Quais são os tipos de guinchos disponíveis no mercado?

Profissional de guincho

O caminhão guincho é um tipo de veículo extremamente importante e necessário em nossa sociedade. Afinal de contas, graças a ele, é possível transportar automóveis danificados, parados ou desativados.

E como sabemos, todos os dias muitos veículos são encontrados nessas condições em nosso país, seja por conta de uma pane ou falha, por conta de uma colisão ou acidente, ou qualquer outro motivo.

Sendo assim, com base nessas situações, faz-se necessário o uso de um ou mais caminhões guincho para içar, rebocar, retirar e remover esses veículos que estão com algum tipo de problema. 

Agora, é claro que para isso, é preciso utilizar um caminhão adequado, um caminhão que de fato corresponda a situação, afinal, cada transporte, cada serviço, possui certas características e particularidades. 

Por exemplo, guinchar uma moto até um determinado local, não é a mesma coisa que guinchar um ônibus ou um caminhão. Por isso, para cada cenário, para cada situação, existe um tipo de caminhão guincho a ser utilizado — e é sobre isso que iremos abordar no artigo de hoje!

Portanto, se você quer saber quais são os principais tipos de caminhão guincho disponíveis no mercado, não deixe de acompanhar a leitura com atenção.

Principais tipos de caminhão guincho

Caminhão com plataforma

Veículo sendo guinchado

O primeiro tipo de caminhão guincho que separamos nesta lista é o com plataforma, um dos mais utilizados no Brasil e no mundo.

E por quê este modelo é tão popular? Porque além de ser seguro, ele é bastante prático e fácil de usar.

Basicamente, para utilizá-lo, é só afastar a prancha, suspendê-la (deixando-a inclinada), afastá-la mais um pouco até que ela encoste no chão e conduzir o veículo até ela. Depois, é só prendê-lo adequadamente e subi-lo na plataforma. É um processo simples e rápido.

Além disso, o caminhão com plataforma caracteriza-se por ser produzido em ferro anticorrosivo e por ter a parte superior plana e vazia, sendo movimentada por meio da hidráulica.

A principal função deste tipo de caminhão é realizar a remoção de veículos que tiveram algum tipo de problema na estrada ou que foram envolvidos em um acidente, em uma colisão.

Por isso, inclusive, é o mais utilizado em serviços de assistência 24 horas e auto socorro.

Caminhão de corrente e gancho

Caminhão guincho com gancho

Apesar de já ter sido bastante utilizado para todos os tipos de carga há algumas décadas, o caminhão de corrente e gancho não é mais tão utilizado nos dias de hoje..

Isso porque, devido à alta pressão que é feita nos veículos rebocados, a corrente enrolada pode arranhá-los e danificá-los, além de poder comprometer o trem de força em automóveis que possuem tração 4×4 — o que, claro, são situações que ninguém deseja. Além disso, o manuseio desse equipamento não é tão prático e produtivo.

Portanto, este tipo de caminhão não é mais tão visto nas ruas de nosso país..

Caminhão com reboque integrado (lança)

Caminhão guincho com reboque integrado

Como terceiro modelo de caminhão guincho, temos o com reboque integrado. Nesse tipo, o principal objetivo é realizar transportes pesados. 

Logo, há nele eixos extras de maior resistência para transportar, por exemplo, ônibus e outras plataformas com muito mais segurança e estabilidade, além de um braço incorporado ao núcleo do caminhão.

Caminhão com elevador de rodas (asa delta)

Por fim, temos o caminhão com elevador de rodas, que possui mecanismos semelhantes ao segundo modelo que apresentamos — o de corrente e gancho. 

Porém, ao invés de correntes, este aqui utiliza uma espécie de garfo de metal para prender o veículo e transportá-lo até um determinado local. 

A principal vantagem deste tipo de caminhão guincho é o seu preço, visto que é mais barato que os modelos anteriores. Ele é um excelente equipamento para remoções em locais pequenos como subsolos.

Plataformas

Além do tipo de caminhão guincho, é de suma importância se atentar aos modelos e capacidades das plataformas, pois existem variáveis em relação a este item também. Veja a seguir.

Plataforma Auto Socorro

Com uma ampla capacidade, este tipo de plataforma atende demandas de profissionais que trabalham com guincho, em concessionárias e concessões de rodovias.

Basicamente, ela é destinada para guinchar e/ou rebocar automóveis que pararam de funcionar em ruas, estradas, rodovias, etc. 

Além disso, vale destacar que essa opção de plataforma permite operações rápidas e eficientes, liberando vias sem grandes transtornos.

Plataforma Asa Delta

Esta opção possibilita realizar o transporte de veículos adicionais. Ou seja, ela ajuda a agilizar o serviço e a aumentar a quantidade de automóveis transportados simultaneamente.

Então, em vez de levar apenas um carro, por exemplo, é possível levar dois  — o que para quem trabalha com guincho, pode representar uma forma interessante de otimizar o serviço.

Plataforma Pesada

Por fim, temos a plataforma pesada, que é utilizada para veículos de grande porte como cavalos mecânicos e caminhões de baixa altura.

Esse é um tipo de plataforma que, por conta da sua função, é bastante resistente, tudo para que os resgates (às vezes mais complexos), possam ser realizados com eficiência e segurança.

Capacidades

Atualmente, é comum encontrar guinchos com quatro tipos de capacidade:

A primeira delas é para veículos leves, até 2.500 kg. A segunda, é para veículos de peso médio de até 4.000 kg. A terceira é para veículos pesados, de 8.000 kg até 18.000 kg. E por fim, a quarta, é para caminhões extra-pesados, de até 40.000 kg.

A importância de escolher a plataforma e o caminhão certo

profissional de guincho realizando a remoção

Cada tipo de transporte e cada situação envolvendo veículos com problemas, exige uma plataforma e um modelo diferente de caminhão. 

Afinal, existem diversas variáveis na hora de escolher a plataforma e o modelo certo: a capacidade de peso, o trajeto a ser percorrido, a situação do veículo, o número de veículos na plataforma, etc.

Por isso, para garantir que o transporte, o serviço, seja realizado de forma segura, eficiente, sem riscos e desperdícios, é fundamental escolher a plataforma e o caminhão certo!

Imagine, por exemplo, se um caminhão guincho está transportando um veículo grande e pesado. Se ele não for um modelo apropriado para isso, além de possíveis danos e riscos, um grave acidente pode acontecer.

Portanto, na hora de escolher um guincho, utilize nosso App, o Cadê Guincho envia o profissional adequado de acordo com o tipo de veículo a ser removido.

Deixe um comentário