Carro por assinatura: o que é e como funciona

Homem feliz inclinado para abraçar o carro

O sonho de diversos brasileiros é ter um veículo 0km na garagem. Porém, devido aos preços cada vez mais elevados, inclusive de modelos mais básicos e de entrada, essa realização, muitas vezes, acaba ficando distante. Nesse sentido, existem algumas alternativas disponíveis no mercado, como o serviço de carro por assinatura, que facilita o acesso para quem deseja ter um automóvel zero sem ter que gastar tanto ou recorrer, por exemplo, a um financiamento ou consórcio.

Agora, você sabe o que é esse serviço e como ele funciona exatamente? Além disso, conhece as principais vantagens dessa modalidade? Para responder a essas e outras questões, confira as informações a seguir. 

Boa leitura!

O que é e como funciona o serviço de carro por assinatura?

Pelo nome, já dá para ter uma ideia sobre o que é e como funciona o serviço de carro por assinatura, não é verdade?

Esse serviço consiste em uma modalidade de aluguel. Então, você, como motorista, pode alugar um determinado veículo para usar ao longo de um prazo específico. Por exemplo, um ano, dois anos ou mais. Os contratos costumam ser de 12 a 48 meses.

Na prática, você:

  • entra em contato com a empresa que oferece esse tipo de serviço (seja de maneira presencial ou online);
  • escolhe a classificação do veículo, assim como o modelo que deseja;
  • analisa os planos oferecidos (preço, duração, entre outros aspectos);
  • seleciona a opção que faz mais sentido para as suas necessidades;
  • faz a leitura do contrato e assina-o.

Assim, a partir desses passos, você fechará um contrato de aluguel, pagando uma mensalidade fixa, de modo a ter um veículo para poder utilizar em seu dia a dia. 

Em resumo, o serviço de assinatura de carros é uma alternativa para quem não quer (ou não pode) comprar um veículo 0km.

Quais as vantagens desse serviço?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um serviço de carro por assinatura, vale a pena conhecer as suas principais vantagens. Acompanhe!

Sem necessidade de arcar com custos burocráticos

Ter um carro, para muitas pessoas, representa autonomia, independência e liberdade. Porém, junto disso, é importante ressaltar que existem algumas obrigações e custos burocráticos.

Por exemplo, em relação ao IPVA, DPVAT, licenciamento, seguro, emplacamento, entre outros. Contudo, tendo um carro alugado, essas questões são de responsabilidade da empresa que forneceu o veículo a você.

Todos esses custos que foram citados já estão incluídos na assinatura. Dessa forma, você fica livre de diversas despesas e dores de cabeça. 

Basicamente, o seu gasto será apenas com combustível e possíveis estacionamentos e pedágios.

Sossego quanto à manutenção

Mulher dirigindo um carro feliz

Outra vantagem desse tipo de serviço diz respeito ao sossego com a manutenção. Afinal, quem deve arcar com os reparos, trocas e revisões do veículo é a empresa, não você.

Inclusive, vale ressaltar que, normalmente, se algum tipo de problema acontecer enquanto estiver com o veículo, as empresas oferecem assistência 24 horas para que você não fique na mão.

Possibilidade de testar um modelo que tenha interesse em comprar

Outro ponto interessante de alugar um carro por assinatura refere-se à possibilidade de testar um modelo que você tenha interesse em comprar.

Você pode alugar um veículo específico, ficar com ele por algum tempo e, assim, analisar se ele realmente é tudo aquilo que você espera.

Dessa forma, antes de desembolsar uma quantia significativa ou se comprometer com parcelas de um financiamento, por exemplo, você verifica, na prática, se o carro de fato é apropriado e atende às suas necessidades.

Se não for, basta encerrar o contrato de aluguel ou aguardar ele terminar e pronto. Não tem maiores problemas e você evita arrependimentos. Já pensou comprar um carro que, depois, você acaba não gostando?

Possibilidade de ter um carro zero todo ano

Por ser um bem de alto custo, muitas pessoas que compram um veículo 0km ficam com ele durante anos. E não há nada de errado nisso. Porém, há quem prefira trocar de modelo com uma certa frequência.

Nesse caso, o serviço de assinatura de carro pode fazer sentido. Afinal, você pode alugar um modelo por 12 meses e, depois, trocá-lo no ano seguinte. Assim, é possível ter um veículo zero todo ano.

Sem preocupação com a desvalorização

Quando um veículo sai de uma concessionária, especialmente os 0km, ele costuma sofrer uma desvalorização significativa. E isso só tende a aumentar com o passar dos anos.

Agora, como você estará alugando um veículo, não terá que se preocupar com a desvalorização dele. Afinal, o carro é da empresa que oferece esse tipo de serviço. Logo, essa questão fica na conta dela.

Sem necessidade de ter que lidar com uma venda

Por fim, inclusive pegando gancho com o tópico anterior, outra vantagem do serviço de carro por assinatura é que você não terá que lidar com a venda do veículo.

Isso porque você apenas estará alugando um modelo e, ao final do contrato, poderá devolvê-lo, alugá-lo novamente ou escolher outra opção para pilotar.

Assim, você não precisa fazer anúncios de venda, negociar com potenciais compradores etc. Basta devolver o veículo à empresa parceira e escolher o que fará depois. 

Agora, como nem tudo é perfeito, existem também algumas desvantagens em relação ao serviço de carro por assinatura. Veja a seguir quais são elas!

Quais as desvantagens desse serviço?

Carros com os faróis ligados

A principal desvantagem do serviço de carro por assinatura é o mesmo de alugar um imóvel. Ao final do contrato, o bem não será seu. 

Portanto, é necessário ter isso em mente, pois você estará pagando pelo uso do veículo, não pela posse dele.

Além disso, uma outra desvantagem diz respeito ao limite de quilometragem. Afinal, se você costuma rodar muito, talvez tenha problemas com essa questão.

Sendo assim, é de suma importância que você avalie a sua realidade, a sua rotina, para tomar uma decisão adequada.

O ideal é fazer cálculos e comparações considerando tanto a compra quanto o aluguel do veículo. Lembrando de incluir todos os itens que já fazem parte do pacote do serviço de assinatura, ok? Por exemplo, IPVA, licenciamento, seguro etc.

Dessa forma, a partir dessa análise, você poderá verificar qual opção compensa mais para a sua situação. Cada caso é um caso.

E então, o que achou do serviço de carro por assinatura? Acha que é uma alternativa interessante para o seu caso? Sim? Não? Comente abaixo!

Deixe um comentário