Mão inglesa: como funciona? Saiba quais países utilizam!

Homem dirigindo um carro olhando para a estrada

Ao viajar para outros países, é fundamental estar ciente das regras de trânsito locais, incluindo o sistema de direção adotado. Afinal, cada lugar tem suas próprias características e particularidades. Nesse sentido, uma diferença significativa que vale a pena saber refere-se à mão inglesa — você já ouviu falar sobre ela? Dezenas de países e territórios utilizam esse sistema na hora de dirigir. Por isso, é importante conhecê-lo.

Quer entender o que é a mão inglesa, como ela funciona e quais países a utilizam? Então não deixe acompanhar este artigo até o final!

O que é e como funciona a mão inglesa no trânsito?

A mão inglesa ou mão invertida, é um sistema de direção no qual os veículos trafegam pelo lado esquerdo da via, enquanto as ultrapassagens ocorrem pelo lado direito. 

Isso significa que o volante do veículo está posicionado no lado direito, e o motorista opera o câmbio com a mão esquerda. 

Essa prática difere do sistema de direção adotado na maioria dos países, onde os veículos trafegam pelo lado direito da via e o volante está localizado no lado esquerdo.

Ao adotar a mão inglesa, os motoristas devem prestar atenção especial nas interseções, rotatórias e conversões, já que as regras de prioridade podem ser diferentes das que estão acostumados. 

Além disso, os semáforos, as placas de trânsito e as sinalizações nas estradas são adaptadas para a orientação da mão inglesa. Logo, é necessário se atentar a esses aspectos também.

Como surgiu a mão inglesa?

A origem histórica da mão inglesa remonta séculos atrás, na idade média. No passado, os viajantes e cavaleiros tendiam a ficar do lado esquerdo nas estradas, deixando a mão direita livre para combate e defesa caso encontrassem algum inimigo. 

Na época (e hoje também), grande parte dos homens possuía a mão direita como mão dominante. Logo, se precisassem utilizá-la, por exemplo, para sacar uma espada e defender sua integridade e sua carruagem, a mão deveria estar livre.

Essa prática influenciou os primeiros veículos de tração animal, que passaram a circular pela esquerda nas estradas. E com o surgimento dos veículos motorizados, ela se manteve e foi adotada por países como o Reino Unido, que popularizou o sistema.

Qual o sistema utilizado no Brasil?

Homem dirigindo um carro olhando para o retrovisor do carro

Após entender o que é, como funciona e qual a origem da mão inglesa, vale saber sobre o sistema utilizado em nosso país.

No Brasil, assim como em grande parte do mundo, utiliza-se o sistema de mão direita (conhecido como mão francesa), em que os veículos trafegam pelo lado direito da via. 

Esse sistema foi estabelecido por Napoleão Bonaparte, pois sua mão dominante era a esquerda — ao contrário da maioria dos homens.

Nesse sistema, o volante dos automóveis fica localizado no lado esquerdo e as ultrapassagens são feitas pelo lado esquerdo do veículo à frente. 

Essa prática é regulamentada pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e é a forma padrão de direção adotada no país.

Inclusive, ela também é adotada nos Estados Unidos, na Alemanha, no Chile, no Egito, no Equador, na Espanha, na Grécia, na Itália, no México, em Portugal, na Suíça e em mais de 100 países e territórios espalhados ao redor do mundo.

Quais países e territórios utilizam a mão inglesa?

Como você viu no tópico acima, o sistema utilizado no Brasil é a mão francesa. Agora, você sabe quais países e territórios usam a mão inglesa no trânsito?

Bom, existem mais de 70, sendo o mais conhecido o Reino Unido. Afinal, foi onde essa forma de dirigir surgiu e se expandiu em toda sua extensão, incluindo a Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda.

Além desses países, vale ressaltar os seguintes territórios adotam essa forma de conduzir:

  • África do Sul;
  • Austrália;
  • Butão;
  • Guiana;
  • Hong Kong;
  • Índia;
  • Indonésia
  • Jamaica;
  • Japão;
  • Malásia;
  • Malta;
  • Moçambique;
  • Nepal;
  • Nova Zelândia;
  • Quênia;
  • Singapura;
  • Sri Lanka
  • Tailândia;
  • Zâmbia;
  • Entre outros.

Como você pode ver, existem diversos países ao redor do mundo que utilizam a mão inglesa — inclusive, muitos destinos turísticos.

Então, se um dia você for visitar um desses países e tiver interesse em dirigir neles, saiba que terá que seguir o sistema de mão inglesa.

Ademais, mesmo que você não pretenda dirigir no destino, é essencial ter atenção ao caminhar e atravessar as ruas para não ser atropelado.

Pode parecer uma orientação básica, mas muitas pessoas que não estão acostumadas com esse sistema acabam se colocando em risco por conta dessa diferença.

Quais as dicas para dirigir em um lugar com mão inglesa?

Pessoa dirigindo um carro com foco na mão no volante

Dirigir no sistema de mão inglesa é geralmente confuso e estranho para grande parte dos brasileiros no início. 

Por isso, vale a pena conhecer algumas dicas para que você saiba como conduzir em lugares onde veículos trafegam pelo lado esquerdo da via.

Primeiramente, dê preferência a um veículo com câmbio automático. Assim, você não precisará ficar se preocupando em acertar a marcha e nem correr o risco de se atrapalhar e acabar deixando o carro morrer. Além desse ponto:

  • estude as regras de trânsito do país em questão. Compreenda como funcionam as rotatórias, as placas de trânsito e as sinalizações específicas;
  • observe o fluxo do trânsito local. Preste atenção à direção nas quais os veículos se movem e como eles se posicionam antes de começar a dirigir;
  • esteja atento aos espelhos retrovisores e use-os sempre para se orientar no trânsito;
  • utilize um GPS para se direcionar e saber com antecedência cada manobra a ser realizada. Dessa forma, você diminui as chances de entrar na contramão, por exemplo;
  • cole adesivos ou coloque lembretes visíveis dentro do veículo para reforçar que você deve se manter à esquerda;
  • se possível, conte com um copiloto para auxiliá-lo nas primeiras viagens, fornecendo orientações e lembrando-o de se manter na mão correta.

Por fim, se der, pratique a condução em áreas menos movimentadas antes de enfrentar tráfego intenso. Isso o ajudará a ganhar confiança e familiaridade com a mão inglesa, e a habituar o seu cérebro para dirigir de maneira contrária.

Neste post, você conferiu o que é e como funciona a mão inglesa. Além disso, conheceu países e territórios que utilizam esse sistema, e viu dicas essenciais para pilotar na faixa da esquerda.

Gostou do conteúdo? Acredita que ele possa ser útil para outras pessoas? Compartilhe-o!

Logo do Cadê Guincho com o fundo azul

Deixe um comentário