Veículos com placa preta: entenda como funciona

Veículos antigos com o capô do carro levantado

Ao dirigir pelas ruas, ao participar de eventos automotivos ou ao visitar museus de carros, é provável que você já tenha se deparado alguma vez com veículos que, em vez de terem uma placa comum, branca/prata, tinham uma placa preta.

Agora, você sabe exatamente porque esses veículos têm essa placa diferenciada? Tem alguma ideia? Se não souber, tudo bem, pois é sobre esse assunto que vamos explicar no artigo de hoje.

Portanto, se você quer entender como funciona essa questão de placa preta em veículos e quais as características/requisitos são necessários para ter direito a essa condecoração, confira as informações a seguir!

Placa preta em veículos: origem e características principais

O uso de placa pretas em veículos surgiu no ano de 1998 a partir de uma

Lei do Código de Trânsito Brasileiro. E qual era o intuito do CTB com isso? 

Simples, diferenciar um automóvel que tem valor histórico de um veículo comum, de modo que a partir dessa condecoração, ele passa a ser considerado como um item de colecionador.

Um veículo com placa preta, além de ter essas características e atribuições acima, está associado a um automóvel mais bem cuidado e conservado. E, por isso, ele também costuma ser mais valorizado no mercado. 

Isso significa que o seu preço de revenda geralmente é mais elevado do que outros automóveis do mesmo ano ou até do mesmo modelo, mas que não tiveram tanta atenção e cuidado com o passar dos anos.

Veja também: o primeiro fusca rosa placa preta do Brasil.

Quais os requisitos para conseguir uma placa preta?

Agora que você já sabe qual é a origem da placa preta em veículos e quais as principais características de automóveis que possuem este item, entenda a seguir quais são os requisitos para conseguir essa placa especial.

De acordo com o CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), há três condições básicas para que um veículo possa estar apto a receber uma placa preta:

  1. Ter sido fabricado há mais de 30 anos;
  2. Ter as características originais de fabricação preservadas — 80% dos itens e peças precisam ser autênticas — mecânica, carroceria, suspensão etc.;
  3. Fazer parte de uma coleção, ou seja, ser filiado a algum clube de colecionadores.

Essa terceira condição é de suma importância, pois o clube, a associação que você fará parte (caso esteja interessado em obter uma placa preta), é quem será responsável por avaliar o seu veículo e fornecer o certificado de originalidade, conhecido como CVCOL – Certificado de Veículo de Coleção.

Vale ressaltar que esse certificado tem um prazo de validade de 60 meses (5 anos) e depois desse tempo é necessário renová-lo, e que durante esse período o veículo não pode passar por grandes modificações.

Além disso, uma observação importante: não é qualquer clube que pode fazer essa certificação de autenticidade. Somente associações reconhecidas pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) que podem emiti-lo.

Como solicitar a placa para o seu veículo?

Traseira de um fusca em frente a praia

Após obter o certificado de originalidade, você precisa ir até o Detran do seu município com esse atestado, claro, para então solicitar a mudança de categoria e a placa preta.

Um funcionário então o atenderá e explicará o processo e o prazo para que você consiga essa honraria.

Por fim, caso esteja tudo correto, você terá que levar o seu veículo até o órgão para então receber a placa preta e ter a categoria do seu automóvel alterada. No seu documento, ao invés de “passageiro” estará “colecionador”.

Se tiver dúvidas, vale a pena dar uma conferida no documento que a Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) disponibilizou a respeito desse processo.

Inclusive, vale ressaltar ainda que no site da FBVA você consegue encontrar diversas opções de clubes distribuídos pelo Brasil para conseguir a sua certificação, além de outras informações úteis.

Somente carros podem ter placa preta?

Não, qualquer veículo pode receber essa placa especial, desde que, claro, atenda às características e requisitos que explicamos mais acima

Então, isso significa que, além de carros, veículos como caminhões, motocicletas e até mesmo ônibus podem ter uma placa preta — tanto nacionais quanto importados.

O único ponto a ser observado é que é mais difícil encontrar clubes e profissionais que vistoriam esses veículos pesados. Logo, tende a ser mais complicado obter o certificado de autenticidade.

Questões comuns que envolvem esse tipo de chapa especial

Por não ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto, é comum ouvir algumas questões a respeito de veículos com placa preta, sendo que nem todas elas são verdadeiras.

Por isso, nós separamos a seguir as questões mais comuns que envolvem esse tipo de chapa especial para esclarecer dúvidas gerais e também equívocos. Acompanhe!

Restrições de circulação

Muitas pessoas dizem que veículos com placa preta possuem restrições de circulação, especialmente em rodovias e aos finais de semana e feriados. Porém, isso não é verdade.

Um veículo com essa placa especial pode rodar normalmente, todos os dias do ano, assim como outros automóveis.

Isenção de impostos e taxas

Apesar de haver variações de estado para estado, carros que possuem placa preta e, consequentemente, existem há mais de 30 anos, são isentos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

Entretanto, tanto a taxa de licenciamento quanto o seguro devem ser pagos normalmente. Para esses dois itens, não há isenção. 

Itens de segurança e de controle de emissões

Parte interna de um veículo antigo. Mostrando o painel e o volante.

Outra questão que vale ser ressaltada sobre o uso da placa preta é que os veículos que possuem essa condecoração dispensam itens de segurança e de controle de emissões.

Afinal, como são carros clássicos, antigos, com décadas de existência, não tem como eles atenderem exigências atuais a respeito de equipamentos e acessórios mais modernos, ecológicos e tecnológicos.

Custos

Considerando todos os trâmites envolvidos no processo de obtenção da placa preta, você gastará por volta R$ 800,00. 

Porém, esse valor pode variar para cima ou para baixo, dependendo do clube que você solicitar o certificado e da região onde você mora.

Placa Mercosul

Por fim, mas não menos importante, outra questão que vale a pena saber é sobre as placas pretas no padrão Mercosul.

Isso porque, com a chegada desse novo tipo de placa em nosso país, as chapas pretas seguirão agora esse mesmo padrão, mudando o fundo que, em vez de branco, será preto, e os números e letras, que serão brancos.

E então, o que achou sobre as informações apresentadas sobre veículos com placa preta? Foram úteis? Esclareceram suas dúvidas? Esperamos que sim!

Agora, caso queira perguntar algo ou fazer um comentário, basta utilizar o espaço disponível logo abaixo!

Deixe um comentário