mais de 6 mil quilos e for acomodar mais de 9 passageiros, nesse caso é necessário a CNH do tipo “D”.

Então, como você pode ver, a categoria de CNH vai depender das características do veículo e da quantidade de pessoas que fará a viagem.

E se você gostou deste artigo e acha que ele pode ajudar mais pessoas, compartilhe-o em suas redes sociais! Até a próxima!

Deixe um comentário