Polimento e cristalização: quais as diferenças e como fazer

Fazendo o polimento do veículo

Se você tem um veículo e gosta de cuidar dele de modo a mantê-lo sempre limpo e brilhando, provavelmente já ouviu falar sobre polimento e cristalização, certo?

Basicamente, esses são dois procedimentos responsáveis por deixar um veículo com um aspecto de novo, com um visual mais bonito e atraente.

Agora, apesar de terem o mesmo objetivo, polimento e cristalização não são a mesma coisa — e muita gente ainda se engana pensando que são.

Por isso, para esclarecer todas as dúvidas que envolvem este assunto, nós separamos no artigo de hoje quais são as principais diferenças entre esses dois procedimentos e como você pode fazê-los em seu veículo. Veja!

Quais as diferenças entre polimento e cristalização?

Preservar a pintura do carro, assim como a sua lataria, são dois cuidados essenciais que todo dono de veículo deve ter.

Isso porque, eles colaboram com a parte estética do automóvel e ainda ajudam você a “ganhar pontos” na hora de revendê-lo, claro, caso queira, pois mostra o quão cuidadoso e caprichado você era com o veículo.

Por isso, investir em limpezas regulares, higienizações, lavagens e procedimentos como polimento, cristalização, enceramento e vitrificação é uma ação de suma importância para manter a aparência do seu veículo em dia!

O que é polimento

O polimento é um procedimento corretivo para que a pintura do seu carro seja revitalizada. Então, um motorista interessado em recuperar a aparência do veículo e dar uma sobrevida a ela, investe nesse tipo de serviço.

Basicamente, nesse procedimento a lataria é polida e, assim, há um realçamento na pintura, na uniformidade do tom e no brilho do veículo.

Esse procedimento costuma ser recomendado para casos em que a pintura do carro já está com algum problema, como tonalidade opaca/fosca (sem brilho), manchas, queimaduras e riscos — situações mais presentes em veículos usados e seminovos.

Além disso, vale ressaltar que, segundo especialistas, o polimento é um procedimento que deve ser feito em um veículo no máximo três vezes ao longo de sua vida útil. Então, invista nele com moderação para evitar problemas, ok?

O que é cristalização

A cristalização, também conhecida como espelhamento, é um procedimento preventivo que tem como intuito aumentar a durabilidade da tinta do seu carro.

Então, a cristalização, de forma simples e objetiva, serve para evitar e minimizar possíveis danos e prejuízos à pintura.

Para isso, é necessário aplicar e distribuir um tipo específico de resina sobre a lataria do veículo. 

Essa resina funciona como uma espécie de escudo, ou seja, uma camada de proteção extra que ajuda a evitar problemas futuramente na pintura e na lataria do veículo. 

E por não ter efeito abrasivo e nem reagir ao verniz aplicado pela montadora, a cristalização pode ser feita quantas vezes forem necessárias — ao contrário do polimento que deve ser respeitado o limite de três vezes. 

Além disso, a cristalização proporciona um maior brilho e embelezamento ao carro, e ajuda a evitar a aderência de poeiras e sujeiras na lataria.

Observação: como dissemos no início do tópico, a cristalização também é conhecida como espelhamento. O único ponto, no entanto, é que no primeiro procedimento utiliza-se resina e no segundo cera. É apenas um detalhe que vale a pena ser observado.

E agora que você já sabe como funciona cada procedimento, veja a seguir como você pode fazê-los em seu veículo.

Como fazer polimento e cristalização em seu veículo

Homem segurando o politriz ao lado do carro

Para fazer o polimento em seu veículo, você precisa, primeiramente, de uma politriz (ferramenta elétrica parecida com uma lixadeira) e de uma pasta abrasiva.

Depois, é necessário lavar bem o carro, secá-lo e então aplicar a pasta fazendo o polimento de cada parte do carro de maneira uniforme e com bastante cuidado. 

O processo em si, não tem muito segredo. Porém, manusear a politriz adequadamente pode ser um obstáculo, afinal, ela não faz parte do dia a dia da maioria das pessoas.

Já para fazer a cristalização, o processo é um pouco mais trabalhoso. Primeiro é necessário lavar bem o carro, realizar um polimento (se necessário) e, depois, aplicar a resina espalhando-a cuidadosamente no carro.

Agora, qualquer que seja o procedimento, vale ressaltar que o mais indicado é que você busque uma oficina especializada para realizar o serviço.

Assim, uma equipe qualificada fará todo o procedimento de forma profissional, evitando riscos e outros problemas que podem danificar o seu carro (caso você queira fazer tudo sozinho).

Às vezes, dependendo do tipo de carro, são necessárias algumas técnicas específicas e/ou procedimentos adicionais — situações que, talvez você fique com dúvidas, caso não tenha muita experiência e familiaridade com o assunto.

Portanto, para evitar prejuízos e desapontamentos, conte com a expertise de profissionais da área. 

Dessa forma, é muito mais certo que o resultado seja o que você realmente esperava.

Qual procedimento escolher?

Como explicamos no início do artigo, o polimento é um procedimento relacionado a revitalização da pintura, já a cristalização refere-se a uma técnica de precaução.

Por isso, antes de investir em qualquer procedimento, avalie como está a lataria e a pintura do seu carro. 

Elas estão em boas condições? Ou estão com opacidade, manchas, riscos, seivas de árvores, dejetos de pássaros e/ou queimaduras causadas pelo sol?

Se estiverem em um bom estado, a cristalização é o procedimento mais indicado. Agora, se estiverem danificadas, com problemas, opte pelo polimento.

Quanto custa cada procedimento?

Bom, esse é um aspecto que vai depender de dois fatores: do tamanho do seu veículo e do local que você escolher para realizar o serviço.

Porém, apenas para você ter uma noção de valores, o polimento custa, em média, R$350,00 e a cristalização, R$450,00.

E então, pronto para deixar seu carro brilhando e com uma ótima aparência?

Pessoa mostrando o a tela do celular para outra

Esperamos que as dicas e informações apresentadas tenham te ajudado. E se você gostou delas, não deixe de compartilhar o artigo com seus amigos e familiares.

Além disso, caso queira conferir mais conteúdos sobre esse universo automobilístico, acesse nosso blog e confira outros posts.

Há dezenas de conteúdos que foram pensados e produzidos especialmente para você! Até a próxima!

Deixe um comentário