Exame psicotécnico do Detran: o que é e o que avalia?

Pessoa realizando um teste em um papel

Para obter a carteira de habilitação no Brasil, é necessário passar por algumas etapas obrigatórias até conseguir de fato o documento para dirigir. E uma delas refere-se ao exame psicotécnico do Detran (Departamento Estadual de Trânsito).

Por isso, se você está prestes a fazer esse exame, não deixe de conferir as informações a seguir. Ao longo delas, você entenderá o que é, como funciona e o que o exame psicotécnico do Detran avalia, e verá dicas essenciais para passar nesse teste. 

Acompanhe!

Exame psicotécnico do Detran: o que é, como funciona e o que ele avalia?

O exame psicotécnico do Detran é um teste psicológico cujo objetivo é avaliar a aptidão do candidato a motorista para conduzir veículos com segurança. 

O exame é realizado por psicólogos credenciados e pode ser feito tanto no momento da primeira habilitação quanto na renovação da CNH (caso você seja um motorista que exerce atividade remunerada, como taxista).

Na prática, esse teste consiste em uma série de avaliações psicológicas que buscam analisar as habilidades do candidato, como:

  • atenção;
  • concentração;
  • memória;
  • percepção;
  • raciocínio lógico;
  • coordenação motora;
  • habilidade para tomar decisões.

O exame também avalia a personalidade do candidato, visando identificar possíveis comportamentos de risco no trânsito. 

Dessa forma, o psicólogo pode verificar se o candidato tem o perfil adequado para conduzir um automóvel com segurança e responsabilidade ou não.

O exame é composto por duas partes: a entrevista com o psicólogo e a aplicação de testes psicológicos. 

Na entrevista, o psicólogo faz uma avaliação inicial do candidato, perguntando sobre sua saúde física e emocional, histórico de doenças e uso de medicamentos.

Já na segunda parte, o candidato deve responder a uma série de testes psicológicos (que você conhecerá com mais detalhes no tópico a seguir).

Esses testes são realizados em um ambiente controlado, sem interferências externas e costumam durar cerca de uma hora. 

Depois, o resultado é avaliado pelo psicólogo responsável, que emite um laudo informando se o candidato foi aprovado ou não.

Quais os tipos de testes em um exame psicotécnico?

Pessoa realizando um teste palográfico (fazendo riscos na folha)

Após entender com mais detalhes o que é e como funciona um exame psicotécnico do Detran, é válido saber quais os tipos de testes que costumam ser feitos nesse processo.

Vale destacar que os testes podem variar de acordo com cada Estado e com a categoria da CNH, no entanto, em geral, os mais comuns são:

  • teste AC (teste das setinhas);
  • teste palográfico (teste dos risquinhos);
  • teste TADIM (teste das placas);
  • teste pfister (teste das pirâmides coloridas);
  • testes G-36 ou G-38 (testes de completar figuras incompletas).

Como passar no exame psicotécnico do Detran? Dicas essenciais

Agora que você já conhece melhor o funcionamento do exame psicotécnico do Detran, assim como os tipos de testes mais aplicados, vale a pena ter em mente algumas dicas essenciais para passar nesse exame.

Primeiramente, você deve entender o que ele é, como funciona e o que ele avalia — informações que você acabou de conferir nos tópicos anteriores.

Depois, o passo fundamental é se preparar adequadamente para realizar esse teste. Porém, como? Seguindo as dicas e orientações a seguir!

Durma bem na noite anterior

Uma das dicas mais importantes para passar no exame psicotécnico do Detran e que nem todas as pessoas valorizam é descansar bem na noite anterior. 

Ao fazer isso, você contribui para que a sua mente fique mais clara e descansada e ainda ajuda a controlar a ansiedade, o que pode ser decisivo para um bom desempenho no teste.

Alimente-se bem

Além de dar atenção ao sono, é muito importante que no dia do exame você se alimente bem.

Como explicamos, o teste tem uma duração aproximada de uma hora, então imagine ficar todo esse tempo com fome. Não seria muito agradável, não é mesmo?

Portanto, alimente-se bem — o que não quer dizer comer alimentos muito pesados, ok? Faça uma refeição saudável, que ajude a saciar a sua fome.

Estude

Embora os testes aplicados no exame psicotécnico possam variar por conta do Estado e da categoria da CNH escolhida, muitas vezes eles são semelhantes.

Sendo assim, alguns dias antes do exame, faça pesquisas na internet, em especial no YouTube, e estude sobre os principais tipos de testes aplicados.

Dessa forma, você poderá entendê-los melhor e ir se acostumando com o que terá que fazer depois.

Mantenha a calma e a tranquilidade

Uma das principais causas de reprovação no exame psicotécnico é o nervosismo e a preocupação em excesso dos candidatos.

Por isso, mesmo que seja difícil, procure manter a calma e a tranquilidade antes, durante e depois do teste. Respire fundo, medite, mantenha a postura e evite pensar em coisas que possam te deixar mais ansioso.

Uma dica interessante relacionada a esse tópico é chegar cedo ao local do exame, pelo menos 30 minutos antes. Assim, você pode já ir se acostumando com o ambiente e evitar preocupações desnecessárias, como estar atrasado.

Vista-se adequadamente

Além de buscar manter a calma e a tranquilidade, é recomendado que você se vista adequadamente para o dia do teste. E como seria isso exatamente? Com roupas confortáveis! 

Afinal, conforme explicamos, a duração total do exame fica em torno de uma hora. Então, quanto mais confortável você estiver durante esse tempo, melhor.

Fique atento às orientações

Homem prestando atenção em outro homem falando

Antes do início do exame, o avaliador fornecerá todas as instruções necessárias para sua realização. Nesse sentido, é fundamental que você preste atenção em tudo que é dito e siga as orientações corretamente.

E caso tenha dúvidas, tire-as com o avaliador antes de começar a prova, ok?

Não tente burlar o exame

Tentar burlar o exame psicotécnico é uma péssima ideia. Isso porque os psicólogos responsáveis pela avaliação são treinados para identificar comportamentos inadequados e mentiras. 

Portanto, seja honesto. Tenha em mente que um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas. Não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas de um condutor. Então, seja você mesmo.

Neste post, você conheceu com mais detalhes sobre o exame psicotécnico do Detran. Além disso, conferiu algumas dicas essenciais para se preparar para ele de modo efetivo.

Gostou do artigo? Tem alguma outra dúvida sobre o assunto? Comente abaixo para podermos ajudá-lo!

Deixe um comentário