Cânister: o que é e como funciona?

Mecânico mexendo no motor de um veículo

Todo veículo é composto por uma série de peças e componentes. Alguns são bastante conhecidos pelo público, outros nem tanto. Nesse sentido, resolvemos explicar ao longo deste post sobre o cânister — você já ouviu falar sobre ele?

Desde a década de 90, há uma busca contínua por parte do Governo e das fabricantes de automóveis para controlar e filtrar os gases poluentes emitidos pelos veículos. Afinal, eles são prejudiciais para o meio ambiente e a saúde humana.

Por conta disso, desde então, foram desenvolvidos diversos itens e tecnologias para atuar nessa questão, como o cânister.

Sendo assim, se você tem interesse em saber o que é e como funciona o cânister, além de outras informações sobre o assunto, confira a leitura a seguir!

O que é para que serve o cânister?

Para entender o que é o cânister, primeiramente é interessante conhecer por onde os carros emitem poluentes na atmosfera. 

No caso, essa situação acontece por meio do escapamento e do tanque de combustível. E em veículos mais antigos, especificamente, ela também se sucede por meio do carburador (item substituído pelo sistema de injeção eletrônica).

Ok, mas por que estamos falando sobre isso primeiro? Porque o cânister é um componente veicular que foi criado para ajudar a evitar essa poluição.

O cânister é um filtro de carvão ativado, cuja função é captar e filtrar o vapor vindo do tanque ou carburador, de modo a enviá-lo de volta para o motor, onde será queimado.

Agora, é válido ressaltar que esse vapor acumulado no cânister não pode ser encaminhado para o motor a qualquer momento. É necessário ter um controle adequado para esse propósito.

Em carros carburados, isso é feito via vácuo por meio de uma válvula que abre, conforme a aceleração do veículo.

Já nos carros com injeção eletrônica, também há uma válvula atuante no processo, mas ela não funciona via vácuo. 

No caso, ela é eletrônica, sendo que o sistema, por ser mais tecnológico, sabe qual o momento certo para abri-la e, assim, liberar os gases para o motor, de modo a proteger o meio ambiente e não agredir o ar que respiramos.

Como funciona o cânister?

Cânister em cima de uma mesa

Agora que você já sabe o que é o cânister e para que ele serve, vale a pena entender, na prática, o seu funcionamento — vale destacar que ele não é muito complexo. Ele funciona da seguinte maneira:

O cânister é um componente composto por duas tubulações, além de uma válvula solenoide (que também pode ser chamada de “válvula de purga”). 

Na prática, todo o vapor de combustível que, antigamente, era direcionado para o ar, hoje é absorvido pelo cânister. Assim, evita-se que gases poluentes sejam lançados na atmosfera.

Quando o módulo de injeção é acionado, abre-se a válvula de purga, de modo que o vácuo do motor “puxa” o vapor do cânister por meio do coletor de admissão para então ser queimado.

O funcionamento desse sistema funciona, basicamente, em quatro etapas. Ele começa no tanque de combustível, chega ao cânister e depois à válvula solenoide e, por fim, finaliza o processo no motor, onde atua o coletor de admissão.

Qual a importância do cânister?

Conforme você acompanhou até aqui, o cânister é um item relevante, pois ajuda a evitar que os níveis de poluição e toxicidade na atmosfera aumentem consideravelmente.

Contudo, além desse ponto, é válido ressaltar que esse componente é importante para evitar que você leve multas e pontos na carteira.

Isso porque, de acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), veículos que emitem poluentes (gases, fumaças e partículas) são passíveis de punição.

Quais problemas podem acontecer com o cânister?

Como todo componente veicular, o cânister e também a válvula ligada a ele podem apresentar problemas. Portanto, é importante conhecer sobre essas situações para conseguir identificá-las e saber o que fazer, caso as enfrente um dia.

Quando a válvula do cânister apresenta algum defeito, ela pode ficar travada e não liberar os gases. Ou, ainda, ela pode ficar aberta e, assim, acabar encaminhando o vapor de forma inadequada ao motor, isto é, em excesso.

Felizmente, nos carros que possuem injeção eletrônica, que são a maioria hoje em dia, o módulo da injeção costuma identificar esse tipo de problema. Então, ele avisa, por meio de uma luz no painel, que há um defeito no item.

Sendo assim, diante de um cenário desse, é recomendado que você busque uma boa oficina mecânica e leve o seu veículo para que o componente possa ser analisado ou substituído por profissionais.

Ademais, é válido ressaltar que o próprio cânister pode estragar. Geralmente, isso ocorre quando um motorista enche o tanque do veículo de forma excessiva, além da capacidade que ele tem.

Nessa circunstância, o combustível ficará no bocal e acabará entrando na mangueira do cânister. 

Desse modo, ao invés de vapor ir para o cânister, o que será enviado ao componente é o combustível líquido. 

Por conta disso, o carvão ativado será derretido (e, consequente, solto), fazendo com o que o cânister estrague.

Por fim, vale ressaltar que o cânister e seus componentes, assim como outros diversos itens de um carro, sofrem com um envelhecimento natural. Logo, pode ser necessário trocá-los em um determinado momento.

Quais as principais consequências dos problemas no cânister?

Mecânico mexendo no motor de um carro

Conforme você conferiu anteriormente, existem alguns problemas que podem acontecer tanto com o cânister quanto com seus componentes (válvula e tubulações).

Nesse sentido, quais seriam as consequências dessas adversidades? As principais são:

  • alterações no funcionamento do motor (baixo desempenho);
  • prejuízo na forma da mistura ar-combustível;
  • consumo elevado de combustível;
  • cheio forte de combustível (sem vazamento aparente);
  • barulhos e ruídos.

Portanto, se você notar um ou mais sinais como esses em seu veículo, é altamente recomendável procurar uma boa oficina mecânica para que o seu automóvel possa ser vistoriado e consertado.

Ao longo deste post, você descobriu o que é o cânister, para que ele serve e como funciona. Ademais, conferiu quais são os principais problemas referentes a esse item, assim como suas consequências.
Para encerrar, confira este outro post sobre um componente que também é de grande valia para veículos e para o meio ambiente: o catalisador automotivo!

Deixe um comentário