Quero ser motorista particular. Por onde começar?

Homem dirigindo um carro levando um passageiro

Prestar serviços como motorista particular pode ser uma boa opção para quem quer ganhar dinheiro dirigindo.

Agora, é claro que para isso é necessário ter uma qualificação adequada de modo a saber o que fazer, como fazer e o que evitar.

Sendo assim, se quer se tornar motorista particular, confira neste artigo dicas e orientações importantes a respeito de por onde começar. Boa leitura!

Como ser um motorista particular

Documentação

Vamos começar pelo básico. A primeira questão que você deve saber sobre ser um motorista particular é que você precisa ter uma CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do tipo B — considerando que você vá pilotar um carro.

Além disso, você precisa informar no documento que você Exerce Atividade Remunerada (EAR).

Veículo de trabalho

Além de ter habilitação, você precisa de um veículo para exercer o seu trabalho, claro. Se você já tem um, ótimo.

Agora, se você ainda não tem, você pode considerar a compra, o financiamento ou o aluguel de um veículo.

Cada opção tem suas vantagens e desvantagens. Por isso, você precisa analisá-las para entender qual faz mais sentido para o seu caso.

Se o seu orçamento estiver um pouco apertado, você pode considerar o investimento em um carro usado ou seminovo.

Cuidados com o veículo

Mesmo que o seu veículo não seja o mais moderno, equipado e luxuoso, é importante que você o mantenha sempre bem cuidado e conservado. Afinal, isso transmite mais credibilidade e profissionalismo.

Portanto, esteja sempre de olho para que tanto o interior quanto o exterior do seu veículo estejam “apresentáveis”, isto é, com uma boa aparência e bem limpos e higienizados. Pense sempre em causar uma boa impressão. 

E falando nesse assunto…

Imagem e boa impressão

Homem dirigindo carro sorrindo levando um passageiro

Outro ponto importante que você deve saber para se tornar um motorista particular é que você deve valorizar a sua imagem. Então, tenha uma boa apresentação pessoal. 

Para isso, arrume-se para o trabalho, utilize roupas adequadas, tenha atenção a sua postura e cuide da aparência de modo geral (cabelo, barba, unhas etc.) — tais aspectos também contribuirão para passar uma imagem mais positiva a seu respeito e do seu serviço.

Além disso, para manter o nível do serviço em um padrão elevado e elogiada, seja sempre educado, respeitoso e amigável.

Durante a rotina de trabalho, você lidará com diferentes tipos de pessoas, que estarão em momentos diferentes. Algumas podem estar mais abertas para dialogar e interagir, outras podem estar mais quietas e querendo privacidade. 

Então, entenda isso para não ser desagradável e acabar incomodando um passageiro ou uma passageira, ok?

Embarque e desembarque

Seguindo com as dicas e orientações sobre como começar a atuar como motorista particular, é de suma importância que você esteja atento ao embarque e desembarque dos seus passageiros.

Por isso, esteja sempre de olho e à disposição para quando chegarem, você poder abrir a porta ou também o porta-malas. 

Além disso, recepcione a ou as pessoas com educação, pergunte se há preferência por ir no banco da frente ou no de trás, aguarde se acomodarem no veículo e depois feche a porta cuidadosamente.

No desembarque, tenha a mesma prudência. Estacione o veículo em um local adequado, abra as portas e pegue as malas se houver.

Agora, vale ressaltar que esses são procedimentos padrões, básicos, porém, se o passageiro ou passageira tiver alguma solicitação diferente, busque respeitá-la. De repente, a pessoa pode querer pegar e levar a própria mala, por exemplo.

Direção

Não dá para falarmos sobre ser um motorista particular, sem comentarmos sobre a direção. Afinal, essa é uma das partes mais importantes do serviço.

Sendo assim, para ser um bom profissional, é essencial que você siga algumas orientações básicas, como manter uma direção defensiva, respeitar as leis de trânsito e não brigar, ofender ou discutir com outros motoristas.

Além disso, é importante que você estude as rotas e os trajetos previamente de modo a evitar erros durante o serviço, atrasos ou até mesmo riscos, afinal, algumas regiões são mais perigosas do que outras.

Capacitação

Para ser um motorista executivo qualificado e requisitado pelo mercado, é essencial que você esteja sempre buscando aprimoramento. Afinal, não basta saber dirigir bem para ser um bom profissional.

Você precisa também saber se comunicar, manter uma boa postura, ser cordial, cuidar da sua imagem, ter alguns conhecimentos técnicos (reparos básicos referentes ao carro) e muito mais.

Portanto, não deixe de se capacitar. E para isso, faça cursos, participe de treinamentos e workshops, assista a palestras, leia livros e assim por diante. Seja um profissional diferenciado, melhor e mais qualificado que os concorrentes.

Remuneração

Mulher motorista de carro recebendo dinheiro do passageiro

Se você pretende ser um motorista profissional e qualificado, é importante que você receba a altura, certo? No geral, para calcular a sua remuneração, é importante que você considere os seguintes aspectos:

  • o consumo do veículo;
  • quanto você gastará em combustível para realizar o serviço;
  • quais gastos extras você terá (pedágios, estacionamento etc.);
  • qual a sua margem de lucro desejada.

Agora, vale ressaltar que esses pontos podem variar de acordo com a sua maneira de trabalhar — e é sobre isso que você verá no tópico a seguir.

Área de atuação

Por fim, mas não menos importante, defina qual será a sua área de atuação. Isto é, como e com quem você pretende trabalhar?

Para uma família, como um chofer? Para uma empresa, como um funcionário? Ou para diferentes clientes? Pense nisso.

Agora, qualquer que seja a sua área de atuação, não deixe de se atentar às dicas que apresentamos ao longo deste artigo, ok? 

Elas são fundamentais para que você possa realizar um bom trabalho e ser um profissional bem-sucedido nessa carreira!

Dica extra: onde oferecer seus serviços

Agora que você já sabe as principais dicas e orientações a respeito de como se tornar um motorista particular, é importante ter em mente onde você pode oferecer os seus serviços.

Para isso, há diferentes caminhos. Você pode, por exemplo, entrar em contato com potenciais clientes diretamente e se colocar à disposição, pode criar cartões de visita e distribuí-los em pontos estratégicos e também pode aproveitar a internet.

Nessa última opção, você pode, por exemplo, criar um perfil no Instagram, uma página no Facebook ou até mesmo ter o seu próprio site. Assim, por meio desses canais, você pode divulgar mais detalhes e informações sobre o seu trabalho!

Deixe um comentário