Alugar ou comprar carro? Qual é a melhor opção? Essas são questões que pairam sobre a cabeça de muitos motoristas hoje em dia.
Afinal, devido a situação econômica do país e também de muitas pessoas, além de algumas mudanças de hábitos, a busca por opções mais viáveis na hora de investir em um veículo faz total sentido.
Sendo assim, se você quer saber qual opção vale mais a pena (alugar ou comprar carro), acompanhe, com atenção, as informações que separamos a seguir!
O que compensa mais: alugar ou comprar carro?
Para começar a explicar sobre o assunto, vamos entender primeiramente quais são as principais características, vantagens e desvantagens de alugar e de comprar um carro. Veja!
Vale a pena alugar um carro?
Atualmente, existem diferentes empresas que trabalham com o serviço de aluguel de carros. As mais conhecidas são: Localiza, MoObie, Movida, Rentcars e Unidas.
Nessa opção, você aluga um veículo pelo tempo que precisa (pode ser um dia, uma semana, um mês ou mais) e, para isso, precisa pagar um determinado valor que pode variar de acordo com o modelo escolhido, o consumo do carro, a região onde você mora etc.
Algumas vantagens de alugar um veículo são: trocar de carro com facilidade, não ter que pagar emplacamento, seguro, impostos e afins, não ter que se preocupar com revisões e manutenções, e utilizá-lo somente quando precisar.
Porém, nem tudo são flores. A primeira questão que vale ser ressaltada é que você estará utilizando um veículo que não é seu e sim de uma empresa. Logo, você pode até usá-lo durante meses, mas no final do contrato ele voltará para a locadora.
Além disso, ao alugar um veículo, você precisa deixar alguma garantia com a empresa para eventuais problemas e cobranças referentes a danos, sem contar que talvez você possa ter dificuldade com a disponibilidade do modelo que deseja.
Por fim, outro aspecto que vale ser destacado é que você deve respeitar a quilometragem mensal acordada. Se você ultrapassá-la, terá que pagar uma taxa pela distância excedida.
Vale a pena comprar um carro?
Agora que você já sabe quais são as principais características, vantagens e desvantagens de alugar um carro, confira a seguir os mesmo aspectos, porém em relação a compra de um veículo.
O primeiro ponto que vale ser ressaltado é que, diferentemente do aluguel, ao comprar um carro você passa a ter o seu próprio veículo. Isso significa mais autonomia, liberdade, conforto, praticidade, segurança e independência.
Como o veículo é de sua posse, você não precisa ficar dependente de uma locadora e das regras e restrições que ela acaba impondo aos clientes.
Porém, nem tudo é perfeito. Afinal, ao ser proprietário de um veículo você precisará arcar com certos gastos, como:
- IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor);
- Licenciamento;
- Seguro;
- Manutenções;
- Eventuais multas;
- Etc.
Além disso, com o passar do tempo, os veículos desvalorizam, ou seja, perdem valor. Então, caso queira vendê-lo depois, terá que negociá-lo por um preço mais abaixo do que pagou.
Por fim, outro ponto que merece ser observado é que comprar um carro zero quilômetro no Brasil hoje em dia não é algo fácil para inúmeros brasileiros. Um modelo mais básico, de entrada, por exemplo, custa a partir de R$64 mil.
Por conta disso, muitos motoristas ou investem em um financiamento (que deixa o valor do carro ainda mais elevado), ou optam por comprar veículos usados ou seminovos.
A importância de considerar o seu tipo de uso
Até o momento, você conferiu diversas informações a respeito de alugar e de comprar um carro. E, com elas, você já consegue ter um direcionamento mais claro a respeito de qual opção escolher.
Contudo, além de considerar essas informações na hora de tomar uma decisão, é muito importante que você avalie o seu tipo de uso com o carro.
Isso porque se você não utiliza tanto o veículo em sua rotina, talvez seja mais interessante investir em um serviço de aluguel.
Como o uso será mais pontual e não recorrente, você pode alugar um carro e utilizá-lo conforme necessário.
Agora, se a sua situação for oposta, isto é, se você precisa do veículo diariamente, para diversos compromissos e afazeres, então a opção de comprar um carro pode fazer mais sentido.
O recomendado é analisar a sua quilometragem mensal. Quanto, em média, você costuma percorrer por mês?
Valores
Além de levar em consideração o seu tipo de uso, é fundamental que você avalie os valores cobrados em cada opção.
Se você optar por comprar um carro e fizer um financiamento, além de dar um valor de entrada, você ficará alguns anos pagando por ele até que de fato seja totalmente quitado.
E tal situação ainda envolve taxas e juros que vão encarecer ainda mais o preço do veículo. Por isso, é importante considerar esse aspecto.
O mesmo vale para o aluguel do carro. Em muitos casos, o valor de assinatura é mais baixo. Porém, você precisa observar qual é o tempo de contrato.
Geralmente, as locadoras oferecem preços mais atrativos, porém com contratos maiores. E tal situação pode deixar você “preso” e com menos flexibilidade.
Afinal, compensa mais alugar ou comprar carro?
Com base nas informações apresentadas ao longo deste artigo, já deu para perceber que não existe uma resposta exata para essa pergunta, certo? Afinal, cada caso é um caso.
Como você viu, há diversos fatores que você precisa considerar, além de fazer alguns cálculos para saber o que mais compensa para o seu caso. Talvez para você valha mais a pena alugar, já para outras pessoas, comprar.
Por isso, considere a sua realidade e faça uma análise levando em consideração o seu contexto de vida e o seu dia a dia. Só assim você conseguirá tomar uma decisão mais assertiva.
Desconfie de pessoas que dizem sem nenhuma dúvida que isso ou aquilo é a melhor opção. Você precisa considerar o que é melhor para você!
Então, faça contas e simulações e veja qual fica mais viável para o seu bolso. Em certos casos, se você conseguir pagar pelo veículo à vista, a compra pode ser mais interessante do ponto de vista financeiro, já que tende a ficar mais em conta que alugar.
Porém, em outras circunstâncias, por exemplo, ao financiar um veículo ou, ainda, considerando a sua frequência de uso, o aluguel pode fazer mais sentido.
Portanto, utilize as informações apresentadas neste post, faça cálculos e comparações e veja qual é a melhor opção para você!