6 acessórios proibidos para caminhões

Lateral inteira de um caminhão

Fazer modificações em veículos e colocar acessórios é algo que atrai muitos brasileiros. Afinal, tais alterações podem deixar um automóvel com outro visual, com outra sonoridade, mais potente, mais rápido e mais personalizado.

Contudo, é válido ressaltar que nem toda modificação é permitida por lei. Por exemplo, existem alguns acessórios que são proibidos para caminhões e se você utilizá-los ou instalá-los em seu veículo poderá sofrer multas e outras punições. 

De modo geral, esse acessórios referem-se a itens que podem afetar a dirigibilidade e a segurança, tanto dos próprios condutores quanto de terceiros. Por isso, conhecê-los é de suma importância para evitar riscos e problemas.

Interessado em saber quais são os acessórios proibidos para caminhões? Confira então os 6 principais a partir de agora!

Quais são os acessórios proibidos para caminhões?

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estes são os 6 acessórios proibidos para caminhões!

1. Faróis especiais e lâmpadas coloridas

Um acessório que diversos motoristas utilizam ou consideram utilizar em seus veículos (não só em caminhões, vale ressaltar), são os faróis especiais. Ou, também, as lâmpadas coloridas.

Porém, a questão é que eles são proibidos por lei. Se você utilizá-los em seu caminhão, poderá ser autuado de modo a receber uma multa no valor de R$ 195,23, além de 5 pontos na carteira — sem contar ainda que poderá gerar acidentes.

O mesmo vale para faróis de LED e de xênon que não são originais, isto é, que não vêm de fábrica. 

Isso porque esses acessórios de iluminação, apesar de serem mais fortes e brilhosos, acabam ofuscando e atrapalhando a visão de outros motoristas, motociclistas etc. Como consequência, podem gerar diversos problemas.

Trata-se das resoluções n.º 384/2011 e n.º 667/2017 do Contran, e do art. 230 do CTB (Código de Trânsito Brasileiro).

2. Películas automotivas

Caminhão andando

Uma forma de tornar a cabine do caminhão mais confortável e também de gerar mais privacidade ao dirigir é instalar o chamado insulfilm nos vidros do veículo. 

Por lei, esse item não é proibido, porém é necessário respeitar as regras de transparência estabelecidas pelo Contran. 

Se a película for, por exemplo, muito escura, espelhada, refletiva, metalizada ou colorida, está errado e você pode ser punido por isso.

Esse cuidado com a película é importante, primeiro porque se ela não seguir a resolução do Contran poderá prejudicar a sua visibilidade nas vias (especialmente a noite) e, assim, gerar riscos de acidentes, entre outros problemas. 

Segundo, porque um insulfilm inadequado prejudica a visão das autoridades responsáveis pela fiscalização nas rodovias.

E terceiro, aproveitando o que foi dito no parágrafo anterior, um insulfilm muito escuro, por exemplo, pode ser um risco se você estiver sendo assaltado. Afinal, como as pessoas e os policiais conseguirão ver o que está acontecendo na cabine?

Para saber mais sobre essa proibição, veja a resolução n.º 254/2007 do Contran.

3. Escapamento direto

Outro item presente na lista de acessórios proibidos para caminhões é o escapamento direto, conhecido popularmente como “diretão”.

Isso porque este item, quando instalado em caminhões, passa a gerar um ruído que excede o permitido por lei e ainda emite mais poluentes — o que é um crime ambiental. 

Logo, é mais um acessório que você não deve utilizar em seu veículo, se quiser evitar problemas.

4. Capa de porca americana ou spike para pneus

A legislação brasileira veta elementos de fixação de rodas que sejam protuberantes, pontiagudos ou cortantes, visto que, devido ao formato, eles podem agravar ferimentos e riscos em caso de acidentes.

Nesse contexto, as capas de porca do tipo americana ou spike, que costumam ser instaladas em pneus são proibidas. Então, nada de instalá-las em seu veículo, ok?

5. Painéis luminosos 

O quinto acessório proibido para caminhões são os painéis luminosos que reproduzem mensagens dinâmicas ou estáticas — também conhecidos como letreiro digital.

Embora esse item seja comum em ônibus (na parte frontal) e em sinalizações nas estradas, ele não é permitido em caminhões.

Isso porque o uso deste acessório pode gerar distrações aos demais condutores nas vias e ainda atrapalhar quem está no caminhão. Consequentemente, as chances de acidentes acontecerem aumentam — o que, claro, ninguém deseja.

Trata-se da resolução n.º 254 do Contran, caso queira entender sobre essa proibição de forma mais aprofundada.

6. Adesivos

Por fim, para encerrar a lista de acessórios proibidos para caminhões, temos os adesivos — no caso, os que são instalados em lugares inapropriados.

Utilizar adesivos é uma forma de personalizar o caminhão e deixá-lo de acordo com o gosto do condutor. Além disso, é uma maneira de divulgar serviços, por exemplo. Tais ações são permitidas, não têm problema, porém é necessário se atentar onde esses itens serão colados.

Isso porque áreas como para-brisa, vidro traseiro, retrovisor e partes de iluminação devem estar sempre livres, sem nenhum tipo de adesivo.

Se esses itens forem colocados nessas áreas, podem prejudicar a visibilidade do motorista e ainda criar o chamado ponto cego na hora de dirigir, estacionar etc.

Quais as principais consequências de usar acessórios proibidos para caminhões?

Carro da polícia parando outro veículo

Até aqui, você conferiu os 6 principais acessórios proibidos para caminhões. Agora, você sabe quais são as consequências ao usá-los em seu veículo? A primeira, que inclusive já foi mencionada, são as multas. 

Normalmente, trata-se de infrações graves. Isso significa que você terá que desembolsar R$ 195,23, caso seja autuado. Além disso, pode receber 5 pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e ainda ter o veículo retido.

E para as pessoas que dependem da direção para trabalhar, como os caminhoneiros, essas penalizações, especialmente a última, podem ser um grande problema. Afinal, pode gerar atrasos, prejuízos e ainda afetar a imagem com o contratante.

Portanto, para evitar gastos e outros contratempos, respeite a lei. Não utilize os acessórios que foram apresentados ao longo deste artigo. Há muitas outras formas de customizar e personalizar o seu caminhão.

Além disso, se um desses itens estiver presente em seu veículo, providencie a retirada para evitar maiores transtornos.

E então, você sabia de todos esses 6 acessórios que são proibidos para caminhões? Você tem ou já teve algum deles em seu veículo? Comente abaixo!

Deixe um comentário