Funilaria automotiva: quando devo utilizar o serviço?

Profissional fazendo o serviço de funilaria automotiva

Ter um veículo em perfeito estado é o desejo de todo motorista. Contudo, nem sempre isso é possível — seja por um descuido ou falta de atenção, seja por conta de situações ocasionadas por terceiros. Diante desse contexto, a funilaria automotiva é um serviço que pode fazer bastante sentido. Afinal, ela pode reparar diferentes tipos de danos e recuperar a aparência que um veículo tinha antes de um determinado problema acontecer.

Quer saber mais sobre o serviço de funilaria automotiva e quando você deve utilizá-lo? Então não deixe de acompanhar as informações a seguir!

Funilaria automotiva: o que é e como funciona?

Se você já se envolveu em um acidente de trânsito ou teve o seu carro danificado por algum motivo, sabe o quão frustrante é ver seu veículo com amassados, riscos e outras imperfeições estéticas. 

Algumas pessoas simplesmente ignoram esses problemas — em especial, quando são arranhões ou amassados pequenos. Porém, grande parte dos motoristas se incomoda e se preocupa com qualquer dano aparente.

É nessa circunstância que entra em cena o serviço de funilaria automotiva. Agora, você sabe o que ele é e como funciona exatamente?

A funilaria automotiva é um serviço especializado que visa reparar e restaurar a aparência de veículos após danos causados por acidentes, colisões, arranhões ou outros tipos de danos. 

No caso, os especialistas em funilaria consertam, restauram, dão novo acabamento e/ou substituem partes específicas para restabelecer veículos — tanto em termos estéticos quanto estruturais e funcionais.

O processo de funilaria pode tanto incluir a substituição de partes danificadas, como portas, capôs e para-choques, quanto a reparação e o conserto de partes amassadas ou riscadas.

Em geral, existem sete etapas básicas relacionadas ao funcionamento de um serviço de funilaria automotiva:

  1. análise e diagnóstico dos danos e da sua extensão;
  2. indicação dos reparos/substituições que serão necessárias;
  3. desamassamento da lataria;
  4. montagem e desmontagem;
  5. substituição de partes danificadas;
  6. acabamento na superfície;
  7. pintura automotiva.

E para que cada etapa possa ser realizada de forma adequada, os profissionais que atuam com o trabalho de funilaria utilizam diferentes técnicas e ferramentas, como:

  • martelos;
  • lixas;
  • tintas;
  • compressores de ar;
  • aparelhos de solda;
  • politriz;
  • lixadeiras;
  • etc.

Assim, a partir desses itens, eles conseguem recuperar a aparência de veículos danificados.

Afinal, quando procurar uma oficina de funilaria automotiva?

Após entender o que é e como funciona a funilaria automotiva com mais profundidade, vale saber quando você deve recorrer a esse serviço.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, existem diversas ocasiões em que esse serviço pode (ou deve) ser solicitado.

Conheça todas elas a seguir!

Danos causados por colisões

Dois carros envolvidos em um acidente

Acidentes de trânsito são uma das principais causas de danos em veículos. 

Sendo assim, se o seu carro sofreu algum tipo de dano como resultado de uma batida ou colisão, é muito provável que seja necessário utilizar serviços de funilaria automotiva para reparar eventuais problemas.

Arranhões e riscos 

Outra questão que envolve a necessidade do serviço de funilaria automotiva são os arranhões e riscos.

Esses problemas na pintura muitas vezes são inevitáveis, especialmente se você costuma dirigir em áreas urbanas com tráfego intenso. 

E embora seja tentador ignorar esses danos, eles podem piorar ao longo do tempo e eventualmente levar à corrosão da carroceria. 

Por isso, é essencial utilizar serviços de funilaria para reparar esses danos o quanto antes.

Danos causados por fenômenos climáticos e naturais

Apesar de não serem tão recorrentes, situações como chuvas intensas, granizo, ventos fortes e enchentes podem causar danos significativos a um automóvel — direta e indiretamente.

Sendo assim, se você passar por uma dessas situações com seu veículo, talvez seja necessário utilizar serviços de funilaria para reparar os danos e restaurar a aparência do veículo.

Danos causados por vandalismo

Por último, outra circunstância que pode exigir a necessidade de contar com o serviço de funilaria refere-se a atos de vandalismo. Infelizmente, esse tipo de situação acontece em diversas cidades e pelos mais variados motivos.

Portanto, se o seu veículo for atingido por vândalos de modo a resultar, por exemplo, em arranhões ou amassados, saiba que também é recomendável utilizar serviços de funilaria para restaurar a estética do seu veículo.

Em resumo, você deve utilizar o serviço de funilaria automotiva quando compensa consertar problemas presentes na lataria do carro.

Quais as consequências de ignorar danos aparentemente pequenos na carroceria do veículo?

Como você viu nas explicações anteriores, existem diferentes razões para recorrer a uma funilaria automotiva. Agora, e se você não quiser (ou não puder) investir nesse serviço? Quais as consequências?

Conheça as principais a seguir!

Aparência comprometida e desvalorização na revenda

O primeiro ponto relacionado a ignorar danos pequenos na carroceria do veículo está associado à aparência do veículo. Afinal, mesmo que pequenas, essas avarias acabam comprometendo o visual do automóvel. 

Então, se a carroceria do seu carro estiver arranhada, amassada ou descascada, por exemplo, ele pode parecer velho e mal conservado — o que pode afetar a percepção das pessoas sobre o proprietário (no caso, você) e ainda prejudicar o preço do veículo em uma futura venda.

Segurança

Além dos dois aspectos anteriores, outra questão relevante ligada a ignorar danos na carroceria diz respeito à segurança.

Isso porque danos na carroceria podem afetar a integridade estrutural do veículo, tornando-o menos seguro em caso de acidentes. 

Mesmo que o problema pareça pequeno, ele pode afetar a absorção de impacto do carro em uma colisão, colocando o motorista e os seus passageiros em risco.

Corrosão e oxidação

Veículo sofrendo oxidação

Danos na pintura e na carroceria podem permitir que a água e a umidade entrem em contato com a lataria do veículo. 

Como consequência, pode haver corrosão e oxidação — o que resulta em ferrugens e outros tipos de problemas ao veículo.

Multas

Por fim, outro aspecto que vale ser mencionado refere-se às multas.

Isso porque se os danos na carroceria do veículo forem visíveis o suficiente, o dono do veículo (no caso você) pode receber uma ou mais multas por conduzir um carro nessas condições — isto é, com defeito ou fora das especificações legais. 

E como consequência, além de ter que desembolsar certas quantias por conta da infração cometida, possivelmente ainda perderá pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Portanto, para evitar esses e outros contratempos, procure resolver danos e problemas no seu carro, mesmo que pequenos, ok?

Entendeu o que é, como funciona e quando utilizar o serviço de funilaria automotiva? Esperamos que as informações apresentadas tenham sido úteis. Se foram, deixe um comentário abaixo com as suas impressões. Até a próxima!

Deixe um comentário