Pisca-alerta: como usar de forma correta

Pessoa apertando o pisca-alerta do carro

Quando o assunto é sinalização de trânsito, existem diversos mecanismos para essa finalidade. Tem as placas, os semáforos, as setas, o farol alto, o farol de neblina e o pisca-alerta.

Sobre este último item, especificamente, é importante conhecer alguns detalhes e saber como utilizá-lo da forma correta. Afinal, se você não fizer isso poderá ser multado e ainda colocar você e outras pessoas em uma situação de risco.

Sendo assim, se você tem interesse em saber mais sobre o uso correto do pisca-alerta, além de outras questões relevantes sobre o assunto, acompanhe o conteúdo a seguir com atenção!

O que é e para que serve exatamente o pisca-alerta?

Para ser um motorista cuidadoso e responsável, é fundamental que você faça o uso correto dos acessórios e equipamentos que o seu veículo dispõe. Nesse sentido, é de suma importância que você saiba como usar o pisca-alerta corretamente.

O pisca-alerta é um item de segurança obrigatório em todo veículo atual e deve ser utilizado somente em situações específicas, que envolvem uma emergência, por exemplo.

Trata-se de uma luz de advertência que pisca de forma contínua e, quando acionada, serve para indicar a outros motoristas, motociclistas etc. que o seu veículo está com algum tipo de problema.

Para utilizá-la, é bem simples, basta pressionar o botão que possui um triângulo vermelho. Normalmente, ele fica localizado no painel central do veículo, porém também pode ser encontrado atrás do volante.

Assim, com essa ação de pressioná-lo, você pode tanto ligar quanto desligar esse tipo de sinalização. Agora, embora seja um item de fácil manuseio, esse botão não deve ser utilizado sempre.

Quando usar e quando não usar o pisca-alerta?

Pessoa com as mãos no volante de um carro

Como você viu na explicação acima, o pisca-alerta deve ser utilizado somente quando o seu veículo apresenta algum tipo de problema ou quando há uma emergência. 

Então, além de saber quando usar esse item de segurança, é necessário compreender também quando você não deve usá-lo — que é o caso, por exemplo, de acioná-lo com o veículo em movimento.

Isso porque ao utilizar esse item nessa circunstância, você pode acabar confundindo os outros motoristas e motociclistas que estão na via. 

Eles não saberão, por exemplo, se você fará uma conversão para a direita ou para esquerda. Além disso, pode-se passar a falsa impressão de que o seu veículo está parado.

Portanto, não use o pisca-alerta para todo tipo de situação, ainda mais em dias chuvosos e/ou com neblina na pista.

Se você fizer isso, poderá ocasionar, por exemplo, colisões e acidentes graves — e essas situações podem não só comprometer o seu bem material (o carro) como também a sua saúde e integridade física.

Sendo assim, para evitar riscos e não colocar você e outras pessoas em uma situação de perigo, tenha atenção com o uso do pisca-alerta, ok?

Ademais, outras duas situações que você não deve, ou melhor, não precisa utilizar o pisca-alerta é ao parar em fila dupla e ao estacionar em um local proibido. 

Afinal, ao fazer isso, você já estará cometendo uma infração de trânsito. Logo, ligar ou não o pisca-alerta não mudará a situação. Você poderá ser penalizado da mesma maneira. 

O mesmo vale para trafegar no acostamento em rodovias apenas para fugir do trânsito. Utilizando ou não o pisca-alerta, você poderá ser autuado.

E agora que você já sabe quando não usar esse item de segurança, veja a seguir quando você pode/deve usá-lo!

Problemas na partida

Se o seu veículo “morrer” ou simplesmente não estiver ligando, é necessário ligar o pisca-alerta de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro). Afinal, o automóvel estará estático — e, muitas vezes, isso pode acontecer no meio de uma via movimentada.

Portanto, se você enfrentar essa situação um dia, não deixe de acionar o pisca-alerta, ok?

Panes 

Por mais cuidadoso que você seja com o seu veículo, diferentes tipos de panes podem acontecer com ele. Por exemplo, pane elétrica, mecânica ou pena seca. Todo mundo está sujeito a isso.

Sendo assim, diante de um cenário desse, além de buscar ajuda, evidentemente, é importante que você acione o pisca-alerta. Afinal, devido a pane, que pode ser no motor ou em outro componente, a tendência é que o veículo permaneça parado.

Então, se ele estiver impossibilitado de se locomover, não deixe de ligar o pisca-alerta para avisar os motoristas que estão trafegando pela via sobre a situação do seu veículo.

Além disso, é relevante colocar o triângulo a pelo menos 20 metros do veículo. Dessa forma, você reduz as chances de acidentes. Afinal, os condutores já visualizarão o automóvel e poderão frear a tempo, assim como fazer um desvio.

Situações específicas

Rua com uma placa de sinalização de estacionamento permitido por 15 minutos

Conforme explicado no começo do post, você não deve acionar o pisca-alerta com o veículo em movimento. 

Porém, em situações específicas, como a de uma pessoa que corre o risco de morrer e precisa de socorro imediato, você pode utilizá-lo.

Ademais, outra circunstância que você pode acionar esse item de segurança é quando a regulamentação da via assim o determinar. 

Na prática, isso refere-se a situações em que há, por exemplo, uma placa de estacionamento regulamentado. Geralmente, ela possui, por escrito, dizeres como:

  • “permitido estacionar durante 15 minutos com pisca-alerta ligado”;
  • “vaga rápida – tolerância máxima de 15 minutos com pisca-alerta acionado”.

Então, essa é mais uma situação específica que você deve manter esse item de segurança ligado.

Quais as punições ao utilizar o pisca-alerta incorretamente?

Como você acompanhou até aqui, existem tanto situações em que o pisca-alerta deve ser utilizado como circunstâncias em que ele deve ser evitado. Agora, e se você usá-lo incorretamente, quais as punições?

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (artigo 251), o condutor que fizer o uso indevido do pisca-alerta estará cometendo uma infração de natureza média.

Consequentemente, se for autuado, terá que pagar uma multa que custa R$ 130,16 e ainda receberá 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Portanto, para evitar essas punições, não deixe de fazer o uso correto de pisca-alerta, ok?

Gostou do conteúdo? As informações apresentadas esclareceram as suas dúvidas sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo com as suas impressões!

Deixe um comentário