Cárter do motor: para que serve e qual a sua importância?

Parte de baixo de um carro

O cárter do motor, apesar de ser um item extremamente importante para veículos, nem sempre é lembrado, valorizado ou até mesmo conhecido por muitos motoristas. E isso, consequentemente, pode acabar se tornando um grande problema depois.

Sabe por quê? Porque esta peça está diretamente relacionada ao funcionamento adequado do motor e, caso haja algum tipo de problema com ela, o veículo simplesmente pode travar e parar de funcionar — o que, claro, ninguém deseja.

Portanto, se você possui um veículo e não quer ter nenhuma dor de cabeça com esta peça, confira neste artigo o que é o cárter do motor, para que ele serve, qual a sua importância, além de outras diversas informações relevantes sobre o assunto!

O que é o cárter do motor e para que ele serve

Troca de óleo

O cárter do motor é um recipiente metálico (de alumínio ou fibra), responsável por armazenar e movimentar o óleo lubrificante quando o motor do carro está em funcionamento, além de garantir que ele seja sempre encontrado em um nível ideal.  

E quando o carro está desligado, isto é, com o motor desligado, o óleo que circulou durante o movimento escorre pelo motor e fica acondicionado no cárter resfriando até o seu próximo uso. Ou seja, esta peça também funciona como uma espécie de reservatório.

Basicamente, a função do cárter é assegurar que o motor do veículo permaneça lubrificado, evitando assim o atrito entre os componentes, além de um possível superaquecimento. E estes são os principais motivos que o tornam tão importante!

A importância do cárter do motor

O motor de um carro é como se fosse o coração para o ser humano. Ou seja, ele é essencial. Por isso, dar atenção a ele e cuidar dele adequadamente, investindo em revisões, manutenções, etc. são atitudes que todo motorista deve ter.

Apenas para você entender: o motor de um carro é um item composto por diversas partes móveis que, para funcionar corretamente, precisa de lubrificação. E esta lubrificação se dá por meio do óleo que fica armazenado no cárter.

Por isso, se esse recipiente estiver com algum problema, por exemplo, com uma fissura ou buraco, a lubrificação do veículo será comprometida — o que pode causar sérios danos ao motor ou até mesmo um acidente.

Tipos de cárter

Atualmente, existem dois tipos de cárter para veículos: o úmido e o seco. Confira a seguir sobre cada um deles.

Cárter úmido

O cárter úmido é o tipo de cárter mais encontrado em carros aqui no Brasil. Isso porque ele é mais fácil e barato de se fabricar. 

A sua principal característica é armazenar uma quantidade considerável de óleo (de quatro a seis litros). 

Basicamente, ele possui uma bomba que faz o óleo passar entre os componentes do motor e quando o motor se encontra cheio dessa substância viscosa, o óleo é movido através de dois cilindros e dois apoios da cambota (virabrequim).

Cárter seco

O cárter seco, diferentemente do úmido, não funciona como um reservatório de óleo. Nesse tipo, o óleo fica reservado em um compartimento externo, à parte do motor, sendo aspirado do cárter para este local.

Ao contrário do cárter úmido, este modelo contém duas pequenas bombas, sendo que a primeira conduz o óleo do cárter para o reservatório e a segunda tem a função de encaminhar o óleo para as partes do motor.

Geralmente, carros de corrida e marcas como Ferrari, Mercedes e Porsche utilizam essa opção de cárter mais sofisticado.

Manutenção do cárter

Cárter do carro

Como o cárter é um item que fica em uma parte muito baixa do motor, é natural que ele sofra algumas avarias e desgastes com o passar do tempo. Contudo, vale ressaltar que esta peça não possui um tempo de vida útil, ou seja, ela não tem um período exato de durabilidade.

Por isso, além de respeitar o tempo de revisão do seu carro, sempre que for medir o nível de óleo ou mexer em outras partes do motor, veja como está o cárter. Observe, por exemplo, se ele tem alguma rachadura, fissura, buraco ou mancha.

Além disso, verifique se há algum tipo de vazamento. Caso haja um desses problemas, será necessário corrigi-lo rapidamente para não ter maiores transtornos depois.

E para isso, além de procurar uma boa oficina, com profissionais qualificados para realizar o serviço, verifique no manual do proprietário como você deve proceder com a manutenção do cárter.

O ideal é que o recipiente passe por uma limpeza de tempos em tempos, pois ele acumula resíduos (borras) que podem acabar atrapalhando o sistema transporte de fluidos, inclusive, entupindo-o.

Protetor de cárter: vale a pena ou não?

O protetor de cárter, apesar de não ser obrigatório, é um item que vale a pena mencionarmos. Isso porque, considerando os problemas de pavimentação das vias brasileiras, além de pedras, galhos, lama, água, detritos, etc. que podem atingir o cárter do veículo, é interesse considerá-lo para garantir mais proteção à peça.

Normalmente, este protetor é feito de alumínio e pode ser encontrado no mercado automotivo por menos de R$200,00 (isso para veículos de produção em série). Agora, é claro que vai de você, afinal, essa é uma escolha que fica a seu critério. 

Contudo, é válido ressaltar que caso você opte por investir neste protetor, peça para que um profissional realize a sua instalação, ok? Como estamos falando sobre um item referente a lubrificação do motor, não dá para arriscar.

Mais segurança e menos dor de cabeça para dirigir

Mecânico retirando o cárter

Agora que você já sabe o que é um cárter, qual a sua importância, além de outras diversas informações relevantes, verifique como está este item em seu carro, e claro, cuide dele adequadamente para não ter dor de cabeça depois — e o mesmo vale para outras peças e componentes do veículo, ok?

Assim, além de evitar acidentes e gastos desnecessários com reparos e manutenção, você terá um automóvel muito mais seguro e eficiente!

E caso você tenha gostado do artigo e pense que ele será útil para outros motoristas, compartilhe-o com sua rede de amigos e familiares. Dessa forma, cada vez mais pessoas estarão cientes sobre o que é cárter do motor e qual a sua importância.

Deixe um comentário