7 reparos automotivos mais procurados pelos motoristas

Mãos de mecânico reparando algum item veicular

Todo veículo, em algum momento, precisará visitar uma oficina mecânica. Às vezes, por conta de uma revisão programada ou de uma manutenção preventiva. Porém, em outros casos, pode ser por causa de um acontecimento específico, como uma colisão/acidente.

Agora, independentemente do motivo, você sabe dizer quais são os reparos automotivos mais procurados pelos motoristas brasileiros? Tem alguma ideia? É sobre isso que você verá ao longo deste artigo!

Portanto, confira a lista a seguir e veja se os reparos automotivos que você tem em mente estão entre os mais procurados pelos motoristas brasileiros ou não. Boa leitura!

Os reparos automotivos mais procurados pelos motoristas no Brasil

1. Restauração da lataria

A lataria de um veículo está sempre exposta a diversos fatores, como sol, chuva, pedregulhos nas vias, motoristas que geram colisões e causam acidentes e muito mais.

Logo, trata-se de uma parte do carro que pode “sofrer”, se não houver a devida atenção e os cuidados necessários. Consequentemente, a pintura pode ser danificada, pode haver arranhões e riscos (que falaremos a seguir), amassados etc.

E tais circunstâncias, claro, prejudicam o acabamento, o visual do veículo, sem contar que também o desvalorizam em caso de uma venda futura, por exemplo.

Por isso, pensando nessas situações, muitos motoristas buscam pelos serviços de funilaria e restauração da lataria.

Veja também: dicas essenciais para vender seu carro online.

2. Remoção de arranhões/riscos

Duas situações que todo veículo está sujeito são os arranhões e riscos. E claro, nenhum motorista que valoriza seu carro e cuida dele quer que ele fique com esse problema na lataria.

Por isso, outro reparo automotivo bastante procurado pelos motoristas brasileiros é o de remoção de arranhões e riscos.

Em certos casos, um serviço de pintura de qualidade pode resolver o problema. Porém, em outros, o mais indicado é fazer um polimento. E falando em polimento…

3. Polimento dos faróis

Com o passar dos anos, especialmente por conta de fatores como sol e chuva constantes, é natural que os faróis de veículos sejam afetados, ficando mais opacos/escuros e/ou amarelados.

E tais situações, além de afetarem a beleza e a estética do veículo, podem comprometer a visibilidade e a segurança ao dirigir — principalmente à noite e em dias de tempestade e muita neblina.

Imagine, por exemplo, se você estiver voltando de uma viagem de carro com a sua família e os faróis do seu veículo não estiverem nas melhores condições. Se começar a chover bastante, será um risco para você e os seus passageiros. 

Portanto, a busca pelo serviço de polimento dos faróis também costuma ser grande em nosso país — até porque, além do fator segurança, o preço é bem mais em conta do que se você for comprar peças novas.

4. Reparo/troca de capô e para-choque

Homem polindo o para-choque

Tanto o capô quanto o para-choque de um veículo são dois componentes que estão sempre expostos. E em caso de uma batida ou de uma situação externa que gere algum tipo de impacto, eles podem ser danificados.

Em algumas situações mais superficiais, os serviços de “martelinho de ouro” ou de pintura podem reparar o problema. Porém, em outros casos, pode ser necessário fazer a troca do capô ou do para-choque — o que será mais caro.

Normalmente, dos dois itens, o para-choque é o que mais gera demanda, especialmente por conta dos problemas das ruas, calçadas e entradas de garagens. Ou ainda, por falta de cuidado dos motoristas.

5. Manutenção da embreagem

Apesar da crescente busca e do investimento cada vez maior por carros automáticos, ainda há muitos veículos no Brasil com câmbio manual. E como parte do processo para dirigir esse tipo de veículo, é necessário utilizar a embreagem continuamente.

Sendo assim, por ser um item que está sempre em uso (e nem sempre em bom uso, vale ressaltar), é normal que muitos motoristas procurem o serviço de uma oficina mecânica para realizar a manutenção da embreagem, principalmente quando ela está travada ou:

  • trepidando;
  • “patinando”;
  • emitindo ruídos;
  • com o pedal duro.

Portanto, a manutenção da embreagem é mais um reparo automotivo que costuma ter bastante demanda em oficinas mecânicas no Brasil.

6. Revisão dos componentes do freio

Assim como a embreagem, componentes do freio (pastilhas, discos, tambor etc.) são exigidos constantemente — ainda mais em regiões metropolitanas, onde costuma haver bastante trânsito.

Como consequência, é natural que tais itens, devido ao uso frequente, se desgastem ou apresentem algum tipo de problema. 

Por isso, é comum que em oficinas mecânicas haja muitos motoristas em busca de reparos nesses componentes.

E essa busca, claro, é de suma importância e necessária, afinal, o bom funcionamento do freio em um veículo é fundamental. 

Caso esse item esteja com problema, pode ser um grande risco para a sua segurança e de terceiros, como outros motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

O recomendado é fazer uma inspeção destes componentes a cada 10 mil km, ou se houver qualquer barulho ou comportamento estranho na hora de frear.

7. Reparo/troca de pneus, rodas e afins

Trocando o pneu do carro

Como sabemos, as ruas, estradas e rodovias do nosso país não têm as melhores condições do mundo. E isso, de uma forma ou de outra, acaba afetando pneus, rodas e afins. 

Porém, tais componentes são essenciais para que um automóvel possa se locomover. Logo, quando um problema acontece com eles, não dá para ignorar. Algo precisa ser feito o quanto antes.

Por isso, o reparo/troca de pneus, rodas e afins também costuma ser bastante frequente em oficinas mecânicas brasileiras.

Veja também: pneu frisado/riscado: o que é e quais os perigos.

Outros serviços automotivos que possuem bastante demanda

Além desses sete reparos automotivos, existem alguns outros serviços que também possuem bastante demanda em oficinas no Brasil. São eles:

  • troca de óleo;
  • alinhamento e balanceamento;
  • checagem do nível de água no radiador e do sistema de arrefecimento;
  • troca de lâmpadas;
  • troca de filtros;
  • serviços de suspensão e amortecedores.

E então, você já imaginava que esses seriam os sete reparos automotivos mais procurados pelos motoristas brasileiros? Algum deles o surpreendeu? Além disso, você já precisou de algum deles em seu veículo? Comente abaixo!
Como você pode ver, em geral, os reparos automotivos mais procurados pelos motoristas são relacionados a segurança e a parte estética do veículo.

Deixe um comentário